domingo, 9 de junho de 2013

SOCIALIZAÇÃO DAS OFICINAS DA SEMANA DE LEITURA

    

CORREDORES DA ESCOLA REFLETEM A QUALIDADE DAS PRODUÇÕES DOS PROJETOS O PRAZER DE LER E LITERARTE


    Durante a vivência do Projeto o Prazer de Ler e Literarte, os alunos leram bastante, produziram textos dos vários gêneros, produziram expressões plásticas, interpretaram, expressaram  pontos de vista, conheceram grandes nomes da Arte e da Literatura brasileira, portuguesa e inglesa, refletiram sobre a questão ambiental da água, participaram de oficinas de Matemática, fazendo a ponte entre as disciplinas através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e estudaram em salas temáticas atraentes de acordo com o tema estudado em cada oficina.

    Amanhã teremos a socialização dos trabalhos em forma de seminário, com as turmas das séries finais do Ensino fundamental e com o Ensino Médio, na quadra da escola. Na ocasião, serão apresentadas peças teatrais, coreografias, recitais, saraus e stands de Literatura e Arte. A semana que passou foi de preparação exaustiva para esse momento. Toda a comunidade escolar está convidada.

    Uma coisa que chamou bastante a atenção na realização desses projetos de leitura foi a exposição dos trabalhos dos alunos nos corredores da escola, ao lado das salas de aulas. Os corredores estão refletindo a qualidade das oficinas e o empenho dos professores e alunos. ARTE, CULTURA, LEITURA, LITERATURA, HISTÓRIA, tudo à disposição da comunidade e dos visitantes que cheguem a qualquer momento na escola. A exposição já rendeu alguns elogios de visitantes do Rio de Janeiro e de Recife que estiveram
 na semana passada na Tomé.

PAIS, ALUNOS, COMUNIDADE,
 VENHAM PRESTIGIAR AMANHÃ O NOSSO TRABALHO!

ROJETO BOA VISÃO BENEFICIA 305 ALUNOS NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

     
       Enxergar bem não é uma questão apenas de saúde, mas também é condição fundamental para o bom aprendizado. Para cuidar desse aspecto tão importante dos estudantes da rede estadual, o Governo do Estado, através das secretarias de Educação e Saúde, está promovendo o Projeto Boa Visão, em parceria com hospitais e fundações de saúde do Recife.


       Nos dias 07 e 08 deste, o PROJETO BOA VISÃO esteve na Escola Tomé Francisco atendendo alunos, professores e funcionários com exame oftalmológico, num total de 305 consultas. Todos os beneficiados 
receberão gratuitamente óculos escolhidos
 por eles em ótica que virá na
 própria escola. Muitos desses alunos tinham
 problema de visão já detectados, mas não podiam
arcar com as despesas médicas, nem comprar
 os óculos; outros nem sabiam que apresentavam
 algum problema e descobriram durante a triagem.
        O projeto Boa visão, portanto, veio como
 mais um benefício recebido pelos alunos da rede
 estadual de PE que contribuirá para a saúde 
e também proporcionará melhores condições 
 para a aprendizagem dos nossos alunos.
       Os alunos passaram por uma triagem anterior realizada na própria escola pela Técnica educacional Jakeline Fernandes e pela Coordenadora da Biblioteca, Ana Maria Bernardino que foram previamente treinadas pelo órgão competente. Na ocasião, foi realizado o exame de acuidade visual e todos os alunos detectados com alguma dificuldade na visão foram encaminhados para participarem do projeto.

     

     Boa Visão- Intitulado Projeto Boa Visão, e já instituída como projeto de lei nº 14.511, de 7 de dezembro de 2011, a iniciativa pretende beneficiar 762 mil pessoas, sendo 726 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio e 35 mil profissionais em 1.112 escolas que compõem a rede estadual de educação, com consultas oftalmológicas e, constatando a necessidade, a entrega de óculos corretivos.
      Lançado em março, com a presença do governador Eduardo Campos, o projeto visa atender todo o estado em dois anos.







    


  

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ALUNA MAÍRLA CONQUISTA ÚNICA VAGA DO ESTÁGIO PARA O TRE DE CARNAÍBA



       A aluna MAÍRLA MARINA FERREIRA mais uma vez é destaque na escola. Agora com a conquista de uma vaga de estágio no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), única vaga existente na cidade de Carnaíba. Apesar da distância, a aluna está confiante que assumirá o estágio como uma forma de adquirir experiência que será relevante no seu futuro profissional. O desempenho dos alunos participantes da seleção foi medido através das notas adquiridas no boletim escolar em 2012. Maírla atingiu a nota 9,8. Outros alunos da escola que se inscreveram tinham notas acima de 8,0. 
      Os profissionais da escola parabenizam a aluna e sentem-se felizes, vendo que estão realmente promovendo uma educação que faz a diferença na vida de seus alunos.


ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SÃO APROVADOS PARA O PREVUPE



      08 alunos da  nossa escola conquistaram uma vaga no PREVUPE ( Pré-vestibular da Universidade de PE) e farão o cursinho pré-vestibular no pólo de Afogados da Ingazeira. Os alunos submeteram-se à prova de 50 questões, envolvendo as disciplinas do currículo. O Projeto é uma parceria da a Universidade de Pernambuco – UPE, através do IAUPE e em parceria com a Secretaria de Educação - SEE, com a Secretaria de Ciência e Tecnologia-SECTEC do Estado de Pernambuco e com a Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco - ASSIESPE.

      O Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) surgiu em 1999 com o nome de “Aluno de Escola Pública Rumo a Universidade”, quando atendeu cerca de 20 mil pessoas. No ano seguinte, o cursinho mudou o nome para Prevupe.
    As aulas do Prevupe são gratuitas e exclusivas para estudantes que cursaram ou que estão cursando o 3º ano do ensino médio em instituição pública. Elas são realizadas em 31 municípios do Estado de Pernambuco.
     Paralelamente ao Prevupe, são oferecidos cursos técnicos. Na hora da matrícula, cada aluno tem direito a se inscrever em duas opções, entre: Matemática Comercial Financeira; Redação Oficial; Qualidade no Atendimento; Português; Matemática Básica.

CONFIRA A LISTA DOS APROVADOS:

VANESSA NICÁCIO DE OLIVEIRA
MAYLLA RAYANNE DE OLIVEIRA
NATÁLIA ALEXANDRE DE LIMA
DAIANE MARIZ DE LIMA
LETÍCIA DARLING DE SOUZA SALVE
DÉBORA MARIA EVARISTO FERRAZ
VALÉRIA FLAYANE DE OLIVEIRA BEZERRA
ATALHIA CORDEIRO FLORENTINO


                                                              PARABÉNS!

PROJETO BOA VISÃO NA TOMÉ FRANCISCO

PROJETO BOA VISÃO CHEGA HOJE A QUIXABA

Através da X Geres com a Gerência de Mary Delania Pinheiro (foto), a cidade de Quixaba, recebe o Projeto Boa Visão  nesta quinta-feira (06) e sexta feira (07),  para realizar consultas oftalmológicas nas Escolas Estaduais: Tomé Francisco da Silva e Solidônio Carvalho, com previsões de 507 consultas a serem realizadas em alunos e funcionários destas instituições. 

Governo do Estado continua cumprido agenda com as Escolas Estaduais e ofertando mais consulta e exames oftalmológico ,como também a doação de óculos aqueles que tiverem necessidade . Uma parceria da Secretária Estadual de saúde e Secretaria Estadual de Educação.(J. Finfa)

CONTERRÂNEOS DE QUIXABA VISITAM A TOMÉ FRANCISCO

          Na última terça-feira, visitantes ilustres residentes no Rio de Janeiro e em Recife, deslocaram-se da cidade de Quixaba e vieram até Lagoa da Cruz exclusivamente para visitar a nossa escola. São filhos de Quixaba que sentem-se satisfeitos por em  sua terra natal existir uma escola que apresenta tão bons resultados, alcançando grande sucesso.
          Falo de DOROTÉIA BRASIL SPREAFICO, primeira professora estadual de Quixaba, seu esposo, LUIGI SPREAFICO e sua irmã DA PAZ. Demonstraram encantamento diante do que viram na Tomé Francisco.  O senhor Luigi, que é escritor, italiano de nascimento, escreveu no seu blog: “as folhas das plantas se agitam no jardim bem cuidado e os livros parecem cantar. A alegria vibra e contamina o visitante. As paredes estão cobertas de cartazes coloridos incentivando à leitura, ao estudo, à dedicação, à solidariedade, ao amor. Não há espaços vazios. O semblante dos alunos, normalmente carrancudos em qualquer escola, ali resplandece refletindo alegria e felicidade.”
          Dona Dorotéia parabenizou a todos da equipe pelo trabalho desenvolvido e sua irmã apreciou a exposição dos trabalhos dos projetos O Prazer de Ler e Literarte.
          A equipe da Tomé Francisco agradece a visita de tão simpáticos visitantes.


TALENTOS DA I FASE DA OBMEP 2013




              Alunos, pais e professores estavam ansiosos para conhecerem os talentos que se destacaram na I FASE DA OBMEP 2013. Na tarde desta quinta-feira, um cartaz com o nome dos classificados foi exposto no pátio. A emoção logo tomou conta dos alunos, alguns choravam pelo mérito conquistado, outros demonstraram sua decepção e tristeza  pelo resultado positivo que não veio. Muitos dos alunos, nos três níveis de ensino, já são veteranos na competição, outros conquistaram uma vaga pela primeira vez. Dos três níveis o de maior destaque foi do Ensino Médio e quem obteve a maior nota foi o aluno Henrique Vieira do 3º ano do Ensino Médio. A segunda etapa da OBMEP está agendada para o dia 14 de setembro de 2013.
 
Parabéns aos alunos classificados:
 
 




 

CRIANÇAS CURIOSAS PARTICIPAM DA EXPOSIÇÃO: A LEITURA SERVE PARA QUÊ?



Bibliotecárias, coordenadora e professores promovem exposição para ensinar aos alunos do 5º ano a finalidade da leitura.

 
Quarta-feira, 05(06), a entrada da Escola Tomé Francisco está toda organizada com stands, contendo textos selecionados com vários objetivos de leitura: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc. O objetivo da exposição é trabalhar o descritor da Prova Brasil e do SAEPE- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros textuais. Uma ação conjunta das bibliotecárias Ana Maria e Tamires, coordenada pela educadora de apoio Josilene Quidute e complementada em sala de aula pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Adriana e Jaciara. Os alunos visitaram a exposição, pesquisaram e preencheram uma ficha de observação e ainda tiveram a oportunidade de discutir as várias finalidades de leitura. Para a professora Jaciara, os alunos compreenderam qual é a função social do texto. A partir da estratégia de leitura utilizada nessa exposição, eles perceberam a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos.
     A atividade aconteceu no horário das 8 ás 10 horas. As crianças participaram com muito entusiasmo e demonstraram gostar da inovação, aprovando a forma como as bibliotecárias trabalharam o palanquinho de leitura: cada um jogava o dado, identificava o objetivo da leitura, visitava o stand e escolhia o tipo de texto que contemplasse o objetivo selecionado no dado. Segundo Josilene, educadora de apoio “É importante que, no trabalho com este descritor, sejam criadas estratégias de ensino em que se discuta a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, você estará contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propósito de apresentar idéias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor. Acredito que nessa exposição e nas oficinas de sala de aula, conseguimos desenvolver a habilidade de identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros, esperamos colher os frutos nas avaliações que estão por vir”.