domingo, 3 de setembro de 2017

ESCOLA PROMOVE AULÕES PARA O 9º ANO E ENSINO MÉDIO

 Até agora foram promovidos 04  aulões  para o 3º ano do Ensino Médio E 02 para o 9º ano  com o objetivo de complementar estudos para as avaliações externas: SAEPE, ENEM E SAEB. 


AULÃO DE MATEMÁTICA


  No dia 21/08 foi a vez de Matemática, com a professora de Matemática Maria do Bom Conselho Silva e o Prof. Sebastião. Os alunos tiveram a oportunidade de  fixarem conteúdos importantes para uma melhor compreensão daqueles abordados na série atual. Uma aula expositiva e algumas atividades desenvolvidas em forma de oficinas sobre Função exponencial e logarítmica constituiu o aulão, que aconteceu no horário do PROEMI. 


AULÃO  DE REDAÇÃO

 Em 28/08, as professores de Língua Portuguesa Rosineide Alves, Jaciara Santos, Daniela Justino E Kássia Shizzane ministraram o aulão de Redação com o tema “Vença e convença pela argumentação.  Para compreender melhor o que é TESE e ARGUMENTO, os alunos assistiram a alguns trechos do filme: “Deus não está morto”, analisando a força argumentativa do protagonista para defender a sua tese diante do professor e de seus colegas de turma. Redações nota 10 do ENEM forma lidas e comentadas, dando enfoque ao tipo de conclusão presente nos textos e exigidos pelo ENEM. Após a aula expositiva, os alunos fizeram atividades práticas de produção e identificação da tese e dos argumentos, atendendo tanto descritores do SAEPE, como competências do ENEM.

AULÃO DE MATEMÁTICA PARA 9º ANO 
– FUNDAMENTAL E 3º ENSINO MÉDIO, 
COM A PRESENÇA DO PROFESSOR BRAZ, 
DA GEPEM 

Terça-feira, dia 29/08, a escola recebeu o professor Severino Braz, da GEPEM – Gerência de Políticas para o Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O professor trabalhou com os alunos conhecimentos teóricos aliados à prática, contemplando o conteúdo Figuras e Sólidos Geométricos. Em seguida, foram realizada atividades/oficinas, coordenadas juntamente com os professores e professoras de Matemática da própria escola: Sebastião, Edinete, Bom Conselho Silva e Iranete. Os alunos realizaram as tarefas, socializando em seguida com o grande grupo. 



AULÃO DE GEOGRAFIA E QUÍMICA


No dia 30, a professora Bom Conselho Fernandes abordou com os alunos conteúdos do eixo de Cartografia (Coordenadas geográficas e Fusos horários). As atividades tiveram início com uma mensagem motivacional e, em seguida, a professora explicou a relevância dos conteúdos para o ENEM e os demais Vestibulares, assim como no cotidiano das pessoas.
Após uma breve revisão, os estudantes responderam um simulado coletivamente. Durante a atividade, a professora comentava as respostas  para sanar eventuais dúvidas.
No aulão de Química, o professor José Neto abordou com os alunos especificidades da prova do ENEM, trabalhando com questões-modelo para que os alunos se familiarizem e desenvolvam competências inerentes aos conhecimentos de Ciências da natureza.












sábado, 2 de setembro de 2017

ALUNOS PROTAGONISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PROJETO “SEMEAR” EM SÃO JOSÉ DO EGITO

A Escola Ténica Estadual Professora Célia Siqueira foi a anfitriã do encontro, recebendo participantes de  escolas integrais e semi integrais da GRE - Gerência regional de Educação.

Em 26 de agosto (sábado), um grupo de 05 alunos protagonistas da Escola Tomé Francisco participou de um animado e proveitoso encontro do PROJETO SEMEAR. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Educação de PE e tem como objetivo principal pensar e discutir ideias sobre as ações de fortalecimento do Protagonismo Juvenil que serão realizadas nas escolas de Ensino Médio Integral.
Participaram do encontro, que teve como tema norteador ‘COMUNICAÇÃO”, alunos e gestores das escolas da GRE do Sertão do Alto Pajeú. Foram realizadas palestras e oficinas organizadas pela escola anfitriã, com a colaboração de outras 05 escolas, que com atitude de bastante acolhimento agradaram a todos, incluindo na programação: almoço musical ao som dos jovens músicos e cantores da Banda Poesia Cantada, da Escola Prof. Célia Siqueira e Banda (anfitriã) e Banda Show EREM Santa Terezinha. Para encerrar uma peça teatral, intitulada “Construindo Histórias de Amor”, do EREM Prof. Carlota Breckenfeld.
Os alunos que participaram do encontro ficaram encantados com a troca de experiências e se sentiram fortalecidos para protagonizarem ações em nossa escola. Segundo a estudante Larissa Ribeiro: " Participar do Projeto "Semear" lhe proporcionou conhecer vários jovens, além de compartilhar ideias." a respeito do encontro na Escola Prof. Célia Siqueira, ela afirma: "Foi incrível! realmente uma experiência única e enriquecedora. Representar a minha escola, ser considerada uma jovem protagonista e estar ao lado de talentos jovens de outras escolas foi um imenso prazer. Espero que com o Projeto 'Semear', realmente possamos semear novas ideias. "

Este é o desejo da equipe da Secretaria de Educação com este projeto, o qual acolhemos, entendendo que o estudante precisa ser um verdadeiro protagonista na escola, e da escola para a vida.







quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO: 10 ANOS DE DESTAQUE NO PRÊMIO IDEPE

O Prêmio IDEPE é considerado o evento mais importante do calendário da educação pública de Pernambuco, pois visa valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GRE) e municípios que obtiveram bons desempenhos educacionais no Estado. Divulgado anualmente, a realização da solenidade de premiação do IDEPE entrou no calendário do Governo do Estado em 2015, e desde então, é um momento esperado por todos os gestores estaduais e municipais de Pernambuco.
A Escola Tomé Francisco participou das 11 edições do PRÊMIO IDEPE, como instituição de destaque pelos excelentes resultados nas três modalidades de ensino: Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais, e Ensino Médio. Em 2016, os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (28) pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação. A solenidade de premiação aconteceu na Sala das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas. O gestor Ivan Nunes e educadora de apoio Josilene Quidute participaram do evento. O IDEPE 2016 premiou seis municípios, seis Gerências Regionais de Educação (GRE) e doze escolas. 
Para Ivan, gestor da escola, o sucesso é fruto do trabalho em equipe, cada integrante da Tomé tem sua importância nos resultados: equipe gestora, os funcionários, os analistas, a coordenação, os pais, os alunos, os parceiros e principalmente os professores. Também é importante enfatizar o alinhamento das ações entre Secretaria de Educação, GRE do Sertão do Alto Pajeú e apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba.





PROEMI EM AÇÃO: INTENSIVO DE MATEMÁTICA

A aprendizagem de Matemática é sempre um grande desafio. Para que esta ocorra da melhor forma, os professores de Matemática identificaram dificuldades apresentadas pelos alunos ao longo do ano nas turmas do 1º e 2º anos do ensino médio, dividiram os alunos em equipes, prepararam oficinas com variadas metodologias e na segunda-feira 28/08/2017 realizaram um intensivo de Matemática buscando sanar as principais dificuldades.
Parabéns aos professores Josefa Aparecida, Diego Kennedy, Edinete e Iranete que trabalharam nas quatro equipes formadas por alunos do 1º ano e parabéns a Bom Conselho Silva, José Neto e Sebastião que trabalharam nas três equipes do 2º ano. O trabalho apresentou excelência maior que a esperada.
A qualidade de ensino de ensino evidenciada pela nossa escola deve-se a dinamização dos trabalhos, ao compromisso e empenho da equipe escolar na realização de suas atividades em prol do objetivo comum : fazer o aluno aprender.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPOSIÇÃO EM DESTAQUE

Na quinta-feira 24/08/2017 a escola realizou a feira do conhecimento do ensino fundamental nas turmas do 6º ao 8º ano. Mais uma vez o despertar do interesse , o esforço para produzir e sistematizar  conhecimento foi  evidenciado em cada stand.  Observar os alunos revelando suas habilidades, mostrando independente da tenra idade que pode ser protagonista  e que  tem potencial,  provoca em nós a vontade de ir adiante.


Cultura  afrodescendente
Alunos do 6º A com a coordenação da professora Cristiane evidenciaram a influência e a importância da cultura afrodescendente para a formação do povo brasileiro, buscando o combate ao racismo e a valorização da pessoa independentemente da cor da pele.



Emotions

Alunos do 7º A e a professora Samilly apresentaram a forma de comunicação paralinguística ,geralmente usada nas redes sociais para  expressar-se quando estiver feliz,irritado,surpreso ou apaixonado... também para demonstrar aprovação, rejeição, saudação entre outras através de por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Na oportunidade também houve a tradução das palavras representativas das “emotions”  da língua inglesa para a portuguesa.

Cultura indígena

A lunos do 7º B e a professora Kenia  informou que  não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras, e que estas culturas exercem grande influência já que foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social. Também falou-se dos direitos dos índios e do apoio que devemos dar para que estes continuem existindo e preservando a própria cultura.


Como reduzir a produção de lixo no planeta

Alunos do 8º B e a professora Josefa Aparecida apresentam os problemas causados pelo acúmulo de lixo sólido no planeta bem como possíveis atenuantes, entre outros a coleta seletiva. O stand foi ilustrado com muitos  objetos confeccionados com materiais que geralmente são jogados fora,  os alunos prestaram muitas informações sobre o tema e aconselharam aos visitantes a repensar o consumo, reduzir, reutilizar e reciclar.



Aditivos alimentares
Alunos do 8º A e a professora Juliette apresentaram os variados tipos de aditivos alimentares, seus benefícios e malefícios e onde são comumente encontrados. Também foram apresentadas dicas de alimentação saudável através da pirâmide alimentar.





Propriedades do ar
Alunos do 6º B e a professora Dirlande realizaram experimentos diversos no intuito de demonstrar a existência e as propriedades do ar.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

NOVO MAIS EDUCAÇÃO: CABOCLINHO E DANÇA AFRODESCENDENTE NA FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A oficina de dança do PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO apresentou no dia 24 de agosto, na Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental (turmas do 6º ao 8º ano), duas atrações: O Caboclinho e a dança Afrodescendente – Ganga – Zumba-Zumbi. O monitor Neto foi o responsável pelos ensaios e organização das coreografias.

A miscigenação de vários povos como os nativos, brancos e negros deu origem a um povo alegre, vibrante, determinado, sonhador e, sobretudo muito diversificado que pertence a um país hoje chamado de Brasil. A intenção é contribuir, por meio da dança, com a formação da identidade dos estudantes.







FEIRA DO CONHECIMENTO ENSINO FUNDAMENTAL: OFICINAS E PALESTRAS

            No dia 24 de agosto, aconteceu, de manhã, a Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental (turmas do 6º ao 8º ano), cujo objetivo foi o de desenvolver um trabalho de pesquisa interdisciplinar, tendo como base a produção do conhecimento das diversas áreas, previstas nos planejamentos mensais e trimestrais dos professores. A Feira do Conhecimento busca também maior compromisso dos alunos em compartilhar aprendizagem e participar de outras formas de aquisição de conhecimentos, tornando a aprendizagem significativa.
Na programação da FEIRA DO CONHECIMENTO, oficinas, palestras, apresentação de danças e visita aos Stands. No primeiro momento, aconteceram as oficinas e palestras. As turmas do 6º ano ficaram na OFICINA DE JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, com os professores Gleydson e Ângelo. O 7º ano A e 7º ano B participaram da OFICINA DE LEITURA FINALIDADE DOS TEXTOS, com as professoras Daniela, Kássia e Ana Paula. E o 8º ano A e 8º ano B foram contemplados com a palestra “Alimentação Saudável” com a nutricionista Janny Luana.

A aprendizagem integral dos alunos é um dos objetivos da Escola Tomé Francisco.  Essa aprendizagem integral, de acordo com o Projeto Político Pedagógico , passa por três dimensões: aprender/saber pensar, ser e agir. Na Feira do Conhecimento das diferentes turmas é possível perceber o processo e o resultado dos trabalhos feitos nestas três dimensões.







PREMIAÇÃO OBMEP: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONTINUA NO PÓDIO

            A Cerimônia de Premiação Estadual da OBMEP 2016 da Regional PE03 (GREs Garanhuns, Arcoverde, Floresta e Afogados da Ingazeira) aconteceu no dia 22 de agosto de 2017 às 14:00 h na Escola Municipal Jaime Luna em Garanhuns – PE.
            A Escola Tomé Francisco em 2016 também se destacou na OBMEP e a equipe premiada participou do evento. O gestor Ivan Nunes recebeu um Troféu pela excelente premiação da instituição. 04 professores foram  Premiados com Diplomas, cd RPM +Tablets :EDINETE CIPRIANOPEREIRA /JOSEFA APARECIDA DE MEDEIROS/
MARIA DO BOM CONSELHO BESERRA DE FREITAS /IRANETE LÚCIO DE ANDRADE. Assim como os protagonistas que fazem história nessa Olimpíada: os alunos premiados com medalhas:
  •        LEANDRO FERREIRA DA LUZ – MEDALHA DE OURO
  •        CARLA SANDRIELY LEITE DE ANDRADE- MEDALHA DE PRATA
  •        MATHEUS DE SOUZA FRAZAO – MEDALHA DE PRATA
  •       YAN GUILHERME OLIVEIRA F DE SOUZA- MEDALHA DE PRATA
  •        GABRIEL VICTOR GOMES DA SILVA – MEDALHA DE BRONZE
  •        IGOR RAMON DE CARVALHO FERRAZ – MEDALHA DE BRONZE
  •        ISAC LEANDRO DE MEDEIROS – MEDALHA DE BRONZE

  Em 2016, a Escola Tomé Francisco obteve um dos melhores resultados na OBMEP, pois além das 07 medalhas, ainda conquistou 26 MENÇÕES HONROSAS. Um sucesso fruto do trabalho coletivo.  Confira o quadro de premiação da Escola Tomé Francisco desde 2008.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MATEMÁTICA.

OURO
PRATA
BRONZE
MENÇÃO HONROSA
2008
01

01
07
2009

01
04
09
2010
02

01
12
2011
01

02
12
2012


05
15
2013
02
03
04
13
2014

02
08
10
2015

05
06
18
2016
01
03
03
26