terça-feira, 10 de abril de 2018

BNCC em debate na Escola Tomé Francisco da Silva

O dia 4 de abril foi escolhido pela Secretaria de Educação de Pernambuco como o Dia D: um dia estadual de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular. Nessa data, secretarias, escolas, gestores e professores do estado foram convidados a se debruçar sobre a BNCC para entender por que ela é tão importante, como foi construída, de que forma está estruturada e como vai impactar o dia a dia em sala de aula.
Na Escola Tomé Francisco da Silva, as coordenadoras Josilene Quidute Nunes e Maria Josineide Quidute, com apoio da analista Cláudia Sandocléia, prepararam um roteiro de atividades, com leitura de textos, dinâmicas, vídeos, atividades práticas e questões para discussões em grupo para facilitar o entendimento pelos professores. Para que a BNCC se torne uma realidade nas salas de aula, é preciso que gestores, professores e pais não só compreendam as propostas trazidas por esse documento, como se mobilizem para colocá-las em prática.
A BNCC determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. O próximo passo será a (re) elaboração os currículos e as escolas devem adequar seus PPPs para que os professores construam os planos de aula se adequando a essas novas diretrizes da educação.




ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONTINUA ENTRE AS ESCOLAS COM OS MELHORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO EM PE


A Escola Tomé Francisco tem grande destaque no resultado da proficiência do SAEPE, referente ao ano de 2017, divulgado no início desse ano de 2018. No ensino fundamental, a escola apresentou o melhor desempenho na GRE do Sertão do alto Pajeú, alcançando o primeiro lugar no 5º e 9º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  No ensino médio, também ficou entre as escolas com os melhores resultados.
  

TURMA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
FLUXO
POSSÍVEL IDEPE
5º ANO EF
275,2
300,2
100%
8.69
9º ANO EF
294,1
317,7
100%
6.86
3º ANO EM
317,2
368,1
97%
6.45


  O diferencial é o envolvimento, a participação coletiva, é você inteirar todos, não deixar ninguém de fora do trabalho e planejar ações e intervenções contínuas, em tempo hábil, para fortalecer o ensino e a aprendizagem, disse Josilene Quidute, diretora adjunta.

            Na manhã de quarta-feira, 04/04, a equipe conheceu e analisou os resultados da escola. Para a equipe gestora, O grande desafio é trabalhar para continuar melhorando os indicadores para alcançar notas muito mais altas do que nos anos anteriores. Agora é se manter firme, com um conjunto grande de investimentos.
            Soligo (2010, p.129) sugere que “Ao conhecer os índices aferidos nos testes, a escola e seus professores têm a oportunidade de analisar sua trajetória e verificar o que deu certo, para aperfeiçoar e manter, ou identificar falhas e problemas a serem superados”. Foi exatamente essa reflexão que aconteceu à medida que os resultados foram apresentados, levando a equipe a acreditar que o que é bom pode ficar melhor e o que os nossos pontos fracos podem ser superados. Como aconselha Flávio Sousa “Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais”.
             Na ocasião, a gestora da GRE Cecília Maria Patriota e uma integrante da Secretaria de Educação de Pernambuco participaram do momento e parabenizaram todos os profissionais da Escola Tomé Francisco da Silva pelo exemplo de sucesso de educação de qualidade no estado de Pernambuco.




CAFÉ... COM IDEIAS, COM MÚSICAS, COM ALEGRIA, COM SUCESSO! Com gostinho de quero repetir o excelente resultado do SAEPE em 2018!


Eis que entra em cena O CAFÉ
Um senhor respeitável
Que atravessou as fronteiras
Do tempo para justamente fazer-nos
SEGURAR OS PONTEIROS DO RELÓGIO
NÃO IMPORTA SE É um expresso ou um capuccino
Ele simplesmente ignora esse tal tempo
Porque O CAFÉ não nasceu ontem
SABE DAS COISAS.
Sabe que deixa marcas na vida das pessoas.
Porque elas contam com ele para isso:
 PARA TEREM OS SEUS PRÓPRIOS TEMPOS.
E fazerem dele o que bem entenderem.
Os ponteiros que parem, pois o momento é de COMEMORAÇÃO.

No dia 04 de abril, às 8 horas, o gestor Ivan promoveu uma recepção festiva para todos os integrantes da Escola Tomé Francisco da Silva com objetivo de valorizar e reconhecer o esforço e empenho de cada um nos resultados de excelência que a instituição vem colhendo ao longo do tempo.
Em 2018, com o anúncio da proficiência do SAEPE (ano base 2017) foi possível projetar o IDEPE e prevê que a Escola Tomé Francisco continua no pódio. “È emocionante saber que continuamos evoluindo, crescendo, buscando sempre a excelência. E esses resultados conquistados não seriam possíveis se não estivéssemos juntos nesse trabalho, por isso é válido parar os ponteiros dos relógios para comemorar”, afirmou a diretora adjunta Josilene Quidute Nunes.
Essa é uma ação de motivação da equipe, pois para continuar crescendo seus membros precisam estar bem e querendo, efetivamente, fazer o seu trabalho. Uma equipe motivada trabalha mais e melhor. Além disso, a motivação da equipe cria um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e que torna a escola um lugar de que as pessoas gostem, pontuou Ivan.






















ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE A VISITA DO CONSELHO TUTELAR DE QUIXABA


Quem consegue estabelecer um bom contato com o conselho só tem a ganhar. É o caso da Escola Tomé Francisco da Silva que trabalha em parceria com os Conselheiros.  Para reafirmar a construção da relação harmoniosa, nesta quinta-feira, 22/03, os representantes do órgão do município de Quixaba visitaram a escola para conversar com o gestor Ivan sobre a situação dos estudantes em 2018. O gestor Ivan recebeu os conselheiros: Francisca de Oliveira Santos dos Reis – presidente do CMDCA – Girlande Morato da Silva, Ednalgina Medeiros de Andrade, Joana Natália Fernandes Feitosa e José Aldenir Sabino de Lima.
Na conversa, ficou claro que embora a Escola Tomé Francisco não tenha registrado casos de abuso dos direitos das Crianças e Adolescentes porque em alguns incidentes conseguem resolver sem que seja necessário contatar o conselho, a escola pode contar com a parceria dos conselheiros quando registrar as preocupações da equipe  com algum aluno. Dessa forma, o órgão fica por dentro do histórico recente do estudante tem mais ferramentas para solucionar o caso se as preocupações tiverem fundamento.
Dentre as funções do órgão está a verificação do aproveitamento escolar a fim de determinar aos pais ou ao responsável as medidas para solucionar os problemas que estejam atrapalhando o desempenho, identificação de maus tratos envolvendo os alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares e elevados níveis de repetência. Ele só não tem competência para interferir em assuntos internos da instituição, como propor mudanças pedagógicas. Escola e conselho existem para o bem da criança e do adolescente.




segunda-feira, 2 de abril de 2018

Equipe da GRE Recife Sul conhece a experiência exitosa da Escola Tomé Francisco da Silva


Na terça-feira, 27 de março de 2018, a equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva recebeu cerca de 60 professores e gestores das escolas da GRE Recife Sul – EREM Professor Trajano de Mendonça e EREM Mariano Teixeira que vieram conhecer no chão da instituição as experiências exitosas que produzem excelentes resultados nas avaliações externas (Prova Brasil/ SAEPE/ ENEM) e em olimpíadas e concursos.
O grupo percorreu todos os ambientes da escola, conversou com alunos nas salas de aula e conheceram o clima organizacional pelo olhar, pela observação, pela interação com outros professores. Após, o gestor Ivan e a educadora de apoio Josilene Quidute socializaram todo trabalho desenvolvido pela equipe da Tomé, discutiram alguns questionamentos e tiraram algumas dúvidas em relação aos projetos. Antes de partirem para Recife, o grupo almoçou na instituição.
A experiência foi avaliada de forma positiva pelos educadores, conforme depoimentos:

“Encantada! É como me sinto diante de tanta dedicação e amor pelo que faz”. Um trabalho conectado, integrado.
Cláudia Alexandre de Vasconcelos

“Consegui visualizar que a Tomé é bem estruturada na gestão de pessoas e tudo o que faz é bem planejado.”
Manuela Bonifácio de Albuquerque

“Um trabalho efetivo de colaboração, com monitoramento das ações, comprometimento da equipe e a transparência das ações voltadas para uma educação de qualidade nacionalmente e internacionalmente reconhecida”.
Rosangela

“ Foi além das minhas expectativas no que se refere as ações desenvolvidas na escola”.
Luiz César

“Apenas elogio. Tudo o que foi conquistado é reflexo de trabalho árduo desenvolvido ao longo dos anos. Continuem assim!”
Professor da Escola Trajano de Mendonça.











Colégio e curso DOMÌNIO realiza aulão na Escola Tomé Francisco para 110 estudantes do 3º EM

Na segunda-feira, 03 de abril, os professores do colégio e curso DOMÌNIO, da cidade de Serra Talhada, realizaram um aulão para 110 estudantes do 3º ano do Ensino Médio na Escola Tomé Francisco da Silva. Divididos em dois grupos, os estudantes assistiram aula de Língua Portuguesa, Matemática e Física. Para Ivan, a parceria é importante porque é mais uma ação de fortalecimento do ensino e da aprendizagem já que este ano é muito importante para turmas que vão fazer avaliação do SAEPE, ENEM e vestibulares. As aulas foram acompanhadas pelos professores da escola José Neto dos Santos e Kássia Shizanne e ministradas pelos professores:
·         Kenynho Nascimento – Licenciatura Plena em Matemática (especialização)
·         Francioly Brazil – Bacharelado em Direito/ Licenciatura em Matemática/ Mestre em educação.
·         Miquéias Welliton – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglês
( especialização)






terça-feira, 20 de março de 2018

ALUNOS DA TOMÉ RECEBEM KIT ESCOLAR DE QUALIDADE: UMA GARANTIA DO GOVERNO DE PE


A educação de Pernambuco avançou com a oferta de novas vagas, construção de novas unidades escolares, reformas e ampliações, programas e projetos entre outras melhorias. O resultado de todo este trabalho realizado pelo Executivo tem ajudado a garantir uma educação de qualidade aos quase 800 alunos da escola Tomé Francisco da Silva. Esse ano, o Kit escolar melhorou a qualidade dos itens que são destinados para 100% dos alunos atendidos pela rede estadual.
Na manhã dessa segunda-feira, o gestor Ivan iniciou a entrega dos kits e já atendeu todos os alunos do Ensino Fundamental e mais de 100 alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os demais aguardarão o complemento do material. Esta ação garante aos estudantes melhores condições de estudo e aos pais mais tranquilidade no orçamento familiar, promovendo a igualdade social entre os alunos e oferecendo mais segurança para os mesmos.






sexta-feira, 16 de março de 2018

VENCEDORES DO 47º CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS DA UPU 2018 – ETAPA ESCOLAR.


O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens tem como objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da União Postal Universal (UPU)sediada em Berna, na Suíça.
Todos os anos a ESCOLA TOMÉ FRANCISCO vem participando deste concurso com relevante sucesso, já tendo alcançado primeiros lugares no estado e 1º lugar Nacional. Em 2018, participaram os estudantes de até 15 anos de idade, matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Este ano o 46º Concurso trouxe um tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?” Na escola, foi elaborada uma sequência didática para o Ensino fundamental e Médio, que foi ministrada para cerca de 300 alunos pelos professores de Língua Portuguesa. O resultado final foi a produção das cartas que foram escritas e reescritas e submetidas à apreciação da comissão escolar, sendo escolhidas duas cartas na etapa escolar e enviadas para a coordenação estadual do concurso. 
Eis as alunas selecionadas: