quarta-feira, 24 de setembro de 2014

I DIA DO PALANQUINHO DE LEITURA


Na terça-feira, 23/09:

1º ano – professora Adriana.




2º ano A – professora Silene.





BIBLIOTECA PROMOVE O II PALANQUINHO DE LEITURA.


         Para os dias 23/24/25 de setembro, as bibliotecárias Ana Maria e Thamires Almeida, juntamente com o monitor do Mais Educação Danilo Maia, coordenados pela educadora de apoio Josilene Quidute, organizaram uma programação divertida para incentivar à leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
        Fantasia, músicas, livros e muita animação. Uma sala ornamentada para receber a criançada. O tema inicial escolhido para discussão foi Bullying.Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação. Trocando em miúdos: quem sofre com o bullying é aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado”, disse Danilo, explicando o tema. Vídeos, histórias, cartaz e textos também favoreceram a discussão.

        Na segunda parte, a leitura por prazer. As crianças fizeram a festa na cadeira do leitor, uma das atividades mais atrativa para os alunos. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SALA DE AULA: LUGAR ONDE A APRENDIZAGEM ACONTECE.

                                    Existem muitas formas possíveis de acompanhar o trabalho dos professores na escola, não é mesmo? A observação e o registro de algumas atividades são ações interessantes e reveladoras. As anotações feitas pelos coordenadores revelam as práticas de ensino dos docentes em um determinado tempo. E mais: são bons indícios de como andam as aprendizagens dos alunos, da estrutura das aulas e das sequências das práticas em sala de aula. Conheça o arquivo fotográfico de algumas dessas práticas.







sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Na Tomé, acontece a 2ª etapa de vacinação contra o HPV

          Na manhã de sexta-feira, 19 de setembro, técnicos e enfermeiros da secretaria municipal de saúde de Quixaba, compareceram a escola Tomé Francisco da Silva para aplicar a segunda dose da vacina – a primeira foi em Março – para as meninas de 11 a 13 anos de idade, conforme preconiza o Ministério. A vacina já está disponível em todas as unidades de saúde do município. O ciclo completo de vacinação encerra-se com a terceira dose da vacina, que deve ser ministrada após cinco anos da primeira dose. Foram vacinadas cerca de 30 adolescentes, estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva.


BIBLIOTECA ARIANO SUASSUNA APRESENTA A OBRA DO AUTOR PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ADRIANO FEITOSA – TAVARES/PB.

                   Na tarde da quinta-feira, 18 de setembro, as Bibliotecárias Ana Maria Bernardino e Thamires Almeida prepararam uma exposição sobre Ariano Suassuna para receber cerca de 30 estudantes do Ensino Médio da Escola Adriano Feitosa de Tavares- Paraíba. A iniciativa foi da professora Maria do socorro Barbosa, com o objetivo de apresentar aos seus alunos a Obra de Ariano Suassuna por meio do acervo da Biblioteca da Escola Tomé Francisco da Silva, que teve a honra de receber o renomado autor por duas vezes. Na ocasião, o gestor Ivan ainda compartilhou o DVD da última aula espetáculo que Ariano Suassuna proferiu na  Escola Tomé Francisco.

               Os visitantes agradeceram pela recepção, elogiaram a organização da escola, e socializaram o desejo de estabelecer parcerias em prol da aprendizagem significativa.







ESCOLA E FAMÍLIA: REUNIÃO PARA REFLETIR SOBRE O PAPEL DE CADA UM NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.

                                Conhecer as famílias e sempre manter um diálogo com os pais, apresentar o Projeto Político pedagógico, discutir projetos e ações, conversar pontualmente com alguns familiares sobre o processo de ensino e aprendizagem faz parte da rotina dos profissionais da escola Tomé Francisco da Silva. Na quinta-feira, 18 de setembro, as famílias das crianças das turmas do Alfabetizar com Sucesso ( 1º ao 5º ano), participaram de um encontro pela manhã, com a oportunidade de discutir diversos assuntos com professores, coordenação e gestão.
                    A reunião contou com a presença da maioria das famílias. Na ocasião, houve a divulgação dos resultados alcançados no IDEPE/IDEB, claro, parabenizando também os pais pela parceria e contribuição em todas as ações promovidas pela equipe da Tomé. As professoras entregaram as avaliações do II bimestre e discutiram o resultado preliminar do III bimestre, que ainda está em curso. No 5º ano, outros assuntos foram discutidos, como: a inovação do Clubinho de matemática, o boletim dos descritores do SAEPE, Plantão de Matemática e a preparação para Solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental I.

                     Acredito que somos nós, educadores, que resolvemos e discutimos os encaminhamentos necessários para lidar com as questões pedagógicas. Cabe à escola apresentar sua proposta e mostrar às famílias os resultados da aprendizagem das crianças, ao final de um período. Não é responsabilidade dos pais interferir nesse processo, assim como não cabe à escola querer ensinar a eles como educar os filhos. Entretanto, existem algumas situações em que o diálogo e a parceria com a família são muito bem-vindos, relatou a educadora de apoio Josilene Quidute Nunes




terça-feira, 16 de setembro de 2014

CLUBINHO DA MATEMÁTICA: BALANÇO DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES.

A educadora de apoio Josilene Quidute implantou na escola uma inovação pedagógica com o objetivo de envolver os alunos do 5º ano em mais atividades desafiadores de matemática. Vários profissionais da escola estão envolvidos no Clubinho da Matemática. Esse projeto também favorece a aprendizagem dos alunos com os outros profissionais da área de matemática da Escola Tomé Francisco da Silva, além da professora da sala Mônica Fernandes.
                       Nas 04 primeiras atividades propostas, os alunos demonstraram interesse e domínio dos conteúdos. As questões com maior número de erros estão sendo retomadas pela professora na aula semanal de reforço.

ATIVIDADE PROPOSTA
CONTEÚDO
PROFESSOR RESPONSÁVEL
ATIVIDADE 1
POEMA MATEMÁTICO
Josilene Quidute da Silva – educadora de apoio.
ATIVIDADE 2
PESQUISA DE CIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS.
Maria do Bom Conselho Fernandes – professora de ciências.
ATIVIDADE 3
QUESTÕES DOS DESCRITORES E PESQUISA EM SUPERMERCADO.
Maria do Bom Conselho Silva- professora de matemática do Ensino Médio.
ATIVIDADE 4
SIMULADO PRESENCIAL – MATRIZ DO SAEPE.
Ivan José Nunes Francisco – gestor.

                O balanço das primeiras atividades mostra o excelente resultado da turma, conforme o gráfico das medalhas acumuladas por atividades. No simulado presencial mais da metade da turma conquistou medalha de ouro.
              
           Hoje, terça-feira, o secretário da escola, Diego, Pós-graduado em matemática, foi oferecer sua contribuição na turma do 5º ano, trabalhando o descritor de Espaço e Forma: Identificar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. A ideia foi propor atividades presenciais, com a explicação do professor antes de entregar as atividades que os alunos terão que realizar em casa, individual ou em grupos. Na sexta-feira, as crianças devolvem as atividades ao professor Diego e ele atribuirá à nota individual, critério pelo qual a educadora de apoio estabelece a medalha (ouro, prata, bronze) em forma de adesivo para ser colocada na ficha de cada um.