sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016 acontece na Escola Tomé Francisco nos dias 24 e 25 de novembro

Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Avaliação Nacional de Educação (ANA) deste ano aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva os dias 24 e 25 de novembro. Os 35 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, professora Adriana Medeiros participaram da avaliação que foi aplicada pela funcionária da GRE (Gerência Regional de Educação) Daniela Araújo.
A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos, e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e Matemática. O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024






9º ANO ENCERRA A JORNADA AMPLIADA COM AULÃO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

Desde o mês de março, os alunos do 9º ano da Escola Tomé Francisco iniciaram a preparação para o SAEPE – avaliação externa que avalia como está a educação no estado de Pernambuco, e em que nível os alunos estão saindo do Ensino Fundamental.

Na manhã desta sexta-feira, um aulão ministrado pelas professoras Josefa Aparecida, Iranete Andrade e Jaciara Santos encerrou o ciclo de aprendizagens da jornada ampliada, projeto no qual os concluintes do Ensino fundamental e Médio assistem aulas extras e realizam atividades complementares das disciplinas avaliadas no contraturno.
Em Língua Portuguesa, a professora utilizou como recurso, músicas de cantores apreciados pelos alunos como Tiago Iorc e Mc Gui, utilizando-se das letras para analisar a TESE e os ARGUMENTOS (descritor 19   da matriz do SAEPE).
Em Matemática, os alunos fizeram atividades diversificadas sobre o conteúdo curricular: função do 1º e do 2º grau.
Para encerrar a manhã, um delicioso almoço foi servido aos alunos para repor as energias e continuar na escola para o turno regular de aulas.
Os alunos do 9º ano estão de PARABÉNS PELO EMPENHO NA JORNADA AMPLIADA, assim como as professoras Iranete e Jaciara, que os acompanharam durante o ano, além da professora de Matemática da turma, Edinete Cipriano.
 Também vão os PARABÉNS para a equipe gestora, a coordenação pedagógica, os funcionários da secretaria, as analistas de gestão e os funcionários da cozinha e da limpeza que durante todo o ano coordenaram ou apoiaram todas as ações de melhoria da aprendizagem na escola.




Intercâmbio Cultural: alunos do 4º ano conhecem um pouco da cultura do Canadá e Nova Zelândia.

   Na sexta-feira, 25 de novembro, das 10 às 12 horas, os intercambistas apresentaram suas experiências dos países no qual fizeram intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo para os 78 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco. Eles falaram das suas experiências no Canadá e Nova Zelândia abordando as condições políticas, geográficas e culturais que possibilitaram a eles a sensação de ser parte de um grupo que tem hábitos, costumes e práticas culturais diferentes da cultura brasileira.
            Um ponto bastante discutido foi à questão da cidadania, do respeito ao outro e ao meio ambiente, enfatizando a questão do lixo. A conversa foi bastante animada, pois também incluiu apresentação cultural e a resposta de várias curiosidades das crianças e gostaram de conhecer um pouco de outro país, de outra identidade cultural, comparando com os costumes do próprio país de origem.





quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PENÚLTIMA CLASSIFICAÇÃO DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2016

           Falta pouco para o resultado final do Clubinho da Matemática 2016. No total foram realizadas 17 atividades e faltam apenas 03. A premiação será no dia 15 de dezembro. Confira como está a classificação:

ALUNO (A)
PONTOS
GIOVANNA GOMES FERNANDES
1650
MARIA BIANCA DE SOUSA
1614
WILLIAM LOPES DE SOUSA
1611
ANA CAROLINA CARLOS
1586
JOSÉ NÍCKOLAS DE OLIVEIRA
1578
FRANCISCO RICARDO NUNES
1560
ANDRÉ MATOS TEIXEIRA
1555
MATHEUS ERNESTO DE SOUSA
1549
MARIA CLARA BARBOSA
1542
NICOLE BEZERRA
1536
PEDRO HENRIQUE DE SOUSA
1530
JOÃO NELMO BERNARDINO
1526
MARIA LUIZA DO NASCIMENTO
1526
BRUNNO RAONE PEREIRA
1513
ANA TEREZA GOMES
1508
ADEMIR RAFAEL CORDEIRO
1496
LAYLA RUANNE DE LIMA
1492
MARIANA DE AMORIM
1489
KAUÊ RODRIGUES
1471
KAROL APARECIDA RAIANY
1470
STHEFANNY DE CARVALHO
1427
MURILO JOSÉ FREITAS
1414
GLEYCE ELLEN TORRES
1407
WEMILLY MARIA ROCHA
1404
SUÈLEN VITÓRIA PEREIRA
1404
ENZO ROGAL FLORENTINO
1401
ÍTALO SOARES DE MEDEIROS
1393
MARIA CLARA MARQUES
1391
HARLEN FERNANDES
1384
MARIA EDUARDA LEITE
1360
MARIA ESTER TIMÓTEO
1356
MYCAEL MALAQUIAS CAMPOS
1342
SARAH CAMILLE SABINO
1320
RENATO MONTENEGRO
1313
JOSÉ ALYSSON MARIANO
1304
LUCAS RODRIGUES MARQUES
1294
NÍCOLAS RYAN FERREIRA
1289
JOÃO PEDRO MEDEIROS
1242
PEDRO ARTHUR GOMES
1127

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Para erradicar a repetência é preciso ações didático-pedagógicas cujo foco incide sobre a aprendizagem.

Com esse pensamento a professora Iranete realizou com aos alunos do 7º ano A e 7º ano B uma tarde de uma Oficina de Matemática sobre Equação com oferta de atividades complementares, num processo dinâmico e compartilhado, contando com a ajuda dos estudantes da própria sala que apresentam domínio do conteúdo em questão, para esclarecimento de dúvidas e atenção especial aos estudantes com dificuldade.




Na contramão da reprovação: sistemática de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica.

A escola assume o compromisso de elevar sempre as suas metas, por isso elabora e vivencia plano de intervenção pedagógica para melhorar o desempenho de todos os seus alunos. Com a planilha Macro nas mãos, a equipe gestora, analistas educacionais e as coordenadoras iniciaram uma série de ações a serem vivenciadas nesse IV Bimestre, visando potencializar o ensino e a aprendizagem de olho no controle do fluxo escolar, sempre com o objetivo analisar os resultados e transformá-los em ações com vistas à progressão com qualidade dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O foco é identificar turmas, disciplinas e alunos abaixo da média para planejar formas de intervenções pedagógicas. A partir do monitoramento, o grupo está executando as seguintes ações: reunião especifica com professores, pais e alunos, além de um cronograma de reforço com os próprios professores das turmas e outro com a equipe do Reforço Amigo.




IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COM RECURSOS DIVERSIFICADOS.

            A matemática faz parte da vida real das crianças, como instrumentos que lhes permite um melhor desenvolvimento no seu meio, por outro lado, na legislação educativa a matemática possui um currículo organizado em competências, isso justifica o trabalho da Escola Tomé Francisco em realizar o IV PLANTÃO DA MATEMÁTICA, nesta terça-feira, 22 de novembro, proporcionando aos 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental potenciar seu aprendizado das competências da Matriz de Referência do SAEPE.
              O IV PLANTÃO DE MATEMÁTICA contou com a participação de uma grande equipe: equipe gestora e funcionários de apoio, alunos do Reforço Amigo, todos os professores de matemática da escola, professores do Ensino Fundamental I, a professora Mônica Fernandes ( atual) e o trabalho voluntário da professora Ângela Oliveira.
              As atividades foram diversificadas: acolhimento com dança e relaxamento, lanche, provão com 40 questões envolvendo todos os descritores, mesa de plantão para atendimento dos alunos pelos professores de matemática, e as barraquinhas para os estudantes gastarem o dinheiro que ganharam ao realizarem todas as atividades, de acordo com o desempenho individual.

              Para Josilene Quidute, coordenadora da ação, esse é um exemplo do trabalho em equipe, pois todos se envolvem com orgulho de promover aprendizagem significativa “O brilho no olhar das crianças não tem preço”, disse ela ao se referir à aceitação e participação dos estudantes.














sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Ivan recebe premiação na II Mostra Estadual de Boas Práticas



           Com o objetivo de identificar, socializar e reconhecer boas práticas em gestão, incentivar seu aprimoramento e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), em parceria com o Grupo Neoenergia, realizou, nesta quinta-feira (17), a segunda edição da II Mostra de Boas Práticas do Pacto pela Educação. Na ocasião, foram apresentados 48 trabalhos de escolas ligadas às 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).
O gestor Ivan Nunes, recebeu a premiação pela conquista do 1º lugar na GRE do Sertão do Alto Pajeú. O processo de seleção das escolas se deu através dos indicadores apresentado no sistema PDDI Interativo. O dossiê da Escola Tomé Francisco, na dimensão “Indicadores e Taxas”, trabalhou com conjuntos de ações de monitoramento e fortalecimento do ensino aprendizagem, envolvendo projetos interdisciplinares, aulas de reforço, simulados, plantão pedagógicos, reuniões com familiares, projeto Reforço amigo, seminário motivacional, preparação para as avaliações externas dentre outras.
        Foram escolhidos três projetos de GRE do Sertão do alto Pajeú para mostrar, através de apresentação oral, o gestor Ivan apresentou o trabalho da escola para gestores das 16 GREs, estava presente também o secretário executivo de Gestão da Rede, João Charamba. 
A Escola Tomé Francisco foi premiada e recebeu placa de reconhecimento e certificados. Para Ivan, o maior prêmio é continuar a dar visibilidade às atividades desenvolvidas na escola, fortalecendo a qualidade da educação ofertada na instituição.






quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PROFESSORA E ALUNA DA TOMÉ EM OFICINA REGIONAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  
A professora Cristiane Patrícia de Lima e a aluna Anne Beatriz Ferreira, do 8º ano A, estão na cidade de Fortaleza, Ceará, participando da Oficina regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foram premiadas com Medalha de Bronze, por serem semifinalistas e estão concorrendo à final do concurso. 



    Durante três dias, professoras e aluna participam de oficinas de leitura e escrita, palestras, sarau, passeio cultural e recebem bônus para comprarem livros. O texto da aluna Anne Beatriz foi um dos escolhidos entre 50.000 textos escritos por alunos de quase 5.000 municípios do país. Os semifinalistas são 125 textos de Memórias Literárias, dos quais 38 irão para a final. 

      Beatriz escreveu as memórias de sua avó Maria do Carmo, popular Lilia, moradora do Distrito de Lagoa da Cruz, no qual a escola está situada. Com o sugestivo título: Das rodas de conversa: a comandita, um engenho e uma escola, o texto agradou os avaliadores das comissões escolar, municipal e estadual. Agora enfrentará a seleção regional, caso seja escolhido, aluna e professora participação da cerimônia da final da Olimpíada a ser realizada em Brasília no mês de dezembro.


    A OLP é mais que um concurso de redação, é um incentivo à formação de alunos-autores e professores orientadores. Ocorre em anos pares, nos anos ímpares são realizadas atividades de formação de professores à distância e presenciais e preparados materiais auxiliares que são enviados ás secretarias de educação e escolar para auxiliar na prática pedagógica.