quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO OFERTA A MELHOR EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO


O anúncio de primeiro lugar da Escola Tomé Francisco da Silva, no Ensino Fundamental, aconteceu na cerimônia de premiação no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, na manhã de quarta-feira, 07 de agosto. O gestor Ivan José Nunes recebeu das mãos do governador Paulo Câmara, o certificado de premiação como destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE).
A instituição já havia sido destaque nos anos anteriores, conquistando sempre o pódio, entre as 10 melhores escolas, em todas as edições dessa premiação. Ivan Nunes, gestor da Escola diz que “Não vencemos por um fator isolado, é um conjunto de práticas realizadas pela escola que nos trouxe até aqui. Alguns destes fatores são a participação ativa dos pais na vida escolar dos estudantes e a valorização da equipe pedagógica, que tem um trabalho bastante eficaz”, explicou. “Há 20 anos estou como gestor da unidade, e há 12 anos a escola vem sendo premiada no IDEPE. É algo que nos traz imensa alegria e confirma que os projetos pedagógicos são eficientes e cumprem seu papel”, concluiu. 
Em 2019, a escola conquistou as melhores notas no Ensino Fundamental – anos iniciais – 8.9. E Ensino Fundamental – anos finais – 7.2, atingindo 100% da meta.


ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE PRÊMIO IDEPE PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Na manhã de quarta-feira 07 de agosto, o gestor Ivan José Nunes Francisco participou da premiação dos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A solenidade é um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais. 
Em 2019, a Escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez superou a média nacional, demonstrando crescimento em comparação aos anos anteriores nas três modalidades de ensino: Ensino Fundamental – anos iniciais – com nota 8.9. Ensino Fundamental – anos finais – nota 7.2. E Ensino Médio, nota 6.5.
Para a equipe gestora da instituição o prêmio é o reconhecimento do trabalho de todos os profissionais da instituição, com destaque merecido para os professores de Língua portuguesa e matemática que trabalham com as competências e habilidades nas turmas avaliadas. “Todos estamos muito felizes com o desempenho da nossa escola que ao longo dos anos tem sido destaque em muitas avaliações externas, comprovando a seriedade do trabalho da equipe”, disse Josilene, gestora adjunta.
Além de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de educação, os resultados do IDEPE são usados para premiar aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Ao longo da história dessa premiação, a escola Tomé Francisco da Silva, cumpriu suas metas em todas as edições. Parabéns!


 

terça-feira, 13 de agosto de 2019

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO OFERTA REFORÇO PARA 56 ALUNOS QUE PASSARAM PARA II FASE DA OBMEP 2019.


SOMANDO NOVOS TALENTOS PARA O BRASIL.

                 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A primeira fase classificou 5% dos alunos inscritos, totalizando 56 alunos distribuídos nos três níveis. No nível I, 13 alunos do 6º e 7º ano participam do reforço com a professora Josefa aparecida. No nível II, 12 alunos do 8º e 9º ano intensificam o estudo com a professora Iranete Andrade e o Nível III, estudantes do Ensino Médio, 31 alunos estudam no contraturno com o professor José Neto dos Santos.
            Os vencedores da I fase ganharão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em um reforço ofertado pelo gestor Ivan, no contraturno. A II fase acontecerá no dia 28 de setembro, sábado, no horário de 14h30min na Escola Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba. O objetivo das aulas de reforço é intensificar o estudo individual dos alunos e ajudá-los na resolução de questões sugeridas pela própria OBMEP. A Escola Tomé Francisco registra uma história de sucesso na OBMEP.



DIA D CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE: EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS


            A Secretaria de Educação de Pernambuco lançou a campanha do DIA D CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE, onde cada estudante do Ensino Fundamental recebeu o gibi: Um pequeno, grande vilão. Os professores conduziram a leitura em sala de aula sobre os perigos da dengue e a importância do combate aos focos de proliferação do mosquito.
            O trabalho de conscientização foi trabalhado nas turmas do 6º Ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, com confecção de cartazes, folders e murais informativos. Os trabalhos produzidos pelos estudantes foram utilizados numa exposição no pátio interno da instituição.


REUNIÃO DE PAIS APÓS O CONSELHO DE CLASSE


Na escola Tomé Francisco da Silva, o planejamento da reunião de pais começou em paralelo ao encontro pedagógico de análise dos resultados com os professores. O objetivo maior é garantir a aprendizagem dos estudantes e compartilhar pontos de dificuldades, possíveis caminhos para resolver os problemas, ações pensadas pela escola, e como a família pode colaborar. Essa conversa ocorreu mediante a entrega do boletim individual de cada estudante. Além da apresentação do desenvolvimento pedagógico do bimestre aos familiares, houve a realização do Plantão pedagógico, em que equipe gestora, pedagógica e professores, ficaram à disposição para responder dúvidas e um atendimento individualizado com os pais. Esse momento garante uma conversa mais direta em que se discute o caso de cada um e também proporciona a possibilidade de firmar parceria e divisão de responsabilidades com a família.
A reunião foi dividida em dois dias – Terça-feira – Uma tarde com a família do 9º ao Ensino Médio e na manhã de quinta-feira (08) foi a vez dos familiares do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Durante a reunião houve a assinatura da renovação da matrícula. A equipe comemora o grande índice de participação da família na escola que chegou a 98% de frequência.




ENCONTRO PEDAGÓGICO: HORA DE AVALIAR O I SEMESTRE


Na manhã de terça-feira (06) a equipe gestora, as analistas educacionais, as coordenadoras pedagógicas e os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram de um encontro pedagógico para analisarem o que já foi feito no I Semestre e estabelecer planos para reverter desempenho baixo nos próximos bimestres. O principal ponto observado diz respeito ao desempenho dos alunos. No III bimestre é preciso priorizar os estudantes abaixo da média e estabelecer planos de ação para apoiar esses alunos.
Durante o encontro, uma estratégia utilizada foi a divisão de grupos de professores para cada integrante da equipe pedagógica para discutir sobre o processo de avaliação e do ensino em sala de aula e rever posturas para progredir o processo de aprendizagem dos estudantes. Cada professor recebeu sua devolutiva, contendo o resultado do I e II bimestre e o consolidado do I Semestre letivo de 2019.
Na ocasião os gestores, coordenadores pedagógicos e professores ainda conversaram sobre os encaminhamentos para a reunião de pais, e algumas ações previstas para esse bimestre, como a comemoração do dia do estudante.
Para a gestora adjunta Josilene Quidute, “A escola que só reprova, encontra dificuldades em ensinar”. Na escola Tomé Francisco da Silva a equipe aprendeu a  respeitar as dificuldades do aluno para ter esse olhar diferente, de buscar formas de aprendizagem na hora de fazer a avaliação.





quarta-feira, 7 de agosto de 2019

AULÕES “ALUNOS DA TOMÉ RUMO AO SAEPE, SAEB, SSA e ENEM


         Aconteceu um aulão, no último sábado (03/08), envolvendo as turmas dos 1º anos do Ensino Médio, dos 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio, perfazendo um total de 9 turmas e mais de trezentos alunos. O aulão foi promovido pela própria escola, em um trabalho coletivo como os professores de Linguagens e Códigos, de Humanas e de Ciências e suas Tecnologias.  Graças ao compromisso de todos os envolvidos, da gestão, da coordenação pedagógica e do corpo docente a ação foi muito bem sucedida.
Em Língua Portuguesa, no 9º ano foram trabalhadas atividades ao descritor do SAEPE (D17), relativo às locuções lógico-discursivas dos textos, que envolvem advérbios, preposições e conjunções. Com o apoio de material tecnológico e de simulados com questões do SAEPE e ENEM, os alunos tiraram dúvidas, exercitaram e leram bastante. Já em Matemática, o conteúdo Conjunto dos Números Reais foi bastante exercitado com o uso de situações-problema, de forma dinâmica, com a participação efetiva de todos os alunos.
No 3º ano do Ensino Médio, em Língua Portuguesa, a proposta de trabalho contemplou o descritor 26, que dispõe sobre as variantes linguísticas como fator de identificação do locutor e interlocutor dos textos.  Em matemática, os professores esclareceram dúvidas sobre o conteúdo: Função Exponencial.
As turmas do 1º ano do Ensino Médio tiveram aulas de História e de Biologia em preparação para o SSA (Sistema Seriado de Avaliação) da UPE (Universidade de Pernambuco). O aulão atendeu a vários conteúdos do SSA, através da análise de questões de provas anteriores das referidas disciplinas.
Em todas as turmas também foram realizadas dinâmicas de motivação, com o objetivo de elevar a autoestima dos alunos e motivá-los para as avaliações externas.
Para atender a logística do aulão, a gestão escolar organizou um delicioso lanche e garantiu o funcionamento normal da escola em todos os setores da unidade.
Parabéns aos gestores, coordenadoras e professores e a todos que contribuíram para a realização de mais uma ação da escola em busca do cumprimento de suas metas educacionais. Aos alunos, parabenizamos pelo esforço e compromisso e pela excelente frequência.







PROGRAMA GANHE O MUNDO INICIA SELEÇÃO PARA CURSO DE IDIOMAS


Interessados têm até dia 25 para realizar processo de inscrição



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), abre processo seletivo para preenchimento de 15 mil vagas para o curso de línguas. Serão selecionados 11.300 estudantes para língua inglesa, 3.600 para língua espanhola e 100 para língua alemã. Podem participar estudantes que estejam matriculados no primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual. As inscrições vão até o dia 25 de agosto e o resultado será divulgado no dia 16 de setembro. 
É pré-requisito ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos sem arredondamento, média bruta, no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de português e matemática, nos dois primeiros bimestres do ensino médio em 2019, após todas as avaliações, conforme edital do processo seletivo.
As inscrições podem ser realizadas através deste link, com exceção dos alunos do Colégio CPM de Petrolina, escolas indígenas e língua alemã, que deverão fazer a inscrição manual (anexo III) através do e-mail ganheomundocursos@educacao.pe.gov.br e enviar até o dia 25/08. Para concluir a inscrição manual é necessário anexar a ficha de inscrição e o boletim escolar com as notas dos dois primeiros bimestres (português e matemática) do ano letivo 2019. No link acima também estão todos os documentos necessários durante o processo de inscrição. 

Para mais informações busque o call center do PGM: 0800 286 0086.

Fonte:http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=5035#!prettyPhoto[artigo5035]/0/

PROFESSORES E ESTUDANTES DA TOMÉ PARTICIPAM DA ESCUTA NOVO ENSINO MÉDIO


No período de 24 de julho a 09 de agosto, a Secretaria de Educação de Pernambuco realiza a escuta de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio, como parte das ações que envolvem o processo de implementação do novo ensino médio. Nessa perspectiva, foram encaminhados dois links referentes formulários de escuta. Os estudantes e professores da Escola Tomé Francisco responderam os formulários com suas considerações sobre o redesenho dessa modalidade de ensino que envolve currículo, itinerários formativos, carga horária e avaliação da aprendizagem. A escuta é extremamente importante no processo de tomada de decisão que envolve os aspectos a serem considerados no novo ensino médio em Pernambuco. Além disso, a garantia da participação dos estudantes e professores no processo de reforma do ensino médio.

GESTÃO, ANALISTAS E COORDENAÇÃO EM SINTONIA.


  Na Escola Tomé Francisco da Silva, a equipe gestora, as analistas educacionais e as coordenadoras pedagógicas têm na agenda uma reunião de estudo e discussão de pauta coletiva. Tudo com o mesmo foco: garantir a aprendizagem dos alunos.
         No dia 31 de julho, horário integral, a equipe realizou uma reunião de alinhamento das ações e troca de informações sobre trabalhos específicos. Para que o relacionamento seja harmônico, vários objetivos foram elencados, como: Refletir sobre práticas de participação e comunicação, investindo na construção de um clima organizacional favorável e comprometido com a educação; Desenvolver estratégias para que os processos de decisão assegurem que a gestão escolar aconteça a partir da visão e de objetivos definidos no Projeto Político Pedagógico da instituição; Criar momentos de feedback com todos os integrantes da equipe para uma análise da prática e devolutiva do desempenho; Analisar os resultados das avaliações internas e dos indicadores educacionais, identificando os pontos críticos para elaborar plano de ação em busca de soluções para melhoria dos resultados; Apresentar a AGENDA DE AÇÕES do III Bimestre e definir prazos e responsável, visando potencializar o trabalho e melhorar o ensino e a aprendizagem.
       A reunião foi conduzida pelos gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute. A acolhida foi com a música “A LISTA – OSWALDO MONTENEGRO”. A letra trouxe inspiração para avaliar o plano de ação do I SEMESTRE, as metas que porventura a equipe fez e perceber o que efetivamente pode e vai ser realizado em função do tempo que ainda temos. E, quem sabe, até mesmo concluir que determinados itens destas listas já não têm sentido hoje, enquanto outras necessidades surgem em função das mudanças no curso da nossa história.
                Em seguida, houve a discussão de um vídeo “Construindo equipes” e a identificação das habilidades necessárias para que o trabalho aconteça de forma eficiente. Um momento importante foi o do Feedback, onde todos fizeram uma análise da prática e devolutiva do desempenho. Esse momento não pode se restringir ao corpo docente porque, independe da função que cada um assume, todos na escola têm papéis fundamentais e de contribuição significativa para o sucesso da instituição.
                Na parte da tarde, a equipe fez a análise dos dados do I Semestre, a devolutiva dos professores para identificar os pontos críticos e listar as ações presentes no plano de ação, Quando e como vão ser feitas as intervenções necessárias. Para finalizar, a atividade foi a construção coletiva da pauta de algumas ações: reunião de professores, reunião de pais e mestres e comemoração do dia do estudante. Participaram do encontro Ivan Nunes, Josilene Quidute, Diego Kennedy, Cláudia Sandocléia, Jakeline Fernandes, Maria do Bom Conselho Fernandes, Josineide Quidute e Rosineide Oliveira.