sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
AULAS DIVERSIFICADAS E EXPERIMENTAÇÃO MARCAM O INÍCIO DO ANO LETIVO NA TOMÉ FRANCISCO.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
QUE VIVA O NOSSO AMIGO LIVRO
Alunos da Tomé descobrem na teoria e na prática como conservar o livro didático
Para os alunos do Ensino fundamental-
séries finais, o novo ano letivo começa com livros novos. O PNLD é o programa
responsável pela distribuição dos livros em todo o país.
À escola compete, além
de distribuir o livro, conscientizar o alunado para a necessidade de cuidar dos
livros que deverão ser usados por vários alunos durante o período de 03 anos.
Com o objetivo de mobilizar os alunos
para a necessidade de zelar os livros, , foram realizadas oficinas pedagógicas
do 6º ao 9º ano, na última segunda-feira, ministradas pelos professores do
horário, quando os alunos conheceram a
história do livro didático, a origem dos recursos empregados pelo FNDE (Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação), os preços do mercado de cada livro
que receberam gratuitamente, e principalmente, construíram regras para a
utilização do livro na sala de aula.
As oficinas foram planejadas com uma
parte prática e uma parte teórica. Na parte prática, os alunos cobriram os livros, produziram cartazes para a campanha de conscientização e marcadores de livros para distribuir com os colegas de classe e evitar dobrar as páginas dos seus livros.
parte prática e uma parte teórica. Na parte prática, os alunos cobriram os livros, produziram cartazes para a campanha de conscientização e marcadores de livros para distribuir com os colegas de classe e evitar dobrar as páginas dos seus livros.
Esse foi apenas o primeiro momento do trabalho de preservação dos livros didáticos. Durante todo o ano, os professores estarão observando se os alunos realmente estão cuidando dos livros e lembrando o contrato didático do uso do livro na escola.
Esse trabalho fortaleceu a construção
da cidadania dos nossos alunos e está inserido no Projeto político pedagógico da escola que prevê
ações anuais de preservação do patrimônio público escolar.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
BOAS- VINDAS BEM PLANEJADAS PARA ACOLHIDA DOS ALUNOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA.
No pátio, música para
integrar os estudantes. As listas das turmas e o horário escolar já se
encontravam expostos nos murais, que também traziam mensagens de boas-vindas.
Na
programação para os jovens – Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, cada
professor ficou responsável por uma turma. A acolhida foi à dinâmica- Kit da
Felicidade, onde os alunos puderam expressar sentimentos e atitudes
indispensáveis para uma boa relação interpessoal.
REUNIÃO PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO E REVISÃO DO PPP.
Na ocasião, os professores receberam o
calendário escolar, a carga-horária individual, o horário de aulas e as
sugestões de atividades para o primeiro dia de aula. E o ano já começa de vento
em poupa...
ESCOLA ORGANIZADA PARA INÍCIO DO ANO LETIVO.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
INFORME-SE E PARTICIPE!
Inscrições abertas para o 6º concurso de desenho e redação da CGU
Este ano o concurso traz o tema “Acesso à Informação: um direito de todos”
Assessoria de Comunicação - 04/02/2014 10:32h
Alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas e privadas de todo país estão convidados a participar do 6º Concurso de Desenho e Redação promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), através do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. A iniciativa, que visa despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados a controle social, ética e cidadania por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais este ano traz a Lei 12.527/2011 - Lei de acesso à informação (LAI) como temática. Os interessados devem inscrever seus desenhos e textos até o dia 26 de setembro de 2014 através da páginahttp://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos.
Os trabalhos serão divididos nas categorias Desenho (para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental); Redação I (para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental); Redação II (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio); Redação III (voltada para alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA); e Categoria Escola-Cidadã.
Os três melhores trabalhos de cada ano receberão certificados e notebooks (primeiro lugar), tablets (segundo lugar) e smartphones (terceiro lugar). Todas as escolas que elaborarem e puserem em prática estratégias de sensibilização e mobilização dos alunos em torno do tema do concurso poderão concorrer ao título de Escola-cidadã. Basta relatar as experiências desenvolvidas no projeto.
Para conhecer mais sobre regulamento e inscrições acesse a página do Concurso aqui
Do site: www.educacao.pe.gov.br
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