quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PROFESSORA E ALUNA DA TOMÉ EM OFICINA REGIONAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  
A professora Cristiane Patrícia de Lima e a aluna Anne Beatriz Ferreira, do 8º ano A, estão na cidade de Fortaleza, Ceará, participando da Oficina regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foram premiadas com Medalha de Bronze, por serem semifinalistas e estão concorrendo à final do concurso. 



    Durante três dias, professoras e aluna participam de oficinas de leitura e escrita, palestras, sarau, passeio cultural e recebem bônus para comprarem livros. O texto da aluna Anne Beatriz foi um dos escolhidos entre 50.000 textos escritos por alunos de quase 5.000 municípios do país. Os semifinalistas são 125 textos de Memórias Literárias, dos quais 38 irão para a final. 

      Beatriz escreveu as memórias de sua avó Maria do Carmo, popular Lilia, moradora do Distrito de Lagoa da Cruz, no qual a escola está situada. Com o sugestivo título: Das rodas de conversa: a comandita, um engenho e uma escola, o texto agradou os avaliadores das comissões escolar, municipal e estadual. Agora enfrentará a seleção regional, caso seja escolhido, aluna e professora participação da cerimônia da final da Olimpíada a ser realizada em Brasília no mês de dezembro.


    A OLP é mais que um concurso de redação, é um incentivo à formação de alunos-autores e professores orientadores. Ocorre em anos pares, nos anos ímpares são realizadas atividades de formação de professores à distância e presenciais e preparados materiais auxiliares que são enviados ás secretarias de educação e escolar para auxiliar na prática pedagógica. 





Bárbara e Gabriel, alunos da Tomé, retiram seus passaportes.

            O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação (SEE), começou um mutirão de retirada dos passaportes, na Polícia Federal. Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva, Bárbara Magalhães e Gabriel Victor Gomes, viajaram até Salgueiro, nesta quarta-feira, 16/11, para retirarem os seus passaportes.

        Os dois estudantes foram contemplados no Programa Ganhe o Mundo e viajarão a partir de janeiro de 2016 para o Canadá. Bárbara e Gabriel, aprovados para o intercâmbio, cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), no Canadá, país de destino dos dois.


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

VEM AI.... DIA 22 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 8:00 HORAS DA MANHÃ

Panfleto de divulgação de resultados e agradecimento aos pais dos estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva. JUNTOS SOMOS MAIS.



HOMENAGEM AOS ESTUDANTES DESTAQUE DO SAEPE 2015

Uma sexta-feira (11/11) diferente para os estudantes do 1º ano A e 1º ano B da Escola Tomé Francisco da Silva que foram recebidos pela equipe gestora da instituição com uma homenagem pelo resultado alcançado no SAEPE e IDEB 2015: os concluintes do 9º ano A e 9º ano B conseguiram elevar a nota para 6.6 e 6.25 respectivamente. Um excelente resultado que faz a escola Tomé Francisco superar as metas propostas para 2021, atingindo o nível de proficiência desejável em Língua Portuguesa e Matemática, um alto Padrão de Desempenho.
A homenagem aconteceu no pátio. Na programação, uma retrospectiva das ações de 2015, com as fotografias nos aulões, reforço, projetos, feira do conhecimento e outros. O gestor Ivan, a gestora adjunta Rosineide e a educadora de apoio Josilene entregaram o BOLETIM individual do SAEPE e parabenizaram as turmas, incentivando o sucesso na continuação da trajetória estudantil no Ensino Médio. Um lanche especial (com bolo e refrigerante) motivou ainda mais as turmas que aplaudiram e agradeceram pela merecida homenagem.

O SAEPE é o Sistema de Avaliação de Pernambuco. A Secretaria de Educação juntamente com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação (CAEd), aplica provas padronizadas para turmas concluintes ( 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio). 







COMUNIDADE ESCOLAR REUNIDA EM BUSCA DE BONS RESULTADOS FINAIS

          Neste dia 10 (quinta-feira), a equipe gestora da escola realizou, ao longo do dia, duas reuniões com diferentes segmentos da comunidade escolar para avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio e colher propostas de intervenção viáveis para reverter resultados finais detectados em monitoramento realizado pela própria escola e pela Secretaria de Educação.
  Pela manhã, foi a vez do corpo docente. Uma pauta recheada de ações foi trabalhada com o objetivo de verificar as possíveis causas do baixo desempenho de alunos e turmas, com base na tabela macro, sintetizada pela Secretaria de Educação. Um vídeo motivador e um texto reflexivo sobre autoestima e desejo de mudança foi exibido pela coordenação e uma reflexão em torno de quais ações ainda podem ser realizadas para reduzir o índice de reprovação. Em grupos, os professores propuseram algumas atividades possíveis de realizar no breve espaço de tempo que ainda temos. No segundo momento da reunião, a gestão orientou sobre a reunião de pais que aconteceria no período da tarde.

À tarde, cerca de 500 pais e responsáveis pelos alunos foram recebidos na escola para a socialização de resultados bimestrais através da entrega de boletins e de plantão pedagógico, no qual os professores atenderam individualmente pais que tinham dúvidas sobre algum dos resultados recebidos. As famílias foram alertadas quanto à urgência em melhorar resultados, devido à proximidade do término do ano letivo.
O gestor Ivan Nunes deu as boas-vindas aos pais e mães dos alunos com a apresentação de um folheto de divulgação dos resultados do SAEPE e IDEB com premiações recebidas pela escola, no qual consta uma mensagem de agradecimento pela participação dos mesmos em reuniões e em todos os momentos que são chamados à escola. A parceria com os pais é um ponto forte no projeto político-pedagógico da escola.
Através de uma conversa conscientizadora, o diretor falou sobre necessidade de reforçar os estudos, de impor mais limites, de incentivar os filhos que estão desmotivados com o próprio desempenho para reverter a situação.
Com as turmas concluintes, 9º ano e 3º ano do ensino Médio foram passadas informações sobre formaturas, documentação escolar, término das aulas, entre outras específicas para estas turmas. 



GINCANA: um bom jeito de revisar matemática no 5º ano

As atividades que envolvem disputa ou desafio são sucessos garantidos na colheita de bons resultados no ensino da matemática. Nessa perspectiva, o secretário Diego Kennedy com o apoio da analista educacional Jakeline Fernandes e educadora de apoio Josilene Quidute, mobilizaram a turma do Reforço amigo e prepararam uma Gincana para verificar se os alunos possuem habilidades na identificação de informações quantitativas, espaciais e de cálculo, dentre outras, as quais caracterizam sua proficiência na resolução de problemas em contextos próximos e rotineiras na vida deles. As atividades além de estimular o raciocínio e a concentração, ajudam a compreender regras importantes na escola e na vida.

A Gincana foi realizada na sexta-feira, dia 11/11, e participaram 39 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da professora Mônica Fernandes. A ação faz parte da preparação para a avaliação do SAEPE que acontecerá no dia 30 de novembro.







quarta-feira, 9 de novembro de 2016

ANALISTAS EM AÇÃO: SOCIALIZAÇÃO DE AÇÕES EXITOSAS EM ENCONTRO NA GRE



Na segunda-feira (07/11) as Analistas Educacionais Cláudia Sandocléia e Jakeline Fernandes socializaram as ações desenvolvidas na Escola Tomé Francisco da Silva no ano 2015/2016 para os Educadores de Apoio e demais Analistas Educacionais em encontro na Gerência Regional de Educação em afogados da Ingazeira.
Analista em Gestão Educacional (Função nova no Estado de PE) é o profissional que atua avaliando o processo de ensino/aprendizagem dentro do ambiente estudantil, propondo novas abordagens e buscando recursos para que este ambiente seja sempre o mais favorável possível e que haja o mínimo de problemas dentro do espaço.

Diante dessa responsabilidade, Analistas Educacionais junto com a Gestão Escolar, realizaram em 2015/2016 diversas ações de intervenção pedagógica com o objetivo de alcançar uma aprendizagem significativa e contribuir com o alcance das metas da instituição. Dentre estas ações foram socializadas:

v  Monitoramento do Siepe;
v  Acompanhamento semanal dos alunos faltosos;
v  Visita domiciliar aos alunos faltosos;
v  Análise dos resultados por turma, disciplina e aluno;
v  Reunião com os pais ou responsáveis dos alunos em situação crítica
v  Conselho de Classe: Visita às turmas do Ensino Fundamental e Médio:
v  Organização e realização do Reforço Amigo:
v  Passeio com os Monitores do Reforço Amigo
v  Intervenção na disciplina de Inglês com os alunos intercambistas:
v  Progressão Parcial: monitoramento e comunicação com os envolvidos;
v  Participação dos monitores do Reforço Amigo na Gincana da Matemática do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental;
v  Participação em reuniões de professores;
v  Corresponsabilidade em todas as ações do Projeto Político Pedagógico da escola.


Atenção senhores pais...