As
discussões foram pautadas na análise do resultado do Pacto pela Educação (II
Bimestre), na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática nas
turmas concluintes ( GRE), no alto índice de reprovação previsto na
consolidação das médias do I Semestre letivo de 2015. A reunião favoreceu
aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de
avaliação da instituição. Juntos, os coordenadores e os docentes devem definir
os encaminhamentos que levem à melhoria da qualidade da produção dos estudantes
na elaboração de um plano de ação específico. A intenção da coordenação foi
ajudar os docentes a ampliar o olhar sobre o desempenho da turma e a própria
prática, buscando propiciar a melhoria da qualidade do ensino.
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Alunos prioritários em foco: uma reunião para refletir e potencializar o ensino e a aprendizagem.
O acompanhamento da família: um desafio possível na luta pela superação dos alunos prioritários.
A partir do vídeo “A águia e seu
voo para a vitória” houve uma conversa apontando que o objetivo tanto da escola
como da família é o mesmo – contribuir para uma formação que contemple o pleno
desenvolvimento do ser humano – e que para alcançá-lo é necessário um
trabalho compartilhado. Cada pai recebeu o resultado do seu filho, além de
dicas de como fazer da rotina uma aliada. A intenção dessa reunião não foi o de
encontrar culpados, ou simplesmente transferir a responsabilidade para as
famílias. Para Ivan, o importante é que os pais tenham clareza da situação de
cada estudante para refletir com ele a necessidade urgente de mudança de rota
em prol do sucesso na aprendizagem.
Cerca de 80 pais participaram da
reunião e conversaram também com alguns professores no plantão pedagógico. A
equipe da Escola Tomé Francisco está confiante na parceria estabelecida com as
famílias, certamente uma possibilidade de elas cumprirem o que lhes compete. Isso porque, ao reconhecer o empenho de
todos em ajudar o aluno na superação de suas dificuldades, cria-se uma
motivação propícia à aprendizagem.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
38 estudantes da Tomé fazem a prova da II Fase da OBMEP 2015.
As provas
da 2ª Fase foram realizadas em mais de 9 mil centros de aplicação.. 38
estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva fizeram a prova na Escola
Solidônio Pereira de Carvalho, em Quixaba, na tarde do sábado, 12 de setembro. As
provas serão corrigidas regionalmente e nacionalmente para divulgar os
premiados em 27 de novembro. Este ano a professora de matemática Maria
Aparecida acompanhou os novos talentos da OBMEP 2015 até o local da avaliação e
permaneceu do início ao fim para apoiá-los. A equipe da Tomé agradece o empenho
de todos os estudantes e fica na torcida por colher mais medalhas e menções
honrosas, honrando mais um ano, a nossa história de sucesso nessa Olimpíada.
Confira a
lista:
|
NÍVEL I ( 6º AO 7º)
|
NÍVEL II ( 8º AO 9º)
|
NÍVEL III ( MÉDIO)
|
|
Lucas Fernandes
|
Igor Ramon de Carvalho
|
Marcos Ramon Bezerra
|
|
Allef Rayff Bezerra
|
Rafael Magno Evaristo
|
João Elias Barbosa
|
|
Wlisses glauco Tavares
|
Ângela Maria de Melo
|
Carlos Sandriel Leite
|
|
Carla Sandriely Leite
|
Liohana Maria Bezerra
|
Layon Artur Henriques
|
|
Renata de Sousa
|
Isaias Amâncio França
|
Rosinaldo Medeiros
|
|
Cecília Agnes de Almeida
|
Pedro Antônio da Silva
|
João Marçal Medeiros
|
|
José Ayron Marçal
|
Larissa Ribeiro
|
Iago Robson Alves
|
|
|
Felipe Leandro Barbosa
|
Williene Marques
|
|
|
Yan Guilherme Oliveira
|
Maria Sara Andrade
|
|
|
Gabriel Felipe Siqueira
|
. Ricardo Emanuel G.
|
|
|
Leandro Ferreira da Luz
|
Flávia Lira Lopes
|
|
|
Maria Josiele Ferreira
|
Peterson Cassimiro
|
|
|
|
Arthur Marques
|
|
|
|
Letícia Cândido
|
|
|
|
Clecya Rayane
|
|
|
|
Lucas Iago Medeiros
|
|
|
|
Matheus de Souza
|
|
|
|
Henrique de Oliveira
|
|
|
|
Maria
Eduarda
|
Folclore: cultura brasileira na culminância do Projeto Sabedoria Popular.
O
conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas
vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais etc.) e continua sendo
produzido até hoje. Sendo assim, os professores da Escola Tomé Francisco da
Silva, das turmas do 2º ao 6º ano, vivenciaram, em agosto, o Projeto Sabedoria
Popular considerando os elementos que fazem parte do cotidiano das crianças. Quando chegam à escola, as crianças trazem com
elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a
elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore
funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem
contextualizá-los.
Na sexta-feira,
11 se setembro, uma exposição foi organizada para mostrar o resultado das
pesquisas e trabalhos produzidos pelas crianças durante as oficinas do Projeto.
06 barracas abrilhantaram a exposição: Comidas Típicas ( Mônica), Medicina
Popular( Cassandra), Artesanato e cordel(Lee), Adivinhas(Silene), Lendas e
Mitos( Adriana), Festas Populares( Kássia e Rose). Na programação, apresentação
do frevo, caboclinho, música com o convidado Nelson, cordel sobre Lagoa da Cruz
com Verônica e Suzana, oficina de pintura com a mãe Socorro, oficina de Dança
com Danilo, monitor do Mais Educação e Ana Maria ( Bibliotecária). Como sempre,
o evento contou o apoio de toda equipe da escola e monitores do Reforço Amigo.
Assim, a escola
Tomé Francisco assume uma função importante na legitimação das representações
culturais. Por isso, o objetivo do evento foi promover a aproximação dos
costumes populares junto às crianças, as quais se sentirem sujeitos atuantes da
cultura local. Uma manhã de muita diversão e resgate de costumes.
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
PAULO DUTRA E INTEGRANTES DE SUA EQUIPE VISITAM A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.
O gestor Ivan, a
educadora de apoio Josilene Quidute recepcionaram os visitantes, apresentaram
as pessoas, os espaços, as salas de aula e conversaram bastante sobre os
projetos e ações desenvolvidas na instituição em prol da elevação de suas metas.
Para Paulo Dutra, o clima organizacional já demonstra que a Tomé é uma escola
viva “a sensação é que somos abraçados pelos braços pedagógicos de tudo que testemunhamos logo que entramos nessa
escola”, disse ele.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
III PALESTRA DA PATRULHA COMUNITÁRIA DO 23º BPM SOBRE DROGAS NA TOMÉ.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Ivan participa de reunião de orientação sobre o Saeb na SEE/ PE em Recife.
O Saeb é o Sistema de Avaliação
da Educação Básica. Realizada bianualmente pelo INEP/MEC. Essa avaliação é
composta pela Prova Brasil e pela parte amostral. A Edição de 2015 está
prevista para ocorrer no período de 03 a 13 de novembro. As escolas que
participam da parte amostral não recebem resultado individual, mas colaboram na
composição do resultado do seu estado e de sua região. No ano de 2015, a Escola
Tomé Francisco da Silva foi sorteada para participar dessa avaliação. Serão
avaliadas as turmas do 5º ano, 9º ano e 3º ano do Ensino Médio.
Na sexta-feira, 04/09, o gestor Ivan se deslocou até Recife para
participar de uma reunião de orientação da preparação da aplicação dessa avaliação,
bem como da sua importância. O momento contou com a equipe do SEPLAG, a
secretária executiva Ana Selva, o gerente Paulo Dutra, o secretário executivo de
Planejamento e Coordenação Severino, a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú
Cecília Patriota e os demais gestores das escolas que serão avaliadas.
Na ocasião, o gestor da Escola Tomé Francisco reafirmou o compromisso de
mobilizar os estudantes para participarem da avaliação, bem como compartilhou
ações que já estão sendo executadas com esse fim.
04 Estudantes da Tomé aprovados para a etapa 4 do Programa Jovens Embaixadores 2016.
Sobre o Programa Jovens Embaixadores:
A iniciativa, promovida
pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com as secretarias estaduais de
educação e a Associação Brasil América (ABA) selecionará estudantes que atendam
aos critérios estabelecidos pelo concurso, como ter boa fluência oral e escrita
em inglês e ser aluno do ensino médio na rede pública, entre outros. Os
vencedores vão representar o Brasil nos Estados Unidos, durante três semanas em
janeiro de 2016, conhecendo a capital Wasington DC e outras localidades do
país.
Nos EUA, os brasileiros
aprovados participarão de reuniões em organizações dos setores público e
privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre
liderança e empreendedorismo jovem. Após a primeira semana em Washington, o
grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viajará para um estado
diferente nos Estados Unidos, onde serão hospedados por uma família americana,
assistirão aulas com jovens da sua idade, e protagonizarão atividades
sociais/culturais na comunidade, realizando apresentações sobre o Brasil.
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BOA EXPERIÊNCIA.
Palestra com a Polícia Militar de PE, oficina de Educação Física e Exposição de trabalhos marcaram a I Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental
Na última quarta-feira (02/09), aconteceu na
Escola Tomé Francisco a I Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental,
organizada pelos professores e alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental que
estudam no período da manhã. O evento foi coordenado pela gestão e equipe
pedagógica da escola, com o apoio dos funcionários da secretaria, biblioteca e
auxiliares.
Em sala de aula foram desenvolvidas sequências
didáticas, incluindo as disciplinas do currículo com os seguintes temas:
HISTÓRIA: a História das Coisas
GEOGRAFIA: Diversidade Regional do Brasil
CIÊNCIAS: As Coisas não Acontecem por Acaso
LÍNGUA PORTUGUESA: O mundo do Cyberbullying
MATEMÁTICA:
O impacto da Matemática Financeira na Vida dos Brasileiros
INGLÊS: Estrangeirismos ingleses que vieram para
ficar
EDUCAÇÃO FÍSICA: Cultura do corpo e autoestima
O evento teve
início às 8 horas da manhã, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a entoação
do Hino Nacional em homenagem à Semana da Pátria.
Como participação
especial, contamos com a participação da
Patrulha Comunitária nas pessoas do
Sargento Miguel e da Soldada Anita, que proferiram uma palestra sobre Drogas
para 148 alunos dos 7º e dos 8º anos. O sargento Miguel abordou o tema: “Drogas?
Eu digo Não”, destacando as consequências do uso de drogas como álcool,
cocaína, maconha, anabolizantes, esteroides, cola de sapateiro, entre outras.
Enfatizou os efeitos maléficos das drogas para o usuário, a família, a escola e
a sociedade em geral, inclusive os trágicos acidentes de carro e moto que
ocorrem em consequência do uso do álcool.
Os alunos do 6º ano participaram de uma
oficina sobre “Cultura do Corpo e autoestima”, organizada pelo monitor do
Programa “Mais Educação”, Danilo Maia e o professor de Educação Fisica,
Gleydson Medeiros.
Todas estas atividades aconteceram,
enquanto os últimos detalhes da feira eram organizados na quadra da escola. Às
10 horas teve início a exposição dos trabalhos, em stands que mostraram as produções dos alunos, de forma interativa
com os visitantes. Os alunos previamente preparados.
Algumas atividades interativas foram
realizadas em cada stand, como o da
disciplina de Inglês que realizou alguns sorteios de cestas de produtos de
acordo com o tema estudado (Estrangeirismos que vieram para ficar). A
disciplina de Matemática organizou uma campanha de cestas básicas para doação às
famílias carentes. A oficina de Língua Portuguesa lançou a campanha “Não
pratique Cyberbullying”, o stand de
Geografia propôs atividades relativas ao tema “Diversidade Regional do Brasil”
e o stand
de Ciências realizou experimentos que explicam os “porquês” das
coisas que existem na natureza.
Confira nas imagens os melhores momentos
da I Feira do Conhecimento do Ensino fundamental!
Agradecemos a todos que contribuíram
para a realização do evento, em especial ao Sargento Miguel e à Soldada Anita.
PARABÉNS, alunos e professores pelo
empenho e colaboração!
Assinar:
Postagens (Atom)




