segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Entre o distrito de Lagoa da Cruz e o Canadá, a Matemática

Quem tira o sustento da roça sabe que, em tempo de céu seco, não há suor que faça algo germinar. Rogaciano e Adeilda Ferreira da Luz que o digam. Morador do distrito de Lagoa da Cruz, em Princesa Isabel (PB), a 420 km da capital João Pessoa, o casal de agricultores criou os seis filhos driblando as intempéries do sertão. Leandro, o quinto, de 17 anos, sonha cursar medicina. Ao realizá-lo, será o primeiro da família a entrar na universidade.

Credenciais não faltam, a julgar pelo relato de Maria do Bom Conselho Freitas. Mestre em Matemática Pura e Aplicada e professora da rede pública de Pernambuco há mais de duas décadas, ela sabe bem do que o adolescente é capaz.


“Nos 22 anos em que trabalho na Escola Tomé Francisco da Silva, tive a oportunidade de trabalhar com diversos alunos, alguns muito inteligentes, esforçados, com vontade de vencer, alunos brilhantes com raciocínio lógico diferenciado. Dois foram muito especiais: um faz Matemática na Universidade Federal da Paraíba; o outro é Leandro.”

Bom Conselho o conheceu em 2014, quando ele passou a frequentar aulas de aprofundamento em Matemática. À época, o estudante fora classificado para a segunda fase da OBMEP. Dois anos depois, quando Leandro virou seu aluno no ensino regular, o contato se estreitou. “Passei a admirá-lo ainda mais. Inteligente e disciplinado. Humilde, não se deixou abater pelas dificuldades. Está sempre agarrando as oportunidades”, observa.

Leandro estreou na OBMEP aos 12 anos, quando cursava o sexto ano do Ensino Fundamental. Ele lembra o quão impactante foi a experiência. “Aquelas questões eram totalmente diferentes. Nunca havia resolvido algo parecido. Era realmente maravilhoso”, recorda, detalhando o que sentiu ao conquistar uma medalha. “Foi espetacular. Passar por aquela experiência fez aumentar ainda mais a minha pela paixão pela Matemática.”

Aluno do 2º ano do Ensino Médio da Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE), Leandro conquistou três pratas e um ouro na OBMEP. A premiação máxima o trouxe ao Rio no ano passado para receber a medalha, o que considerara inimaginável.
“Nunca passou pela minha cabeça que um dia fosse à premiação no Rio de Janeiro. Sou de família pobre. Meu pai e minha mãe sustentaram e educaram seis filhos no cabo da enxada. Recebíamos um pequeno auxílio do governo por meio do programa Bolsa Família. Mesmo com todo o sufoco, eles faziam o máximo para que pudéssemos estudar e não faltar nada.”

“Com a educação, a situação pode melhorar”
No lar dos Ferreira da Luz, as conquistas de Leandro são motivo de orgulho. A família já enfrentou muitas dificuldades, mas Adeilda crê que, com a educação, a situação pode melhorar. “A família é muito grande, mas a gente vai em frente, com fé em Deus e no estudo, que é uma coisa muito importante na vida de todos. Leandro, um dia, há de ter um futuro bom, um trabalho para se manter.”
Embora ninguém da família já tenha estudado em universidade, Leandro conta que nenhum dos seis filhos vive “preso à roça”. Os dois mais velhos são caminhoneiros e entregam ovos produzidos em uma granja de Princesa Isabel.
As duas irmãs mais velhas moram em João Pessoa e São Paulo. Leandro permanece em Lagoa da Cruz com a caçula. Ele acha que a vida melhorou. Os pais já não recebem o Bolsa Família. Rogaciano começou a trabalhar em uma granja, recebendo salário mínimo.
Agora, Leandro sonha com o Canadá. Foi selecionado para intercâmbio no país pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação de Pernambuco.

E se ingressar na medicina, a Matemática, que lhe abriu tantos caminhos, há de acompanhá-lo. “Ela está em tudo. Independentemente de minha escolha, irei conviver com ela no meu dia a dia.” Torcida para que realize esse desejo não falta.

Por Karine Rodrigues

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CONVITE: CONSULTA ESPECIALIZADA


GINCANA DE MATEMÁTICA: ALUNOS DO 8º/ 9º ANO INTERAGINDO COM AS TURMAS DO 5º ANO.


       Alunos do 8º/9º ano, coordenados por Diego e Jakeline, realizam uma Gincana de matemática para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.
         A Gincana de Matemática foi organizada considerando a Matriz de Referência de Competências e Habilidades do SAEPE, com atividades em diferentes níveis. Os alunos foram agrupados de acordo com as características e a complexidade dos desafios e o rodízio foi feito à medida que os alunos conseguiam vencê-los..
               Os 70 alunos do 5º ano, acompanhados pela professora Mônica Fernandes e Adriana Medeiros aproveitaram o momento para aprender brincando, com atividades que promoveram a interação do sujeito com o conhecimento. a Gincana foi realizada em dois dias ( 10 e 17 de outubro).






ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONCLUI TODAS AS ETAPAS DA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)


As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da segunda edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, realizada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem como objetivo incentivar e debater as práticas de alimentação saudável e combater a obesidade infantil dentro do ambiente escolar.
As Nutricionistas da Gerência Regional de Educação (GRE do Sertão do alto Pajeú) promoveram junto ao gestor Ivan e as professoras Adriana e Mônica, promoveram palestras, oficinas, jogos e brincadeiras, aula de campo com as crianças sobre os  4 (quatro) etapas com os seguintes temas:
Tema 1: Comida de verdade na escola;
Tema 2: Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar;
Tema 3: Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil;
Tema 4: Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!
O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!



FAIXA DE DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO PELOS RESULTADOS DO IDEPE/IDEB.


        O ambiente da Escola Tomé Francisco já ganhou um novo cenário. As faixas de divulgação e valorização pelos resultados do IDEPE/IDEB foram devidamente providenciadas pela equipe gestora e afixadas no pátio interno da instituição, assim toda comunidade escolar e visitante terão acesso ao excelente resultado alcançado nessas avaliações.

 

AÇÃO VOLUNTÁRIA CONSCIENTE: ESCOLA, PROFESSOR GLEYDSON, ALUNOS E FAMILIARES MELHORAM AS INSTALAÇÕES DA QUADRA DA TOMÉ.

Para toda ação que pensamos ou que queremos executar, sempre procuramos saber qual é a melhor maneira de praticá-la. Os estudantes da Escola Tomé Francisco sonhavam em melhorar as instalações da quadra da escola, mas a solicitação não foi possível ser atendida pela equipe gestora pela limitação e ausência de recursos financeiros com essa finalidade.
Para realização da ação – pintura do piso da quadra – o professor Gleydson Medeiros, juntamente com os  estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e apoio da equipe gestora e dos pais, realizaram uma campanha de arrecadação de fundos financeiros e conseguiram concretizar as ações de melhoria do espaço e da prática esportiva na instituição.
 A ação envolveu sentimentos, cumplicidade e expectativa de mudança e transformação social. No final, os alunos comemoraram dizendo “ Passamos a ser responsáveis pelo que cativamos”.



EXPERIMENTOS EM QUÍMICA


A professora Edinete Cipriano em suas aulas de Química, na quarta –feira 17 de outubro, realizou experiências com os alunos do 1º ano do Ensino Médio para detectar o caráter químico (ácido, básico ou neutro) de uma solução aquosa. Inovar a aula é sempre uma boa ideia para manter a turma ligada e entender melhor os conteúdos.




ALUNOS HOMENAGEIAM SEUS PROFESSORES


Os alunos do Ensino fundamental e Ensino Médio homenagearam os professores com mensagens, músicas e poesias nesta segunda-feira (15) de outubro. Para agradecer aos educadores pelos anos de ensino e para marcar o Dia do Professor, os alunos fizeram homenagens em salas de aula e surpreenderam os mestres com um belo momento nas festinhas organizadas em cada sala de aula.





RECONHECIMENTO AO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO


Em comemoração ao dia do Funcionário Público, dia 28 de outubro, o gestor Ivan entregou uma lembrancinha para homenagear seus colaboradores. O dia do Funcionário Público foi instituído no governo do Presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
                Para a equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva, o reconhecimento do trabalho do colaborador, seja através de promoção ou de um elogio é fundamental no processo de encorajamento do trabalhador com a sua função, além de despertar um desejo constante de melhora. Parabéns!




HOMENAGEM AO PROFESSOR DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. Na data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, o gestor Ivan preparou uma lembrancinha para cada estrela que faz a Escola Tomé Francisco brilhar.
Todos sabem que o professor é a personagem principal na vida de qualquer pessoa, independente da profissão que ela exerça, pois é ele que dá base para a formação de qualquer indivíduo. Principalmente por esse motivo, os professores merecem um dia de homenagem, e este dia é 15 de outubro. A equipe da Tomé reconhece o seu valor na construção de uma escola de qualidade social. Parabéns!