quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA COM OS PAIS DOS ALUNOS COM RESULTADO E FREQUÊNCIA INSATISFATÓRIO.

            Na manhã desta terça-feira 03/09, aconteceu nesta Instituição de ensino uma reunião em caráter extraordinário. O público alvo foi os pais e responsáveis pelos alunos com frequência e desempenho insatisfatórios. Um dos objetivos da reunião foi tornar a família ciente da importância do acompanhamento contínuo dos filhos, bem como de carinho e da atenção para elevar a autoestima dos mesmos.
            Utilizando uma metodologia dinâmica, a equipe utilizou vídeo sobre fatores que favorecem a autoestima, seguido de discussões; Alem de vários mecanismos legais como o Artigo 4º da Constituição Federal, Lei de diretrizes e bases e Estatuto da criança e do adolescente, ambos tratam dos deveres da família, do Estado, da Escola asseguram o acesso e a permanência dos educando na escola, entre outras obrigações destes segmentos.
            Após as discussões os pais juntamente com equipe escolar se comprometeram a intensificar o acompanhamento, e a intervir com mais tempestividade, a fim de definir os problemas abordados e garantir o sucesso dos alunos.
            Ao final da reunião todos os presentes assinaram a ata e a lista de frequência e os pais receberam um boletim extra com a quantidade de faltas e as disciplinas que os alunos estão abaixo da média.
O encontro foi coordenado por Ivan José Nunes – Gestor, Técnicas Educacionais: Jakeline Fernandes e Claudia Sandocléia, secretária e educadora de apoio, Bom Conselho Fernandes  e Socorro Santos.

     




terça-feira, 3 de setembro de 2013

IV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Estudantes cidadãos unem forças em defesa do meio ambiente promovendo a sustentabilidade na Escola Tomé Francisco da Silva

Vivenciamos recentemente a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, foram momentos de grande reflexão onde os alunos puderam elaborar seus planos de ação, no dia 21 de agosto, em horário integral, explorando os subtemas por série: terra, água, ar e fogo, socializando os mesmos no evento conhecido como Conferência na Escola, no dia 30 de agosto do ano em curso, cujo tema geral foi: Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis.
A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
A IV CNIJMA insere-se no contexto pós-Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a escola está sendo convocada a enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em que se transforma em um espaço educador sustentável. Esses desafios repercutem na sociedade, demonstrando que é possível construirmos espaços de referência que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, diminuindo o impacto causado pela ação humana
A participação dos alunos na conferência do meio ambiente apresenta nítidas evidências do favorecimento de um aprendizado significativo, uma vez que o aluno entende melhor o que está sendo ensinado, observa a sua comunidade e procura pensar em alternativas para seus problemas, defendendo e argumentando suas ideias, além de ouvir e respeitar as de seus colegas.
A degradação do meio ambiente é um problema de interesse global e nos surpreendemos com as sugestões apresentadas pelos alunos, mostrando sempre que as atitudes simples de cada um não é algo desprezível, pois a soma de todas elas é que faz a diferença.
Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta conferência, pois pudemos sentir o envolvimento dos nossos alunos com a questão ambiental e percebemos que esta é também uma causa pela qual eles querem lutar.
Anunciamos também que o plano de ação escolhido na conferência foi o do 8º Ano com o subtema: Terra na escola sustentável.




CRIANÇAS DA TOMÉ CLASSIFICADAS NO CONCURSO ARTE- LIVRE – FASE ESCOLAR.

                 O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente abre  inscrições para a 5ª edição do Concurso Arte-Livre. As Crianças do II ciclo do Ensino Fundamental da Escola Tomé Francisco da Silva  das professoras Mônica Fernandes, Jaciara Pedro e Adriana Medeiros, aprenderam a importância e a forma de proteger crianças e adolescentes em grandes eventos como, a copa das confederações, as olimpíadas, as festas populares e religiosas, os shows, entre outros. Cientes de que é papel da família, do governo e da sociedade lutar pelos direitos estabecidos no ECA, as crianças produziram desenhos em consonância com o tema DA 8ª EDIÇÃO DO CONCURSO ARTE – LIVRE,   “A proteção de crianças e adolescentes nos grandes eventos” o concurso tem objetivo de ampliar a discussão sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, através da manifestação artística e cultural de crianças e adolescentes.
   Os alunos classificados na fase escolar concorrerão a prêmios na fase Estadual. Na lista dos classificados na fase escolar  estão : Caio Henrique Quidute, Ana Ester, João Gabriel, Joaquinelmo Júnior, Maria Aparecida Marques, Anne Mikaelly, Verônica Rodrigues,Pedro Henrico, Everton Lucas, Caio Medeiros. O Concurso selecionará 12 trabalhos produzidos por crianças e adolescentes.  Cada vencedor receberá um notebook e um kit de literatura infanto-juvenil, além de ter o trabalho publicado em uma agenda que circulará em 2014.

             A Escola Tomé Francisco faz história nesta competição, pois já registra dois alunos vencedores no concurso Arte-Livre. João Marçal na categoria desenho e Liohana na categoria texto. A  Premiação dos vencedores(as) do Concurso Arte-Livre de 2013 ocorrerá em outubro na (Semana da Criança).




sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE MAIS UMA VISITA.


Na manhã desta Sexta-Feira 30/09, a escola recebeu a visita dos senhores Natanael Pereira Gomes - Professor aposentado do curso de administração da UFPE e de João Ivonaldo - Ex-Presidente da Câmara de vereadores de Flores-PE.

Ambos disseram que foram , motivados a visitar a escola pelo excelente desempenho que esta instituição vem conseguindo nos últimos anos e que ao passar pelas proximidades da comunidade jamais poderia perder essa oportunidades.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FLAGRANTES DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS, INOVADORAS E CRIATIVAS EM SALA DE AULA.

     O dia a dia da Escola Tomé Francisco é movimento, mas o olhar para o que acontece na sala de aula faz parte da rotina da equipe gestora e de coordenadores da instituição. E em todos os fragrantes um clic para registrar as boas experiências desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. São atividades diferenciadas, inovadores e criativas que tornam a aprendizagem significativa para os estudantes. Confira alguns desses registros:


 




  MERCADINHO PARA ENSINAR O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO – Turma do 3º ano do Ensino Fundamental, professora Girlene Medeiros.




  















CARTÃO COMO RECONHECIMENTO DO DESEMPENHO NA AVALIAÇÃO DO SAEPE – Turma do 4º ano, professora Mônica Fernandes. 


















OFICINAS PEDAGÓGICAS – TRABALHOS DESAFIADORES EM GRUPO – Turma do 5º ano – professoras Adriana Medeiros e Jaciara Pedro. 


















CANTINHO DA LEITURA – Turmas do 1º E 2º Ano - Professoras: Ângela Maria, Cassandra Lopes e Silene Carlos. (Essa Atividade é realizada do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental)

  



















JOGO DOMINÓ DA TABUADA.

– Turma do 4º ano, professora Mônica Fernandes. 


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CORREIOS REALIZARÁ AÇÃO DE TÊNIS NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO COMO PARTE DA PREMIAÇÃO DO 42º CONCURSO INTERANCIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS.



 Na primeira semana de setembro uma equipe dos correios do Rio de Janeiro chegará a Escola Tomé Francisco da Silva para realizar a oficina de tênis para cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo o 2º ano, turma da aluna Maírla, Vencedora Nacional do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas2013. O contato está sendo feito com a Analista de Correios Júnior, Francisca Rodrigues de Oliveira.
No Brasil, este concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las. Na fase estadual são premiadas as três melhores redações de cada estado e na fase nacional é escolhida apenas uma carta. A aluna Maírla teve como orientadora a professora Rosineide Oliveira e representou o Brasil na fase internacional. A estudante vencedora já recebeu parte da sua premiação na própria escola. Agora é a vez de compartilhar a seu sucesso com seus colegas que estão ansiosos para participarem da ação de Tênis promovida pelos Correios. O esporte encanta os alunos, a iniciativa de contemplar vários alunos na premiação favorece o empenho deles em querer estudar e cria o sentimento de pertencimento quando a escola alcança sucesso, palavras de Ivan, gestor da escola.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO CONTRA TURNO AJUDAM A MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA.

A equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva tem investido bastante em atividades complementares no contraturno como estratégia de melhoria do desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O monitoramento e o acompanhamento de cada aluno bimestralmente favorecem a identificação dos problemas de aprendizagem e as necessidades específicas de intervenção pedagógica. Trata-se de uma mudança e tanto no ambiente escolar. É preciso ampliar o currículo, rever a duração das aulas e adaptar os espaços. Ainda é preciso reorganizar as turmas e o número de professores e funcionários e recalcular a quantidade de material e merenda. Para Ivan, gestor da escola, todas as condições estruturais para o devido funcionamento das atividades estão sendo garantidas, embora com muito malabarismo e esforço. A secretaria de Educação de Pernambuco tem contratado os professores e a escola tem buscado parceiros e planejado estratégias para ofertar espaço, material, merenda e almoço.
                 “Ficar mais na escola só é bom para o estudante quando as atividades são planejadas e têm objetivos claros e há um maior contato dele com o conhecimento”, afirma Sergio Martinic, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile ( PUC- CHILE). O sucesso dessas atividades na escola Tomé Francisco pode comprovar a afirmação do professor Sérgio. A equipe de coordenadores, Socorro Santos, Rosineide Oliveira, Ivan José, Josilene Quidute e a professora Josineide Quidute que acompanha a área de matemática, planejam semanalmente com os professores, permitem a integração entre os conteúdos da sala e do reforço e ainda prepararam material específico, como apostilas, garantindo a qualidade das atividades no contraturno.

              Os pais também participaram da definição das atividades e comprometeram-se em acompanhar a freqüência dos seus filhos, que, aliás, tem sido muito positiva. Semanalmente, em horário bem definido, são atendidos os alunos do ensino Fundamental I ( 5º ano, com a professora Mônica em 03 dias) e as turmas de 8º série e 3º ano do Ensino Médio com os professores José Neto e  Julliety  nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, ampliando e ou reforçando os descritores do SAEPE, Prova Brasil, Pacto pela Educação e ENEM.
   
  

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA TOMÉ PARTICIPAM DE AULÃO DA REDE GLOBO EM BELO JARDIM.

             Cinco horas de aula seguidas não foram suficientes para cansar os alunos que participaram do aulão do Projeto Educação, que aconteceu na tarde deste sábado em Belo Jardim, Agreste do Estado. Mais de 3 mil alunos, de 178 instituições, puderam acompanhar os 22 professores do Projeto e conferir conteúdos de todas as disciplinas. Foi a primeira vez que o aulão preparatório para o vestibular aconteceu no interior.
               Um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio acompanhados do professor José Neto da Escola Tomé Francisco da Silva participaram do aulão e aprovaram a iniciativa, avaliando de forma positiva que as oportunidades cheguem também aos alunos do Agreste e do Sertão de Pernambuco. A motivação não faltou durante a maratona de aulas. Ginástica, música e interação ajudaram a tornar os conteúdos do vestibular mais fácil de assimilar.
    Os estudantes do EREM Solidônio Pereira de Carvalho, de Quixaba, também participaram do aulão e o transporte para as duas escolas foi cedido pela Prefeitura Municipal de Quixaba. Os alunos seguiram para Belo Jardim juntos em um ônibus do município.
           O aulão do Contagem Regressiva, da Globo Nordeste, acontece em a parceria com o governo do estado de Pernambuco. O secretário executivo de Educação, Paulo Dutra, esteve presente e a aprovou a iniciativa que mobilizou toda a rede de educação do interior de Pernambuco. "Isso é uma aula pra vida. Tenho certeza que cada um aqui vai levar esse momento para sempre, mesmo depois de vestibulares, Enem. Foi uma mobilização muito grande para termos tudo isso aqui", contou o secretário.

             O Projeto Educação continua com a exibição de matérias nos telejornais da Globo Nordeste, de terça a sexta. Os alunos podem conferir os vídeos depois no G1, onde também serão realizados chats ao vivo com os professores, todas as semanas. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio das duas escolas estaduais de Quixaba, com certeza, continuarão aproveitando as oportunidades para se prepararem para todas as avaliações que enfrentarão nos próximos meses.











sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BIBLIOTECA DA TOMÉ REPLICA OFICINA DE FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENCONTRO PROMOVIDO PELA GRE EM AFOGADOS DA INGAZEIRA



           Na quinta-feira, 15/08, logo na entrada da GRE do Sertão do Alto Pajeú, em Afogados da Ingazeira, uma exposição intitulada “A Leitura serve para quê?” toda organizada com stands, contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara, com todo apoio necessário do gestor Ivan.
  Os profissionais de diferentes escolas e municípios que participaram da formação Continuada para coordenadores de Biblioteca com o tema “ A Literatura a Serviço da Formação de Leitores, promovida pela GRE do sertão do alto Pajeú, ministrada pelas bibliotecárias Maria da Conceição Andrade ( Ceiça) da EREM Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba, e Vera Lúcia da Escola João Gomes dos Reis de Carnaíba,  visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas com a coordenadora da biblioteca Ana Maria Bernardino, a professora Jaciara Pedro, o gestor Ivan e as alunas do 5º ano Laura, Renale e Manoela. Os participantes da formação consideraram uma experiência riquíssima, principalmente porque demostrou o trabalho coletivo que ocorre na Escola Tomé Francisco com ações sistematizadas e voltadas para as avaliações externas, nesse caso, o desenvolvimento de habilidades de leitura da Prova Brasil.
       No decorrer da formação outras experiências também foram apresentadas e na avaliação da coordenadora Ana Maria, da escola Tomé Francisco que participou da formação integral nos dois dias, 14 e 15/08, o conteúdo e as oficinas corresponderam as suas expectativas, cumprindo assim, com o objetivo a que se propôs “Subsidiar as coordenadoras de Biblioteca com uma imersão no universo da literatura, através de um conjunto de modalidades de leitura que busquem diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler”.




SEMANA DO ESTUDANTE MOVIMENTADA NA TOMÉ




A semana do estudante 2013 na Escola Tomé Francisco trouxe algumas inovações. A maior e mais esperada foi a antecipação dos jogos interclasse que vieram promover a competição sadia e comemorar de maneira especial o dia do estudante. O professor de Educação física, Marconiel , tratou logo de organizar a tabela, o que contribuiu para que a ansiedades dos alunos aumentasse.
Tudo foi programado para que a grande final acontecesse no dia 12, segunda-feira, já que o dia 11 caiu no domingo. Logo nos primeiros dias da semana, as torcidas organizaram-se a caráter, com batucada e tudo o que tinham direito.
As Turmas entraram logo em clima de competição, na modalidade FUTSAL para os meninos e a tradicional “QUEIMADA” para as meninas. Logo começaram a aparecer os vencedores de cada jogo, no entanto os que perdiam logo se recuperavam, pois sabem que no esporte sempre haverá um que vence e um que perde e que o mais importante no jogo é a interação, é a “garra”, é a vontade de enfrentar um adversário, mas nunca um inimigo.
O saldo de medalhas foi muito positivo, ficando a vitória assim  consagrada:

 
QUEIMADA: 
CAMPEÃO –  CATEGORIA A: Turma do 7º ano A
CAMPEÃO  CATEGORIA B: Turma 2º ano A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA A: Turma 8ª série A
VICE-CAMPEÃO – CATEGORIA B: Turma 3º ano B
FUTSAL:
CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano A ,
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE):  8ª série B,
ENSINO MÉDIO: 3º ano A
VICE-CAMPEÕES:
ENSINO FUNDAMENTAL (MANHÃ): 7º ano B
ENSINO FUNDAMENTAL (TARDE): 8ª série A
ENSINO MÉDIO: 1º ano B


Mas, não só de esporte vive o homem, mas de cultura, de novas experiências... Por isso, a festa do estudante também contou com um momento de interação estudante-estudante, com socialização de saberes: uma mesa –redonda com os alunos que participaram de intercâmbio no Canadá, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia e Austrália. Os intercambistas, Débora, Henrique, Marcos e Thaís, tiveram a oportunidade de falar de suas dificuldades com o idioma, com a família adotiva, com nova rotina das escolas, respondendo às perguntas dos colegas. Falaram dos novos conhecimentos adquiridos, da cultura dos países visitados, das semelhanças e diferenças das escolas onde estudaram e a Tomé Francisco; enfim, deixaram os demais estudantes encantados com tudo que ouviram e viram, pois no pátio da escola puderam apreciar uma exposição de fotografias das viagens dos alunos. Foi realmente um momento especial.
Porém ainda não parou por aí. O grupo cultural “VOZES E VERSOS” formada por estudantes do ensino médio do  EREM – Oliveira Lima  de São José do Egito encantou o público com suas declamações de versos populares de cordel e apresentação de músicas regionais de consagrados nomes da música nordestina, incluindo no repertório uma homenagem ao saudoso Dominguinhos. O grupo mostrou o resultado de um projeto realizado na escola, coordenado pela professora.....que estava acompanhando a banda. A equipe da Tomé agradece a parceria da Escola...., a presença de vocês veio fechar com chave de ouro a programação da festa do estudante 2013.
Um delicioso lanche não podia faltar, pois onde tem festa tem bolo. Aliás, foi o que primeiro os estudantes viram ao chegar na escola na tarde da última segunda-feira: um cenário realmente de festa.
Esporte, informação e arte: um cardápio recheado para o jovem contemporâneo que além do simples lazer, necessita de formação cultural e vida saudável para enfrentar os desafios de uma nova sociedade.




















PARABÉNS, QUERIDOS ESTUDANTES DA TOMÉ FRANCISCO! VOCÊS TÊM O PODER DE CONTRIBUIR PARA QUE NOSSA ESCOLA CONTINUE COM UM PADRÃO DE QUALIDADE COMPATÍVEL COM AS SUAS NECESSIDADES.