sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

AULAS DIVERSIFICADAS E EXPERIMENTAÇÃO MARCAM O INÍCIO DO ANO LETIVO NA TOMÉ FRANCISCO.


A professora Maria do Bom Conselho Fernandes, juntamente com as turmas do 8º Ano A e do 8º Ano B, após debaterem o conteúdo célula em sala de aula, por meio de textos e gravuras  em cartazes atrativos, reuniram –se no pátio da Escola para confeccionar uma célula Eucarionte. O material usado foi um Mamão, canudos, palitos de macarrão, saquinhos de tubibas,  jujubas, ameixas secas, fitas coloridas, água, corantes, tesoura e cola.  Ao partir o Mamão ao meio os alunos fizeram um corte mais aprofundado para representar o citoplasma, já que a casca representaria a membrana celular, utilizaram ameixas secas para representar as mitocôndrias, palitos de macarrão ou canudos representando os centríolos, as sementes do mamão os ribossomos, as jujubas os lisossomos, os saquinhos de tubibas, a água e o corante para associar o complexo golgiense, já as fitas lembraram os retículos endoplasmáticos.
Segundo a professora e os alunos o objetivo da atividade foi atendido, pois se tornou mais fácil compreender a morfologia  e a função das partes e das organelas da Célula .











quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

QUE VIVA O NOSSO AMIGO LIVRO

Alunos da Tomé descobrem na teoria e na prática como conservar o livro didático





Para os alunos do Ensino fundamental- séries finais, o novo ano letivo começa com livros novos. O PNLD é o programa responsável pela distribuição dos livros em todo o país. 

À escola compete, além de distribuir o livro, conscientizar o alunado para a necessidade de cuidar dos livros que deverão ser usados por vários alunos durante o período de 03 anos.




Com o objetivo de mobilizar os alunos para a necessidade de zelar os livros, , foram realizadas oficinas pedagógicas do 6º ao 9º ano, na última segunda-feira, ministradas pelos professores do horário, quando  os alunos conheceram a história do livro didático, a origem dos recursos empregados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), os preços do mercado de cada livro que   receberam     gratuitamente, e principalmente, construíram regras para 
utilização do livro na sala de aula.



As oficinas foram planejadas com uma 
 parte prática e uma parte teórica. Na parte prática, os alunos cobriram os livros, produziram cartazes para a campanha de conscientização  e marcadores de livros para distribuir com os colegas de classe e evitar dobrar as páginas dos seus livros.

Esse foi apenas o primeiro momento do trabalho de preservação dos livros didáticos. Durante todo o ano, os professores estarão observando se os alunos realmente estão cuidando dos livros e lembrando o contrato didático do uso do livro na escola.

Esse trabalho fortaleceu a construção da cidadania dos nossos alunos e está inserido no Projeto político pedagógico da escola que prevê ações anuais de preservação do patrimônio público escolar.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BOAS- VINDAS BEM PLANEJADAS PARA ACOLHIDA DOS ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA.

             Primeiro dia de aula, quarta-feira, 05/02. Todos os alunos e familiares foram convidados a adentrar a escola e passear pelos espaços que farão parte de suas vidas nesses 200 dias letivos, uma boa forma de estabelecer vínculo com a instituição.
           No pátio, música para integrar os estudantes. As listas das turmas e o horário escolar já se encontravam expostos nos murais, que também traziam mensagens de boas-vindas.
          O gestor Ivan fez a abertura oficial do ano recebendo os estudantes e pais com alegria e desejando um ano letivo de sucesso. Em seguida, encaminhou as turmas para salas de aula que já contavam com placas de identificação. Os professores capricharam na organização da sala, a ambientação pedagógica favorece o clima de aprendizagem logo no primeiro dia de aula.
           Nas séries iniciais – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – os alunos foram acolhidos com músicas, dinâmica de apresentação e integração dos novatos, conversa com os pais na sala e construção de regras com auxílio de desenhos.
         Na programação para os jovens – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cada professor ficou responsável por uma turma. A acolhida foi à dinâmica- Kit da Felicidade, onde os alunos puderam expressar sentimentos e atitudes indispensáveis para uma boa relação interpessoal.
         Uma cartilha com o estatuto da escola foi distribuída para todos os alunos. Com as regras gerais conhecidas, cada professor pode organizar com a sua turma os combinados internos. Foi preciso ouvir os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas internas para cada grupo.

        “O objetivo é partir dos direitos de cada um para os deveres de todos. Por exemplo: todo estudante tem direito a material didático de qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no próximo. É importante gastar alguns minutos com o assunto logo nos primeiros dias de aula, antes que as situações em que caberia o uso de determinadas regras ocorram”, palavras do gestor Ivan.








REUNIÃO PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO E REVISÃO DO PPP.

                      A equipe da Tomé sabe que um bom planejamento evita problemas posteriores, por isso a primeira semana do ano é a muito importante para escola: é quando os gestores, a equipe pedagógica e os docentes se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. 
             A reunião pedagógica de avaliação e revisão do Projeto Político Pedagógico aconteceu no dia 04/02 e contou com a participação de todos os integrantes da equipe. A coordenação do encontro foi de responsabilidade da equipe gestora e dos coordenadores pedagógicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de iniciar o ano é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz. As discussões e reflexões foram muitas. A socialização e sistematização dessas reflexões resultaram na construção e aprovação da agenda de ações para o ano de 2014.

        Na ocasião, os professores receberam o calendário escolar, a carga-horária individual, o horário de aulas e as sugestões de atividades para o primeiro dia de aula. E o ano já começa de vento em poupa...



ESCOLA ORGANIZADA PARA INÍCIO DO ANO LETIVO.

               Ao início de cada ano, é preciso deixar a escola em ordem para receber os professores e os alunos. “Por organização, entendo cuidar desde o jardim até a limpeza e organização geral das salas e ambientes internos”, disse Ivan.
           Na escola Tomé Francisco a equipe gestora preocupa-se em observar os ambientes e fazer o que for necessário em cada área da escola. Assim, a maratona começa logo no início de janeiro, com reparos, pinturas e consertos diversos em toda área da instituição. A limpeza, capinação e poda das árvores também fazem parte das ações de organização. Outra atividade importante é a organização pedagógica da escola, como: decoração com murais e mensagens de boas-vindas para recepção de professores, alunos e pais; As plaquinhas de identificação das salas de acordo com as séries/anos e períodos; armários etiquetados, livros didáticos separados; Kit de material didático para o professor; recursos tecnológicos consertados; elaboração de calendário, carga-horária e horário escolar.

          Todo esse esforço favorece o ensino aprendizagem, pois logo nos primeiros dias de aula, a equipe de profissionais da Tomé conta com uma excelente estrutura organizacional para iniciar os seus trabalhos.





terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

INFORME-SE E PARTICIPE!

Inscrições abertas para o 6º concurso de desenho e redação da CGU

Este ano o concurso traz o tema “Acesso à Informação: um direito de todos”



Assessoria de Comunicação - 04/02/2014 10:32h


     Alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas e privadas de todo país estão convidados a participar do 6º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), através do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. A iniciativa, que visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados a controle social, ética e cidadania por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais este ano traz a Lei 12.527/2011 - Lei de acesso à informação (LAI) como temática. Os interessados devem inscrever seus desenhos e textos até o dia 26 de setembro de 2014 através da páginahttp://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos.

   Os trabalhos serão divididos nas categorias Desenho (para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental); Redação I (para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental);  Redação II (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio);  Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA); e  Categoria Escola-Cidadã. 

   Os três melhores trabalhos de cada ano receberão certificados e notebooks (primeiro lugar), tablets (segundo lugar) e smartphones (terceiro lugar). Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso poderão concorrer ao título de Escola-cidadã. Basta relatar as experiências desenvolvidas no projeto. 

Para conhecer mais sobre regulamento e inscrições acesse a página do Concurso aqui 

Do site: www.educacao.pe.gov.br

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA - HORÁRIO DE AULA -2014