terça-feira, 26 de novembro de 2013

ALUNAS DA TOMÉ RUMO AO CANADÁ

     Mais duas alunas da Tomé terão a oportunidade de “ganhar o mundo”, desta vez para o Canadá. Na repescagem do Projeto Ganhe o Mundo da Secretaria de Educação, essas alunas farão intercâmbio no Canadá a fim de aperfeiçoar o  inglês, conhecer uma nova cultura e conhecer o ensino oferecido pelas escolas americanas.
A duração do intercâmbio é de 06 meses e as alunas embarcarão provavelmente em janeiro, época em que outros cinco alunos da escola, participantes de seleção anterior viajarão para a Nova Zelândia.
      O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação, que realiza intercâmbio com estudantes da rede, divulgou na última sexta-feira (22) a lista dos estudantes remanejados. As alunas Marília e Alicia e suas famílias estão muito felizes de desfrutarem desta oportunidade única e esperam poder corresponder às expectativas do projeto e trazerem na bagagem muitos conhecimentos e experiências dos momentos vividos no intercâmbio.

Quanto à escola, é uma grande satisfação de toda a equipe ver seus alunos conquistando o sucesso, já como estudantes, isso mostra que futuramente poderão conquistar muito mais; pois souberam aproveitar tudo que nessa escola aprenderam. O Programa Ganhe o Mundo é um dos programa do governo que tem trazido muitos benefícios para a educação do estado; embora não atinja uma grande quantidade de alunos, mas é um trabalho desenvolvido com qualidade.

sábado, 23 de novembro de 2013

EQUIPE DA TOMÉ RECEBE ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAJOLCA- FACULDADE DE IPOJUCA-PE.

      A visita de cerca de 20 estudantes de pedagogia a Escola Tomé Francisco aconteceu nesta sexta-feira, 22 de novembro. Os integrantes da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas de Ipojuca chegaram ao sertão de Pernambuco para  conhecer a Escola Referência Brasil 2012. “Trouxe os estudantes de pedagogia para lhes proporcionar a articulação dos fundamentos teóricos da gestão educacional com a vivência prática”, disse o professor Noberto Júnior.
      Os estudantes realmente tiveram uma aula prática de como a gestão democrática pode construir uma escola pública de qualidade social. As observações aconteceram nas salas de aula, na troca de turno, no recreio, na conversa com os integrantes da Tomé. O gestor Ivan ainda ministrou uma palestra para os estudantes, mostrando o caminho percorrido para conquista de tantas premiações e reconhecimento social.

    No final da tarde o grupo partiu, levando na bagagem a transposição dos conhecimentos teóricos para a vivência prática, a aquisição de novos conhecimentos, a humanização das relações entre os agentes que integram a gestão escolar. “ Fico feliz em poder contribuir para renovar nos jovens e futuros professores a credibilidade da ação educativa. A Escola Tomé Francisco é um exemplo de que nem tudo na educação são espinhos e os estudantes saíram daqui acreditando que a construção da escola Pública de qualidade é possível”. Palavras do gestor Ivan.










ESCOLA TOMÉ FRANCISCO SERVE COMO OBJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.

     Uma turma de graduandos de pedagogia da UFPE escolheu a Escola Tomé Francisco como fonte de uma pesquisa científica que visa analisar o cotidiano escolar, entender seus processos e luances, caracterizar uma educação de qualidade, baseados nos excelentes resultados desta instituição no IDEB, hoje objeto de pesquisa do projeto de iniciação científica na área educacional.
     Nesse primeiro momento, o graduando Diego José de Sena chegou à instituição para observar o cotidiano escolar durante dois dias – 21 e 22 de novembro, período em que pode listar alguns pontos positivos, como: gestão de pessoas bem orquestrada, espaço público bem utilizado e cuidado, formação do indivíduo como cidadão, atenção especial ao ensino aprendizagem.
    A segunda parte da pesquisa acontecerá no próximo ano quando graduandos e professores vão mapear melhor as ações da Escola Tomé Francisco numa pesquisa que durará cerca de uma semana, com inclusão de entrevistas. Em depoimento Diego disse que pelo que observou, já pode testemunhar o trabalho de qualidade realizado pela Escola Tomé Francisco.

MAIS UMA CONVERSA COM A FAMÍLIA ANTES DO FINAL DO ANO.

                 Quinta-feira, 21 de novembro. Data bem próxima ao término do ano  letivo, mas mesmo assim aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva uma reunião com os pais dos estudantes do Ensino Fundamental I. Os objetivos?  Dialogar sobre o cotidiano da escola, avaliar o Projeto Político Pedagógico e não apenas entregar as notas das crianças e falar sobre seu comportamento. 
               A última reunião do ano aconteceu em duas partes.  Em uma delas, os pais receberam dos professores os resultados dos trabalhos desenvolvidos, incluindo os aspectos positivos e o que poderia ter sido melhor, como a assiduidade às aulas, o compromisso com os estudos, o acompanhamento mais individualizado e o cumprimento dos deveres de casa e de sala de alguns estudantes. Na outra parte da reunião, os responsáveis se reuniram com equipe gestora e coordenação da escola que trataram de outros assuntos, como:
1.    Apresentaram as atividades realizadas fora da sala de aula, como os passeios, os projetos de leitura da biblioteca, os resultados das aulas de recuperação, entre outros.
2.    Houve esclarecimentos aos pais sobre as avaliações externas, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), para os 3º anos, a Prova Brasil, para os 5º anos, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Pernambuco ( SAEPE)
3.    Apresentação de resultados positivos, como a premiação no concurso Arte livre e a premiação Nacional do Concurso dos Correios que ocorreu em Brasília.
4.    Apresentou-se como seria o encerramento do ano letivo e as informações sobre o período de matrícula e início do ano letivo para 2014.
5.    Fizeram a avaliação das reuniões e da escola. A proposta foi ouvir os pais sobre as mudanças ocorridas no convite dos encontros, no formato deles, com a divisão em duas partes, o grau de satisfação com os trabalhos da escola e ouvir sugestões.
            Os pais demonstraram que os esforços da equipe para melhorar a reunião estavam dando certo. Os familiares aprovam o formato dos encontros, da palestra, da forma como os professores conduzem as reuniões nas turmas. “Neste final de ano, a sensação que tenho sobre as reuniões de pais que realizamos é a de dever cumprido, pois já avançamos muito. No entanto, também fica a certeza de que ainda há muito por fazer para que todos participem mais ativamente do processo de escolarização de seus filhos” , palavras da educadora de apoio Josilene Quidute.







quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CRIANÇAS DO 5º ANO PARTICIPAM DE RODÍZIO DE JOGOS EDUCATIVOS DE MATEMÁTICA

             No dia 14 de novembro, os 64 estudantes do 5º ano A e B participaram de um rodízio de jogos educativos de matemática contemplando os descritores da prova do SAEPE que acontecerá no próximo dia 27 de novembro. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
          A atividade, coordenada pelas professoras Jaciara e Adriana, durou toda a manhã. As crianças trocavam de jogo quando alguém vencia a partida, dessa forma aconteceu o rodízio e todos tiveram acesso aos 25 jogos confeccionados com o auxílio das bibliotecárias Ana e Thamires, com os técnicos Diego e Cláudia. A coordenação e orientação ficaram por conta de Josilene, educadora de apoio.
             Com a realização dessa atividade, os estudantes sistematizaram e revisaram os conceitos de matemática estudados e ainda, por meio dos jogos, estabeleceram e entenderam  regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo,  elaboraram e resolveram conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolveram a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.

           Confira a lista dos jogos:

ü  Caixinha de surpresa;
ü  Arrumando ou bagunçando o espaço?
ü  De frente para uma estante
ü  Memória dos quadriláteros
ü  Dados combinados
ü  Qual é o quadrilátero?
ü  Gincana cumpriu a tarefa? Descartou!
ü  Rally dos sertões
ü  Nem só de horas vive o tempo!
ü  Dominó do tempo
ü  Quanto tempo o tempo tem?
ü  Problemas com dinheiro?
ü  Equivalência entre cédulas e moedas
ü  Banco da troca
ü  Bingo dos intervalos
ü  Alvo maior
ü  Mira certa
ü  Dominó das multiplicações
ü  Pense rápido
ü  Trilha matemática
ü  Jogo maioral
ü  Posicione a tropa
ü  Leilão divertido
ü  Relógio de fração

ü  Jogo preço doce.







sábado, 16 de novembro de 2013

CORAGEM E INOVAÇÃO NO AULÃO SAEPE 2013

Quem disse que podemos relaxar? Depois da PROVA BRASIL, ainda temos o SAEPE!!!


    No próximo dia 27, todos os alunos do 9º ano participarão de mais uma avaliação externa: a avaliação do SAEPE (Sistema de Avaliação de PE). Por isso, a corrida para um bom desempenho continua.

    Na última quinta-feira foi a vez do 1º AULÃO  SAEPE, promovido por todos os professores de Língua Portuguesa da escola.  Nesse primeiro momento, um grupo de 03 professores atuou em cada turma.  

   A atividade foi estruturada da seguinte maneira: todos os professores de Língua Portuguesa foram convidados a preparar uma sequência didática sobre um dos descritores do SAEPE, com uma metodologia interessante para os alunos; ao término da qual foram aplicadas atividades para avaliar o resultado da intervenção. Foram trabalhados seis descritores nas duas turmas.

   Além da aula propriamente dita, os alunos foram motivados com lanche especial, mensagens de otimismo e lembrancinhas. 
  Na próxima quinta, 21, será o 2º momento do aulão, quando cada grupo de professores trocará de turma.

    A culminância desse trabalho será a aplicação de um pré-teste para avaliar o desempenho dos alunos, incluindo todos os descritores do SAEPE.

   A ação teve o apoio do gestor Ivan, das educadoras de apoio Socorro Santos Josilene e Josineide, da diretora adjunta Rosineide e das técnicas educacionais Cláudia e Jakeline e; como sempre, de toda a equipe de funcionários da secretaria: Diêgo, Edlane e Luci, da Biblioteca: Ana e Tamires e do pessoal da limpeza e da cozinha; todos contribuíram para que a ação acontecesse. 

AOS ALUNOS  DO 9º ANO A e B, PARABÉNS PELO INTERESSE DEMONSTRADO NO AULÃO!

A TODOS QUE APOIARAM, NOSSOS AGRADECIMENTOS!





terça-feira, 12 de novembro de 2013

MOTIVAÇÃO CONFIRMADA: EQUIPE DA TOMÉ COMEMORA 100% DE PRESENÇA DOS ESTUDANTES NA PROVA BRASIL.


            “ O educador se renova em cada ser que educa”; palavras sábias as de Paulo Freire, pois o sorriso de satisfação transbordou no rosto dos profissionais da Tomé no dia de hoje. O motivo? O sucesso da aplicação da PROVA BRASIL.
                As técnicas da Gre do sertão do Alto Pajeú, Miriam, Markdalva e Jane chegaram bem cedinho à escola, cerca das 6 horas da manhã, e já encontraram salas ornamentadas com bolas e cartaz de motivação para recepção da criançada do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Na sequência, um lanche diferente foi servido e a conversa demonstrou a confiança da direção, coordenação e professoras no desempenho dos estudantes. “ o dia da Prova Brasil chegou! Ainda bem que vocês estão preparando porque estudaram bastante durante todo o ano”, disse a educadora de apoio Josilene Quidute. Pela manhã, tudo ocorreu bem.
               No período da tarde, os estudantes do 9º ano também foram recepcionados com lanche e uma boa conversa. Na avaliação dos alunos a PROVA BRASIL 2013 foi fácil, ou seja, eles se consideraram preparados para realização do exame.
              “ Agora resta esperar o resultado e pelo dia de hoje podemos prever que será bastante positivo” afirmou o gestor Ivan que também parabenizou toda equipe da escola envolvida nas ações sistemáticas do Projeto Político Pedagógico, mas ressaltou sobretudo, o trabalho dos professores: Girlene ( 3º ano), Jaciara e Adriana ( 5º ano), Rosineide, Rosilene e Juliete ( professores de Língua Portuguesa) e Edinete, José Neto ( professores de matemática).



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ESTUDANTES DA TOMÉ PREPARADOS E MOTIVADOS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA BRASIL NESTE DIA 12/ 11.

O dia da PROVA BRASIL chegou! Nada de agitação, nervosismo ou correria para treinar os estudantes. Na escola Tomé Francisco, os alunos do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental foram preparados durante todo o ano letivo para realização do exame. Equipe gestora mobilizou todos os profissionais para garantir as condições necessárias até o dia da aplicação da PROVA BRASIL 2013. Neste dia 12 de novembro, aplicadores de outra instituição chegarão à escola para realização da avaliação. Todos já estão informados, inclusive os pais. A expectativa é que 100% dos estudantes participem da prova que avaliará competências e habilidades de Língua Portuguesa e matemática. Apenas a 8º série B fará a prova de ciências no dia 13 de novembro, apesar das notas de ciências não entrarem na composição do ideb. A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escola e de caráter censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação. 
 BOA SORTE PARA TODOS OS ESTUDANTES DA TOMÉ. CONFIAMOS EM VOCÊS.

IVAN MINISTRA PALESTRA NO SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO E AUDITORIA DE RESULTADO PROMOVIDO PELA ESCOLA DE CONTAS DO TCE-PE.

     O Seminário Gestão e Auditoria de Resultados, promovido pela Escola de Contas do TCE-PE aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro no 10º andar do Edifício Dom Hélder Câmara, no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
                  A abertura contou com a presença da presidente do TCE-PE, Teresa Duere, do diretor da Escola de Contas, Marcos Loreto, do ex-conselheiro Severino Otávio. No período da manhã, A economista Tânia Bacelar (UFPE) apresentou o tema “Modelo de desenvolvimento do NE e desafios para o século XXI” com boa interação com a platéia. Logo depois, houve a palestra “A Ética como pressuposto para a Gestão Pública de Resultados”, proferida pela pesquisadora e filósofa Terezinha Rios.
               No turno da tarde, houve o lançamento de uma cartilha de Gestão Pública, em Braille, com Florian Madruga, da Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e de Contas (Abel). Em seguida, com o tema tema “Educação Corporativa no cenário da Gestão Pública”  Luís Eduardo Câmara, do Tribunal de Justiça de PE, ministrou sua palestra.Na sequência, o diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes,  apresentou um case de sucesso sobre a escola em Quixaba, o que arrancou aplausos e admiração de todos os presentes. Breno Spindola, do TCE-PE, vai abordou as “Mudanças e perspectivas da Gestão por Resultados no TCE/PE”.No debate, sob a coordenação de Adriano Lorena, gerente de Pesquisa da Escola de Contas, várias perguntas foram dirigidas ao gestor IVAN NUNES,o qual correspondeu aos anseios da platéia. “ Fico feliz em poder mostrar para o Brasil que a Escola Pública de qualidade é possível, as pessoas precisam acreditar e cobrar serviço público eficiente”, disse o gestor da escola Tomé Francisco.


             O seminário encerrou com premiação do 1º do Concurso de Vídeo da Escola de Contas e o coquetel de aniversário de 15 anos da Escola de Contas.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SHOW DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PLANTÃO DE MATEMÁTICA: MAIS UMA POSITIVA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.

      Experimentar, envolver, pois o sabor da curiosidade atrai o conhecimento. O PLANTÂO DE MATEMÀTICA conseguiu mobilizar uma grande equipe que motivou os 64 estudantes do 5º ano do Ensino fundamental para testarem seus conhecimentos de matemática, fixarem e aprenderem de forma significativa.
      Tudo ocorreu conforme planejado e já às 8 horas dessa terça-feira ( 05/11) as crianças estavam fazendo aquecimento com passos de aeróbica comandados pela professora de educação física Mayara. Em seguida, o silêncio tomou conta do ambiente, a concentração dos alunos para resolver a prova mostrou o compromisso em corresponder às expectativas dos professores.
      Nas mesas de atendimento, 10 professores de matemática, inclusive pais e voluntários, estiveram toda manhã à disposição para explicarem os conteúdos em que os estudantes apresentassem dificuldades. O plantão de matemática focalizou o trabalho com a construção das habilidades de matemática na PROVA BRASIL E NO SAEPE e cumpriu com o objetivo de reforçar  as aprendizagem dos alunos na escola e na vivência fora dela, pois nesse evento, as crianças também lidaram com o dinheiro e puderam fazer uso dele decidindo onde e como gastar.
        Jogos, lanche, diversão, interação, satisfação e muita aprendizagem. A alegria da manhã foi contagiante para as crianças e para toda equipe que estava envolvida no evento: professores, pais, estudantes de ensino médio, pessoal de apoio e equipe gestora. A coordenadora Josilene, idealizadora da ação, agradeceu aos profissionais envolvidos, enfatizando a importância do trabalho coletivo. O Plantão de Matemática contou com a visita da equipe do Programa Alfabetizar com Sucesso( GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÙ) e de coordenadores da Escola Manoel Joaquim de Santana.

      “ Esse foi mais um exemplo de que educação de qualidade não forma apenas cidadãos, transforma pessoas. Esperamos colher os resultados nas avaliações externas, onde os estudantes vão demonstrar suas aprendizagens”. Palavras do gestor Ivan.