segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

SEMIFINAL E FINAL DA OLP: RETALHOS DE UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA E EXPERIÊNCIA ÍMPAR


Semifinal: momento de aprendizagem, interação e intercâmbio cultural


Este ano foi ano de Olimpíada de Língua Portuguesa.   A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A OLP acontece de dois em dois anos e tem como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Escola Tomé Francisco concorreu em 04 categorias: Artigo de Opinião, Crônica, Memórias  Literárias e Documentário. Todos os textos selecionados passaram para a etapa municipal com sucesso, sendo o Artigo de Opinião do aluno do 3º Médio, Gabriel  Marques selecionado para a SEMIFINAL e para a FINAL da OLP, conquistando medalha de BRONZE e PRATA, juntamente com sua professora de Língua Portuguesa, Jaciara Pedro dos Santos.
A oficina regional aconteceu na cidade de São Paulo, o aluno Gabriel participou acompanhado pela professora CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA, pois a profª. Jaciara, por motivos burocráticos, não pode viajar no momento. Lá, participaram de oficinas de leitura e escrita, debates, palestras e passeio turístico e foram premiados com Medalha de Bronze e  Prata e selecionados para a final.






FINAL: glamour, expectativa e descontração

A FINAL aconteceu também em São Paulo, com diversas atividades culturais, desta vez com a presença da Professora premiada, Jaciara Pedro.     

“A experiência de participar da final da Olimpíada de Língua Portuguesa é fascinante, pois tive a oportunidade de compartilhar vivência com pessoas de outras regiões do país, o contato com a cultura através do teatro, a visita à Central do Banco do Brasil no centro de São Paulo, visita ao Museu da Língua Portuguesa, mesmo ainda em obras, deu para sentir que o ambiente exalta leitura e a cultura e a cultura, mas o que realmente impressionou foi o local da realização da final: Sala São Paulo com a imponência arquitetônica do século XIX. Estar naquele lugar é maravilhoso. O momento mais emocionante foi o da entrega de medalhas, gera um suspense e um aperto no coração. Também assistimos a um show com o cantor e compositor Lenine e artistas de São Paulo. Conhecemos a escritora Conceição Evaristo, através de uma breve palestra. A final da OLP resume-se em uma só ÚNICA: MARAVILHOSA!”, comentou a professora Jaciara Santos. 

Segundo o aluno José Gabriel Marques, “é difícil resumir as vastas experiências vividas na  OLP.  Conheci diversas culturas, visões sobre o mundo e todos, as quais muito contribuíram à minha bagagem socioeducativa. Foram momentos inesquecíveis.”








quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

ALUNOS E PROFESSORAS ORIENTADORAS PARTICIPAM DE MOSTRA CIENTÍFICA TCF PROMOVIDA PELA GRE




     Nesta segunda-feira (09/12), as professoras Ana Paula Fernandes e Rosineide Alves de Almeida Oliveira participaram com um grupo de alunos do 9º ano da MOSTRA CIENTÍFICA DO TCF (Trabalho de Conclusão de Curso do Ensino Fundamental). 

   Com a temática: IMPACTOS PSICOLÓGICOS DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, o aluno Alexandre Torres e as alunas Bianca Evelly da Silva, Camila Antônia Pereira de Souza, Camille Galdino Carlos, Salete Vitória Alves e Samily Evillyn Marques fizeram uma exposição oral sobre uma pesquisa bibliográfica e exploratória realizada pela equipe, sob a orientação das referidas professoras.



A Mostra Científica foi promovida pela GRE do Sertão do Alto Pajeú, e aconteceu no auditório da UNIP. A Gestora Miriam abriu o seminário, acolhendo os participantes com entusiasmo e alegria. O evento muito bem organizado, teve a participação das escolas regulares, da EJA e das Escolas do Campo. Temáticas como Violência contra a mulher, Aquecimento global, Reencarnação, Energia Solar, Resgate da história da comunidade quilombola, do município de Carnaíba, entre outras, foram socializadas por alunos das escolas participantes.

Nossos parabéns, à equipe da GRE pela organização do evento, acolhimento das equipes, carisma e competência. Foi realmente um seminário de iniciação científica bastante enriquecedor que proporcionou o intercâmbio entre alunos e professores da regional.
    A temática apresentada pelo grupo da Tomé teve um papel relevante, pois chamou a atenção para os impactos psicológicos advindos do diagnóstico de Câncer tanto para o paciente, como para as famílias. Com embasamento em pesquisas científicas e experiências de pessoas que enfrentaram ou ainda enfrentam luta contra os diversos tipos de Câncer que afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, o grupo conseguiu despertar o interesse do público presente no seminário.


O TCF tem contribuído para a ampliação da visão do que seja um verdadeiro trabalho, instigando a curiosidade e a necessidade de se preparem para um futuro acadêmico que exigirá as competências adquiridas com este trabalho.

PARABÉNS, ALUNOS! Vocês fizeram a diferença com compromisso, dedicação  e busca constante do saber. Em todas as etapas da pesquisa se envolveram com protagonismo e eficiência. O papel do orientador no TCF merece ser destacado, não apenas do grupo que foi selecionado para a Mostra Ceientífica, mas dos 80 alunos e professores que foram autores dos 15 projetos desenvolvidos na escola.
Merecem destaque o apoio incondicional da Coordenadora do TCF, Josilene Quidute e do Gestor Ivan Nunes, assim como de todos os profissionais da escola que contribuíram para  execução de mais uma ação exitosa da nossa escola.



PREMIAÇÃO ESTADUAL IV TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS







Na manhã do dia 09 de dezembro duas equipes estiveram em Olinda no Museu do Espaço Ciência para participarem da cerimônia de premiação. Alunos do 8º ano e do 1º ano do Novo Ensino Médio, acompanhados de suas professoras orientadoras Cassandra Lopes e Danúbia Rêgo e a coordenadora pedagógica Maria do Bom Conselho Fernandes, viajaram aproximadamente 420 km para receberem medalhas e troféus pela classificação na disputa.
A equipe do 8º ano ficou em 3º lugar no Sertão e o 1º ano- Novo Ensino Médio em 2º lugar geral no estado e 2º lugar no Sertão.
                Após a cerimônia, alunos e professores participaram de tour ecológico nas dependências do museu.
                Os alunos foram recebidos de forma calorosa pela equipe gestora que providenciou também uma premiação em nível escolar objetivando tanto a socialização quanto a  motivação para outros professores e alunos a participarem edições vindouras.
                Veja os depoimentos dos alunos sobre a importância do TVC e da classificação.
 
"Foi uma experiência indescritível conhecer o Espaço Ciência, é um lugar mágico. Em relação ao Torneio, é uma competição maravilhosa que aguça a nossa curiosidade e nos dá oportunidade de superação a cada desafio. Agradeço a Escola Tomé Francisco em especial professora Danúbia pelo apoio". (Gabriel Simão - aluno do 1D)

"Participar do Torneio Virtual de Ciências foi uma oportunidade maravilhosa os desafios, os trabalhos em equipe, a vontade de melhorar a cada atividade proposta foi algo enriquecedor para nós alunos. A viagem para a premiação e o passeio pelo Museu do Espaço Ciência foi fantástica. Provamos de tudo um pouco: Química, Física, Biologia, Astronomia, Geografia. Ano que vem quero repetir esse sonho". (Carla Laís - aluna do 1ºD)
 
"Participar do TVC foi uma experiência espetacular. Aprendi muito a trabalhar em equipe e a buscar formas de explicar alguns fenômenos. E a premiação? Nem se fala, eu fiquei fascinada com o museu do Espaço Ciência e o passeio no Shopping Rio Mar".
(Thayssa Larielly-aluna do 8º B).









sexta-feira, 29 de novembro de 2019

II SEMINÁRIO ELETIVAS E PROJETO DE VIDA: PROTAGONISMO, DIVERSÃO E APRENDIZAGEM

Aconteceu na segunda-feira (25/11), o II SEMINÁRIO DE ELETIVAS DA TOMÉ, no qual os alunos do 1º ano do Ensino Médio, com seus respectivos professores e coordenação pedagógica, socializaram os temas vivenciados ao longo do semestre durante as aulas.
 Foram apresentadas: coreografias, exposição oral, recitação de poemas, apresentação teatral, a Banda “Sementes do Amanhã”, formada pelas alunas e alunos do 1º A e D, e a banda “Jovens Talentos”, com alunos e alunas do 1º A e B, criada a partir da oficina “Eu e meus talentos no Palco da Vida”, da Disciplina Projeto de Vida.
Ainda da disciplina Projeto de Vida foram apresentadas: a recitação do poema “Projeto de Vida”, pelas alunas Sara Joyce e Ana Carolina Freitas, a apresentação cultural “Nos passos dos ritmos nordestinos” e uma apresentação de balé pela aluna Áldiva, do 1º ano D. A disciplina Projeto de Vida faz parte do currículo do Novo ensino Médio e é ministrada pelas professoras Danúbia Rêgo e Adriana Medeiros.
A eletiva de “Literatura- Onde os Sonhos se Tornam Realidade”, levou ao público uma apresentação sobre as Músicas de Protesto, resultado da oficina “A Literatura em sintonia com a música”, uma mistura de recital e musical. Esta disciplina é ministrada pela professora Jaciara Santos.
Disciplina ministrada pelo professor José neto, a eletiva “Experts em Mídias Digitais” apresentou uma exposição oral sobre as aprendizagens adquiridas, como a utilização de ferramentas do Microsoft Office, finalizando com uma coreografia.  
A eletiva de Arte, ministrada pela professora Kássia Shizzane  apresentou uma coreografia teatral, enfatizando a obra do escritor Ariano Suassuna e a Arte Armorial.
A eletiva de Saúde apresentou uma coreografia e um monólogo, destacando a importância da qualidade de vida para o aumento da expectativa de vida da população e o bem estar do ser humano.
Para a vivência das oficinas e a realização do seminário foi relevante o papel das coordenadoras Bom Conselho Fernandes (Projeto de Vida e Eletiva de Saúde); Josineide Quidute (Eletivas de Arte e Mídias Digitais); Rosineide Alves (Eletiva de Literatura), assim como o apoio dos gestor Ivan Nunes e Gestora Adjunta Josilene Quidute, da equipe da Biblioteca, Secretaria e todos os funcionários da escola.
O sucesso do II Seminário Eletivas e Projeto de Vida é fruto de uma sintonia entre protagonismo juvenil, diversão e aprendizagem, contribuindo para a elevação da autoestima de alunos e professores, para aprendizagens significativas e permanência do aluno na escola.