terça-feira, 25 de setembro de 2018

PROJETO O PRAZER DE LER: COM OS GÊNEROS POESIA E MEMÓRIA, AS TURMAS DO 9º ANO FAZEM A ABERTURA DAS OFICINAS NO TURNO DA TARDE.


A turma do 9º ano A, orientada pela professora Juliette, apresentou um lindo recital temático “Poesias musicadas, geração de 30: Carlos Drummond, Cecília Meireles e Vinícius de Morais”.
A turma do 9º ano B, sob a coordenação da professora Ana Paula, trouxe para o público “As Memórias de dois viajantes nordestinos de ontem e hoje”.
As duas turmas fizeram a abertura da culminância do turno da tarde, encerrando as apresentações do Projeto “O Prazer de Ler”, no dia 12 de setembro.












PROJETO O PRAZER DE LER: CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL MARCAM A CULMINÂNCIA DAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 8º ano)








A culminância do Projeto O prazer de Ler com a participação das turmas do 6º ao 8º ano aconteceu na manhã do dia 12 de setembro, na quadra da Escola Tomé Francisco. Esse projeto possibilita as crianças e adolescentes o acesso aos conhecimentos que permitam a compreensão das diferentes formas de explicar o mundo. Os alunos e seus professores trouxeram para o público o uso da linguagem com uma visão integradora que compreende: oralidades, escritas, sons, imagens e movimentos corporais como expressões de sentidos.  A criatividade esteve presente na dança, no teatro, no recital, nas cenas do cotidiano, na dramatização de telejornais.

 

Programação:

 

TURMA
PROFESSOR
APRESENTAÇÃO
6º A
Silene Oliveira
Contos: Do mundo imaginário para o mundo real.

6º B
Cida Medeiros
Inteligência artificial: um futuro inevitável – coreografia e exposição oral.

6º C
Cassandra Lopes
As descobertas que salvam vidas.

6º A e 6 º C
Dirlande Medeiros
Poemas cantados de Cecília Meireles

7º A
Sammily Martins
Contos: além da imaginação.

7º B
Kenya Giseli
Somos todos um: não a xenofobia.

8º A
Danúbia Rêgo
As descobertas que salvam vidas – musical e exposição.

8º B
Gleydson e kássia
Terapias alternativas – Biodança.

 




PROJETO O PRAZER DE LER: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENCANTA COM O MUSICAL: EMÍLIA E O LIVRO MÁGICO.


Na manhã do dia 12 de setembro, as crianças do 5º ano A (professora Adriana Medeiros) e 5º ano B (Mônica Fernandes) fizerem uma brilhante apresentação do musical: Emília e o Livro Mágico.

Para contar a história da boneca de pano que queria ser famosa com a posse de um livro mágico, com poderes de dominar todas as crianças e o mundo com o conhecimento e a magia, a trama contou com diversos personagens: Emília ( a boneca), Visconde, os mágicos e os animais do circo, a Cuca, as bailarinas, o pano mágico e claro, os livros.

Depois de percorrer um longo caminho em busca do Livro Mágico, Emília descobriu que não existe apenas um livro mágico. Todos os livros são mágicos. Só a leitura de muitos livros pode fazer você viver grandes aventuras!














terça-feira, 4 de setembro de 2018

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO OFERTA A MELHOR EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO PAJEÚ


MAIOR IDEB NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (3), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Trata-se do levantamento mais importante de avaliação do ensino fundamental e médio do país. Os dados são calculados por meio do cruzamento das taxas de aprovação — medidas no Censo Escolar 2017 — com os desempenhos dos alunos nas provas de matemática e língua portuguesa, aplicadas em todo o país.
A Escola Tomé Francisco da Silva ficou em 1º LUGAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO em Pernambuco na região do Pajeú. Para o diretor Ivan Nunes, a instituição continua em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), porque toda equipe dá total atenção aos alunos. O Projeto Político Pedagógico é focado nas ações pedagógicas, elaborado, executado, avaliado e redirecionado em equipe, o que reflete nos bons resultados.
 Para conquistar excelência, muitas atividades inovadoras foram realizadas: Projetos de leitura; Feira do Conhecimento; Sarau Literário; Aulões, Motivação, Formação continuada; Plantão da Matemática; Clubinho da matemática: Reforço amigo; Monitoramento da aprendizagem; reuniões de pais e mestres e muito compromisso e dedicação de seus profissionais: gestores, coordenação, analistas educacionais, bibliotecárias, professores, porteiros, funcionários e ainda o envolvimento dos nossos alunos (que realizaram a Prova Brasil com responsabilidade) e familiares que são constantes parceiros da escola.
As políticas públicas do governo de Pernambuco, a exemplo do Pacto pela Educação, o apoio da GRE do Sertão do Alto Pajeú (gestora Cecília Patriota) também contribuem para a constante melhoria do desempenho da Escola Tomé Francisco da Silva, um bom exemplo de educação pública de qualidade social. 

terça-feira, 28 de agosto de 2018

GESTORES DA TOMÉ PARTICIPAM DO PROGEPE


                Os gestores da Escola Tomé Francisco da Silva, Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute Nunes participaram do Programa de Formação de Gestores Escolares -PROGEPE- promovido pela Secretaria Executiva de Gestão de Rede – SEGE- e a CEFASPE com o apoio do governo de Pernambuco, realizado no mês de agosto, na turma de Afogados da Ingazeira. O curso de aperfeiçoamento busca qualificar todos os gestores da rede estadual de Pernambuco.
                No total, forma 05 encontros, divididos nos seguintes módulos:
MÓDULO I
GESTÃO ESCOLAR E O DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE GESTOR ESCOLAR.
MÓDULO II
GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO.
MÓDULO III
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, SERVIDORES, PROFESSORES, ESTUDANTES, FAMÍLIAS E COMUNIDADE.
MÓDULO IV
RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM FOCO NA ADMINISTRAÇÃO DOS CONFLITOS E A MEDIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA.
MÓDULO V
LEGISLAÇÃO ESCOLAR
                O curso contou com os instrutores: Eliana Nogueira Brito Saturnino, Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida, Ana Marckdalva Pires de Moura Vasconcelos, Verônica Sobaral Almeida Amaral e Mascleide Paula de Lima. Na coordenação Cecília Maria Peçanha Esteves Patriota e Neuma Maria Veras Patriota.
                Para Tereza Perez, diretora executiva do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo, bons currículos devem prever o debate sobre o papel da liderança e a discussão de problemas reais: "O trabalho do gestor é transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas" assim, a formação continuada é essencial, pois um gestor bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos.




PALANQUINHO DE LEITURA ENCANTA AS CRIANÇAS DO 5º ANO

Na manhã de sexta-feira, 24 de agosto, a Biblioteca Ariano Suassuna, da escola Tomé Francisco da Silva, promoveu o PALANQUINHO DE LEITURA 2018, destinado para as 70 crianças do 5º ano A (professora Adriana) e 5º ano B (professora Mônica). A coordenação da ação foi de Ana Maria e Luís. Na programação música de incentivo à leitura, brincadeiras, leitura no palanquinho e uma apresentação dos alunos do 2º ano da escola Manoel Joaquim de Santana.   
No projeto de leitura da Escola Manoel Joaquim de Santana (escola municipal de Quixaba - PE), o professor Evandi Lopes Barbosa trabalhou o gênero conto. Culminou com uma apresentação teatral da história: "Os Saltimbancos", um belíssimo recital que encantou as crianças e profissionais da Escola Tomé Francisco da Silva, além de abrilhantar o evento.
A equipe gestora da agradece ao professor Evandi, a participação dos pais que acompanharam a apresentação de suas crianças e a diretora Girlene Nunes.