quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DIÁRIO DE IVAN NOS EUA – II PARTE


CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL AMERICANO.



Nas visitas as escolas e nas palestras e reuniões que participei até então, observei  vários aspectos que me chamaram atenção, como a capacidade das escolas de trabalhar com alunos de diversas partes do mundo e o grande envolvimento da Associação dos Pais e Mestres. Toda a escola tem uma equipe de professores habilitada para atuar com treinamento de docentes, atendimento à comunidade, trabalhos voltados para o incentivo à leitura e atendimento aos portadores de necessidades especiais. Também observei a preocupação das escolas em formar os alunos para o mundo de trabalho, fazendo com que sejam capazes de desenvolver suas habilidades com compromisso e segurança, por meio de uma aprendizagem contextualizada, relacionando a realidade dos alunos com o novo conhecimento.

A educação nos EUA não possui uma lei única que a regulamente, como no Brasil, mas o Governo Federal promove a educação igualitária para todos, por meio de programas que visam à melhoria da educação para atingir, principalmente, as minorias.

Cada estado estabelece suas próprias leis para a educação, e padrões para alunos e professores, assim como acompanham o desempenho das escolas. Caso uma escola não apresente o padrão mínimo desejado, o Estado providencia a ajuda necessária. Se, ainda assim, não houver resultado, a escola pode fechar.

Ainda na apresentação do sistema educacional americano, destacam-se: O desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, a prioridade na aprendizagem, a identificação funcional, a responsabilidade social, a avaliação institucional; o ensino contextualizado; a descentralização curricular; o empenho e dedicação profissional; a educação como prioridade nacional; o suporte humano e pedagógico; a valorização de parcerias; a gestão participativa; o envolvimento da família; o verdadeiro papel do diretor como líder, a preocupação com o ingresso do aluno para a universidade; e elaboração de portifólio do aluno.

Ter a oportunidade de conhecer o sistema de educação praticada nos Estados Unidos e poder comparar com o sistema de educação no Brasil foi muito importante. Acredito que com essa experiência passo a ter uma nova visão crítica da nossa realidade, acreditar mais em nós mesmos, pois esta experiência me leva a refletir sobra a importância de práticas como: reavaliação, reflexão, mudança de atitudes e até mesmo de concepção, avanço nas propostas, ações e perspectivas promovendo uma contínua melhoria do meu trabalho.