segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PROFESSORES DA TOMÉ INICIAM FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

                     
No sábado, 13 de setembro, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva iniciaram as atividades do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que este ano vai oferecer formação continuada a educadores de todas as disciplinas. Cada educador receberá bolsa mensal de R$ 200 para fazer a formação, que será presencial e desenvolvida na própria escola. Para participar, o docente deve atuar em sala de aula e estar registrado no Censo Escolar de 2013. A tutora responsável pela formação na Tomé será Eliane Nogueira, técnica da GRE do Sertão do Alto Pajeú.
                         Este ano, segundo Sandra Garcia, os professores cursarão dois módulos do pacto. O primeiro trata da formação comum a todos, organizada nos núcleos:

• Sujeitos do ensino médio
• Ensino médio
• Currículo
• Organização e gestão do trabalho pedagógico
• Avaliação e áreas de conhecimento
• Integração curricular

                         No segundo módulo serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Os conteúdos, desenvolvidos por universidades públicas, foram inseridos nos tablets enviados pelo MEC e distribuídos aos professores.

                   Na avaliação dos professores, o primeiro encontro foi excelente, houve a interação do grupo e o bom desempenho da tutora Eliana, a qual demonstrou segurança e fez intervenções que contribuíram para o aperfeiçoamento da equipe.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

1º AULÃO “APRENDENDO MAIS” – RUMO AO SAEPE E ENEM 2014


Na quinta-feira, 11/09 os alunos do 9º ano e do 3º ano do Ensino Médio participaram do 1º aulão 2014. A iniciativa foi motivada pela necessidade de complementação de estudos para o SAEPE e ENEM, já que o tempo do reforço escolar e do horário normal de aulas tornou-se insuficiente para a demanda de conteúdos que caem nas provas.
125 alunos das três turmas chegaram logo cedo à escola, onde foi servido café da manhã antes de iniciar as atividades. Em seguida, teve início o aulão, desta vez, constituído pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para o 9º ano e Língua Portuguesa, Química e Física para o 3º Médio. Ministrado pelos professores: José Neto, de Química, Edinete e Aparecida, de Matemática; Socorro Souza, Jaciara, Cristiane, Juliette e Rosineide, de Língua Portuguesa; Josineide e Iranete, de Física.
A participação dos alunos foi excelente, demonstraram bastante interesse, comprovado no momento de verificação da aprendizagem, quando a maioria realizou as atividades propostas com bom índice de acertos. O aulão foi possível graças ao empenho da gestão, da coordenação pedagógica e dos professores, sendo esta uma das ações de intervenção de preparação para as avaliações externas. A meta é realizar mais dois aulões, contemplando mais disciplinas, descritores e habilidades do currículo.
É gratificante perceber que inovar na metodologia é um dos caminhos para promover a aprendizagem e motivar a participação dos alunos. PARABÉNS aos professores pelo desempenho e aos alunos, que continuem se esforçando, sendo protagonistas na construção do seu futuro e contribuindo para a melhoria dos índices de desempenho da Escola Tomé Francisco.


Lembrancinha distribuída aos alunos




EQUIPE DO ALFABETIZAR PLANEJA AÇÕES DO PPP PARA SETEMBRO.

           Na quinta-feira, 11/09, os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, coordenados pela educadora de apoio Josilene Quidute Nunes, planejaram as ações agendadas no Projeto Político Pedagógico a serem vivenciadas no mês de setembro.
         Na pauta, vários temas foram abordados: planejamento de Artes, revisão da ficha de leitura e escrita e reflexão sobre a reunião de pais, além do Palanquinho de Leitura organizado pelas bibliotecárias Ana e Thamires, junto com o monitor do Mais Educação Danilo Maia. Para o encontro foram listados os seguintes objetivos:

Ø  Estimular e valorizar a prática de desenho nos anos iniciais a partir da exploração de suportes, materiais, instrumentos e temáticas variadas, e em especial, em torno da representação da figura humana.
Ø  Analisar o desempenho dos alunos na ficha de leitura e escrita, refletindo a partir de critérios avaliativos da produção textual.
Ø  Planejar a reunião de pais e mestres.
Ø  Compartilhar as ações de incentivo à leitura, planejadas pela Biblioteca.

       Para a coordenadora Josilene Quidute, trabalhar com uma agenda de ações garante a eficácia do Projeto Político Pedagógico, pois a organização do tempo pedagógico evita o improviso e garante a eficácia do ensino aprendizagem, pois não basta pensar, é preciso agir e fazer com que as ações aconteçam no tempo certo.



FAIXA DE DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DO IDEPE/IDEB.

        O ambiente da Escola Tomé Francisco já ganhou um novo cenário. As faixas de divulgação e valorização pelos resultados do IDEPE/IDEB foram devidamente providenciadas pela equipe gestora e afixadas no pátio interno da instituição, assim toda comunidade escolar e visitante terão acesso ao excelente resultado alcançado nessas avaliações.



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

APRENDIZAGEM NA MEDIDA CERTA

     
     

    O conteúdo: Medidas de capacidade. A turma: os pequenos e pequenas do 2º ano do Ensino Fundamental, a turma da professora Silene Carlos. 

    Como ensinar um conteúdo tão complexo a aprendizes tão jovens? O segredo foi "botar a mão na massa", ou melhor, nas frutas, e preparar deliciosos sucos em plena sala de aula. 


     Para introduzir o conteúdo Medidas de Capacidade, a professora distribuiu 04 receitas de sucos entre as crianças: acerola, goiaba, maracujá e abacaxi. após a leitura e exploração do gêneros textual Receita, começo o preparo das bebidas, dando-se ênfase às medidas dos ingredientes. Com o uso de vários medidores, como seringa, medidas de remédio e de cozinha, os alunos mediram as bebidas, transformando em problemas e cálculos matemáticos. Cada aluno recebia uma ficha com a quantidade que devia medir para terem a ideia de como representar matematicamente cada medida. No final, todos deliciaram-se com uma bebida saudável em copos que descobriram medir 150 ml. 


   Na hora dos cálculos, o melhor da festa:
todos demonstraram mais facilidade em compreender os conceitos abstratos, interpretar e solucionar as situações-problema. Confira as belas imagens.


      PARABÉNS aos alunos, à professora Silene e à educadora de apoio Josilene por estarem inovando constantemente a prática pedagógica. 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

NOVO GRUPO DE ESTUDANTES DA TOMÉ EMBARCA PARA O CANADÁ.



              Mais 10 alunos do ensino médio da Escola Tomé Francisco embarcaram, no mês de agosto, no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife, rumo ao Canadá. Os estudantes foram selecionados para participar do Programa Ganhe o Mundo (PGM), e vão ficar seis meses no exterior morando em casa de família estrangeira, estudando em escola regular do local, e aprimorando o idioma. Confira a alegria dos jovens intercâmbistas.








ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ALCANÇA O MAIOR IDEB DE PE.


                     A Escola Tomé Francisco da Silva superou já em 2013 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) projetado para 2021, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2011, o Ideb do ensino fundamental I era de 7,0, o que representou um grande destaque no Brasil. Agora, subiu 9 pontos e alcançou a maior nota nas séries iniciais 7.9,primeiro lugar no índice em PE e novamente está entre as melhores escolas do Brasil.

                  O gestor Ivan comemorou o resultado e afirmou que, desde 2007, tem feito um investimento muito grande para elevar suas metas, com um trabalho em equipe, o envolvimento dos pais e a dedicação de todos. “Esse é o segredo que utilizamos para atingir as metas pactuadas”, disse Ivan.

                No ensino Fundamental II, a meta tem sido elevada ano a ano, visível também o esforço da escola que tem merecido destaque, alcançando o 2º lugar na GRE do Sertão do Alto Pajeú, com a nota 5.6.

             Confira a coerência dos resultados da escola nas duas avaliações externa de Larga Escala.



AVALIAÇÃO
5º ANO
9º ANO
IDEPE - ESTADUAL
7.83
5.65
IDEB - NACIONAL
7.9
5.6



SAIBA MAIS – O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. O Ideb é apresentado numa escala de zero a dez.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
* Com informações do Portal do MEC


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Seduc Divulga a lista dos Alunos que irão cursar o PGM

Nesta Quinta-Feira 04/09/2014, a Secretaria de Educação de Pernambuco divulgou a lista com os nomes dos alunos que irão participar do curso do Programa Ganhe o Mundo. A Escola Tomé Francisco contará com uma turma de trinta alunos que irão fazer o curso para o Idioma de Inglês, confira a baixo a lista com os classificados da Escola.



01
KLEDSON KLOWBERG CLEMENTINO PEREIRA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
02
CLÉCYA RAYANE PEREIRA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
03
KELDNA KARINE DA SILVA PAIVA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
04
JORGE GOMES DE MELO JUNIOR
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
05
MARIA SARA ANDRADE NUNES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
06
GEOVANA ALVES PAULINO
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
07
LETICIA CÂNDIDO MARIZ
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
08
ISABELLY SOARES DE MEDEIROS HENRIQUES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
09
LAURA KATARINNE QUEIROZ REGO
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
10
ERICA MICHELLE DA SILVA MAIA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
11
HYLANA DÁVYLA DE MEDEIROS LEANDRO
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
12
ANNA CAROLINY PEREIRA MEDEIROS
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
13
CAIO VINICIUS DE SOUSA SOARES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
14
LETICIA SOUSA LEITE
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
15
ARIELY MARIA MARQUES DE SOUSA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
16
VIVIANE MARIA NOVO DA SILVA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
17
ELVIS FÉLIX SEVERO BEZERRA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
18
MARIA GABRIELY ANDRADE DE MEDEIROS
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
19
LUANNA NUNES LINS DE ALBUQUERQUE
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
20
NAYRA HANNAH DE LIRA SOARES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
21
LUCAS IAGO MEDEIROS ALEXANDRINO
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
22
CATARINA IOLANDA DE BRITO FIDÉLIS DOS SANTOS
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
23
WANUBIA ANTAS DE MORAIS
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
24
GUILHERME MAGALHAES MENDES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
25
LAURA TAISE PAULINO DA SILVA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
26
LAYSLA MIKELLY MARÇAL NUNES
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
27
MATHEUS DE SOUZA FRAZÃO
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
28
ERICK GONÇALVES DA SILVA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
29
LYON GUILHERME PEREIRA SOUSA
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO
30
EFREM JONATHAN DE MEDEIROS LEITE
Língua Estrangeira Inglês
T
CLASSIFICADO


Confira a lista completa no Link ou no site da Secretaria de Educação (SEDUC)
http://www1.educacao.pe.gov.br/pgmc/Downloads/RESULTADO_CLASSIFICADOS_PGM_2014.pdf