segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CONSULTA ESPACIALIZADA: CONCLUINTES DO 9º ANO CONVERSAM COM UM ESPECIALISTA SOBRE O TEMA DO TCF


No dia 30 de outubro, terça-feira, os 88 concluintes do Ensino Fundamental participaram da CONSULTA ESPECIALIZADA – uma discussão para enriquecer o Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF).
  Monitorados por professores, os alunos, foram distribuídos em 15 grupos, com temáticas relacionadas a temas como: Bulling; A história do futebol; Depressão; violência doméstica; vicio em celular; violência social; prejuízos ambientais; Origem do Universo; Projeto de vida; Caatinga; Doação de órgãos; Doenças do sistema respiratório e a formação do computador. Em cada mesa temática, os alunos conversaram e tiraram dúvidas sobre os temas com os profissionais mais experientes, convidados para coordenar o debate.
A equipe da escola Tomé Francisco da Silva, alunos e familiares agradecem aos especialistas convidados que engrandeceram o evento:

Especialista
Especialidade/ formação
Riane Francisco S. Rodrigues
Especialista em Geografia
Alisson Morato de Lima
Bacharel Contabilidade
Ênio Ricardo A. de Medeiros
Técnico em Agropecuária
Verimarcos M. Leandro
Engenheiro
José Neto dos Santos
Técnico em informática
Sara Figueiredo
Enfermeira
Marques de Sousa
Psicóloga
Dr. Diomar Pegado
Médico
Marília Correa
Coord. Regional da Secretaria da Mulher
Manoel Marcelo
Psicólogo
Dr. Gutemberg
Delegado de polícia
Luís Henrique de Araújo
Especialista em Educação Física








terça-feira, 6 de novembro de 2018

Vem aí a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


Prepare-se: a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa será realizada em 2019 e chegará com muitas novidades!

Ao longo deste ano, o concurso de produção de textos que mobiliza professores, alunos e escolas públicas de todo o país passou por um processo de redesenho, com o objetivo de reformular ações e conteúdos oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro, em consonância com as políticas públicas de educação.
2018 se mostrou como uma etapa de muito trabalho, mobilização, reflexão e escuta. A equipe do Programa e seus colaboradores percorreram as regiões do país para conversar com professores de língua portuguesa, estudantes, técnicos de secretarias de educação, diretores de escolas, docentes de universidades públicas e representantes do Consed e da Undime. Além dos encontros presenciais, também foram realizadas entrevistas qualificadas, com diferentes públicos envolvidos no Programa. Nesses processos de diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões para a melhoria da próxima edição do concurso.
Temas como divulgação, mobilização nas escolas, adesão, categorias de inscrição, formação de professores, realização das oficinas em sala de aula, envio e seleção dos textos e a premiação foram amplamente discutidos para que centenas de contribuições fossem registradas e incorporadas na reformulação das propostas do Programa.
E o que vem de novo por aí?
Uma das principais novidades para a próxima edição é a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição, entre os já existentes: Documentário. Professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro - que já está elaborando um caderno de orientação - para a realização das oficinas em sala de aula, que irão abordar a produção de documentários. Serão cinco gêneros, distribuídos da seguinte maneira:


Poema
5º ano EF
Memórias Literárias
6º e 7º anos EF
Crônica
8º e 9º ano EF
Documentário
1º e 2º anos EM
Artigo de Opinião
3º ano EM
As premiações para semifinalistas, finalistas e vencedores nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário também reservam surpresas e novidades que serão divulgadas em breve.
Por ora, gostaríamos de compartilhar com toda a comunidade escolar que a próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro será lançada em fevereiro de 2019, e lembrar que o regulamento oficial apresentará com mais detalhes as novidades que vem por aí.
Ajude-nos a divulgar a volta da Olimpíada compartilhando a notícia com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação. E vamos envolver toda a comunidade nessa mobilização pela melhoria das práticas de leitura e escrita nas escolas de todo o país!

PENÚLTIMA CLASSIFICAÇÃO DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA

5º ANO A

LUANDSON DA SILVA SIQUEIRA
1.473
SAMIA ANTAS XAVIER
1.473
JULLIANY VITÓRIA GUALTER FERNANDES
1.458
MARIA EDUARDA PEREIRA MELO
1.451
JÚLIA HELENA DA ROCHA N. FLORENTINO
1.438
MARIA CLARA DA SILVA DE M. FERNANDES
1.438
MARIA JÚLIA DE SOUSA OLIVEIRA
1.438
BRENDA LAVINIA LEANDRO PEREIRA
1.426
EITOR ANTAS NUNES DA SILVA
1.426
GUSTAVO SIQUEIRA MEDEIROS
1.416
LÍDHIA MARIA LIMA DE MELO
1.413
VITOR GABRIEL MENDES CASUSA
1.413
MATHEUS VINICIUS QUIDUTE NUNES
1.397
ISAAC LUAN TENORIO DE ARAUJO
1.388
MARIA SIMONE KAMILLY SOARES MANDU
1.382
LAURA GONÇALVES DA SILVA
1.365
VALENTINA MARIA BARBOSA G. DE OLIVEIRA
1.357
ITALO YAN BATISTA DUARTE
1.351
KAUAN BATISTA SOUSA
1.340
HIORRANI BATISTA DE OLIVEIRA
1.339

5º ANO B

BRÍGIDA DE ANDRADE RÊGO
1.400
HELOISE MARTINS BARROS
1.400
DERICK ISAÍAS LEANDRO LOPES
1.367
NICOLE THAUANNY DA SILVA PIRES
1.367
HELENA RABELO CABRAL
1.363
DAISY PATRÍCIA RABÊLO DE SOUSA
1.360
LILIAN GABRIELLY PEREIRA ALVES
1.359
LIGIA PEREIRA LEANDRO
1.358
JOSÉ EDUARDO ALMEIDA DE MEDEIROS
1.339
MARCELLY TAYNARA LOPES FREIRES
1339
LÍDIA GABRIELLY CORDEIRO FERNANDES
1.332
MARIANNE PIRES MENDES
1.331
LUNA DE SOUSA LIMA
1.319
JOÃO PAULO RABELO CABRAL
1.311
MARIA RUTIANNE pEREIRA cORDEIRO
1.310
MATHEUS PABLO SANTANA DA COSTA
1.291
EBHERT ANDRADE DA SILVA
1.281
GISLAYNE MARQUES DOS SANTOS
1.281
CARLOS EDUARDO NUNES CORDEIRO
1.270
LUIZ AFONSO FAUSTINO DINIZ DE MORAIS
1.261

GRUPOS DO TCF
















segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Calendário de Novembro


Entre o distrito de Lagoa da Cruz e o Canadá, a Matemática

Quem tira o sustento da roça sabe que, em tempo de céu seco, não há suor que faça algo germinar. Rogaciano e Adeilda Ferreira da Luz que o digam. Morador do distrito de Lagoa da Cruz, em Princesa Isabel (PB), a 420 km da capital João Pessoa, o casal de agricultores criou os seis filhos driblando as intempéries do sertão. Leandro, o quinto, de 17 anos, sonha cursar medicina. Ao realizá-lo, será o primeiro da família a entrar na universidade.

Credenciais não faltam, a julgar pelo relato de Maria do Bom Conselho Freitas. Mestre em Matemática Pura e Aplicada e professora da rede pública de Pernambuco há mais de duas décadas, ela sabe bem do que o adolescente é capaz.


“Nos 22 anos em que trabalho na Escola Tomé Francisco da Silva, tive a oportunidade de trabalhar com diversos alunos, alguns muito inteligentes, esforçados, com vontade de vencer, alunos brilhantes com raciocínio lógico diferenciado. Dois foram muito especiais: um faz Matemática na Universidade Federal da Paraíba; o outro é Leandro.”

Bom Conselho o conheceu em 2014, quando ele passou a frequentar aulas de aprofundamento em Matemática. À época, o estudante fora classificado para a segunda fase da OBMEP. Dois anos depois, quando Leandro virou seu aluno no ensino regular, o contato se estreitou. “Passei a admirá-lo ainda mais. Inteligente e disciplinado. Humilde, não se deixou abater pelas dificuldades. Está sempre agarrando as oportunidades”, observa.

Leandro estreou na OBMEP aos 12 anos, quando cursava o sexto ano do Ensino Fundamental. Ele lembra o quão impactante foi a experiência. “Aquelas questões eram totalmente diferentes. Nunca havia resolvido algo parecido. Era realmente maravilhoso”, recorda, detalhando o que sentiu ao conquistar uma medalha. “Foi espetacular. Passar por aquela experiência fez aumentar ainda mais a minha pela paixão pela Matemática.”

Aluno do 2º ano do Ensino Médio da Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE), Leandro conquistou três pratas e um ouro na OBMEP. A premiação máxima o trouxe ao Rio no ano passado para receber a medalha, o que considerara inimaginável.
“Nunca passou pela minha cabeça que um dia fosse à premiação no Rio de Janeiro. Sou de família pobre. Meu pai e minha mãe sustentaram e educaram seis filhos no cabo da enxada. Recebíamos um pequeno auxílio do governo por meio do programa Bolsa Família. Mesmo com todo o sufoco, eles faziam o máximo para que pudéssemos estudar e não faltar nada.”

“Com a educação, a situação pode melhorar”
No lar dos Ferreira da Luz, as conquistas de Leandro são motivo de orgulho. A família já enfrentou muitas dificuldades, mas Adeilda crê que, com a educação, a situação pode melhorar. “A família é muito grande, mas a gente vai em frente, com fé em Deus e no estudo, que é uma coisa muito importante na vida de todos. Leandro, um dia, há de ter um futuro bom, um trabalho para se manter.”
Embora ninguém da família já tenha estudado em universidade, Leandro conta que nenhum dos seis filhos vive “preso à roça”. Os dois mais velhos são caminhoneiros e entregam ovos produzidos em uma granja de Princesa Isabel.
As duas irmãs mais velhas moram em João Pessoa e São Paulo. Leandro permanece em Lagoa da Cruz com a caçula. Ele acha que a vida melhorou. Os pais já não recebem o Bolsa Família. Rogaciano começou a trabalhar em uma granja, recebendo salário mínimo.
Agora, Leandro sonha com o Canadá. Foi selecionado para intercâmbio no país pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação de Pernambuco.

E se ingressar na medicina, a Matemática, que lhe abriu tantos caminhos, há de acompanhá-lo. “Ela está em tudo. Independentemente de minha escolha, irei conviver com ela no meu dia a dia.” Torcida para que realize esse desejo não falta.

Por Karine Rodrigues

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CONVITE: CONSULTA ESPECIALIZADA


GINCANA DE MATEMÁTICA: ALUNOS DO 8º/ 9º ANO INTERAGINDO COM AS TURMAS DO 5º ANO.


       Alunos do 8º/9º ano, coordenados por Diego e Jakeline, realizam uma Gincana de matemática para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.
         A Gincana de Matemática foi organizada considerando a Matriz de Referência de Competências e Habilidades do SAEPE, com atividades em diferentes níveis. Os alunos foram agrupados de acordo com as características e a complexidade dos desafios e o rodízio foi feito à medida que os alunos conseguiam vencê-los..
               Os 70 alunos do 5º ano, acompanhados pela professora Mônica Fernandes e Adriana Medeiros aproveitaram o momento para aprender brincando, com atividades que promoveram a interação do sujeito com o conhecimento. a Gincana foi realizada em dois dias ( 10 e 17 de outubro).






ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONCLUI TODAS AS ETAPAS DA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)


As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da segunda edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, realizada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem como objetivo incentivar e debater as práticas de alimentação saudável e combater a obesidade infantil dentro do ambiente escolar.
As Nutricionistas da Gerência Regional de Educação (GRE do Sertão do alto Pajeú) promoveram junto ao gestor Ivan e as professoras Adriana e Mônica, promoveram palestras, oficinas, jogos e brincadeiras, aula de campo com as crianças sobre os  4 (quatro) etapas com os seguintes temas:
Tema 1: Comida de verdade na escola;
Tema 2: Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar;
Tema 3: Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil;
Tema 4: Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!
O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!