quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Alunos prioritários em foco: uma reunião para refletir e potencializar o ensino e a aprendizagem.

         Enquanto a equipe gestora estava com as famílias dos alunos prioritários, na manhã do dia 15/09, as coordenadoras se reuniam com os docentes em uma sala com objetivo similar. A aula – atividade coletiva é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas.
         As discussões foram pautadas na análise do resultado do Pacto pela Educação (II Bimestre), na avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas concluintes ( GRE), no alto índice de reprovação previsto na consolidação das médias do I Semestre letivo de 2015. A reunião favoreceu aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Juntos, os coordenadores e os docentes devem definir os encaminhamentos que levem à melhoria da qualidade da produção dos estudantes na elaboração de um plano de ação específico. A intenção da coordenação foi ajudar os docentes a ampliar o olhar sobre o desempenho da turma e a própria prática, buscando propiciar a melhoria da qualidade do ensino.





O acompanhamento da família: um desafio possível na luta pela superação dos alunos prioritários.

                         As famílias dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em risco de reprovação, diagnosticados pela média do I Semestre 2015 participaram de uma reunião com a equipe gestora, nesta terça-feira, 15 de setembro, das 8h às 10 horas. Para evitar que um clima de tensão pairasse sobre os envolvidos, o gestor Ivan fez uma fala inicial de acolhimento por meio da qual expressou, claramente, a importância do encontro: discutir possibilidades de intervenções pedagógicas para que os alunos com notas abaixo da média melhorem seu desempenho escolar e consigam a progressão plena no final do ano letivo.
            A partir do vídeo “A águia e seu voo para a vitória” houve uma conversa apontando que o objetivo tanto da escola como da família é o mesmo – contribuir para uma formação que contemple o pleno desenvolvimento do ser humano – e que para alcançá-lo é necessário um trabalho compartilhado. Cada pai recebeu o resultado do seu filho, além de dicas de como fazer da rotina uma aliada. A intenção dessa reunião não foi o de encontrar culpados, ou simplesmente transferir a responsabilidade para as famílias. Para Ivan, o importante é que os pais tenham clareza da situação de cada estudante para refletir com ele a necessidade urgente de mudança de rota em prol do sucesso na aprendizagem.
        Cerca de 80 pais participaram da reunião e conversaram também com alguns professores no plantão pedagógico. A equipe da Escola Tomé Francisco está confiante na parceria estabelecida com as famílias, certamente uma possibilidade de elas cumprirem o que lhes compete.  Isso porque, ao reconhecer o empenho de todos em ajudar o aluno na superação de suas dificuldades, cria-se uma motivação propícia à aprendizagem.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

38 estudantes da Tomé fazem a prova da II Fase da OBMEP 2015.

               As provas da 2ª Fase foram realizadas em mais de 9 mil centros de aplicação.. 38 estudantes da Escola Tomé Francisco da Silva fizeram a prova na Escola Solidônio Pereira de Carvalho, em Quixaba, na tarde do sábado, 12 de setembro. As provas serão corrigidas regionalmente e nacionalmente para divulgar os premiados em 27 de novembro. Este ano a professora de matemática Maria Aparecida acompanhou os novos talentos da OBMEP 2015 até o local da avaliação e permaneceu do início ao fim para apoiá-los. A equipe da Tomé agradece o empenho de todos os estudantes e fica na torcida por colher mais medalhas e menções honrosas, honrando mais um ano, a nossa história de sucesso nessa Olimpíada.
          Confira a lista:


NÍVEL I ( 6º AO 7º)
NÍVEL II ( 8º AO 9º)
NÍVEL III ( MÉDIO)
Lucas Fernandes
  Igor Ramon de Carvalho
Marcos Ramon Bezerra
Allef Rayff Bezerra
Rafael Magno Evaristo
  João Elias Barbosa
Wlisses glauco Tavares
   Ângela Maria de Melo
Carlos Sandriel Leite
  Carla Sandriely Leite
Liohana Maria Bezerra
   Layon Artur Henriques
Renata de Sousa
 Isaias Amâncio França
Rosinaldo Medeiros
Cecília Agnes de Almeida
Pedro Antônio da Silva
 João Marçal Medeiros
 José Ayron Marçal
Larissa Ribeiro
Iago Robson Alves

Felipe Leandro Barbosa
Williene Marques

Yan Guilherme Oliveira
Maria Sara Andrade

Gabriel Felipe Siqueira
.  Ricardo Emanuel G.

Leandro Ferreira da Luz
Flávia Lira Lopes

 Maria Josiele Ferreira
Peterson Cassimiro


Arthur Marques


 Letícia Cândido


 Clecya Rayane


  Lucas Iago Medeiros


Matheus de Souza


 Henrique de Oliveira


Maria Eduarda

        




Folclore: cultura brasileira na culminância do Projeto Sabedoria Popular.

                  O conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais etc.) e continua sendo produzido até hoje. Sendo assim, os professores da Escola Tomé Francisco da Silva, das turmas do 2º ao 6º ano, vivenciaram, em agosto, o Projeto Sabedoria Popular considerando os elementos que fazem parte do cotidiano das crianças.  Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa "cultura caseira" faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.
           Na sexta-feira, 11 se setembro, uma exposição foi organizada para mostrar o resultado das pesquisas e trabalhos produzidos pelas crianças durante as oficinas do Projeto. 06 barracas abrilhantaram a exposição: Comidas Típicas ( Mônica), Medicina Popular( Cassandra), Artesanato e cordel(Lee), Adivinhas(Silene), Lendas e Mitos( Adriana), Festas Populares( Kássia e Rose). Na programação, apresentação do frevo, caboclinho, música com o convidado Nelson, cordel sobre Lagoa da Cruz com Verônica e Suzana, oficina de pintura com a mãe Socorro, oficina de Dança com Danilo, monitor do Mais Educação e Ana Maria ( Bibliotecária). Como sempre, o evento contou o apoio de toda equipe da escola e monitores do Reforço Amigo.
           Assim, a escola Tomé Francisco assume uma função importante na legitimação das representações culturais. Por isso, o objetivo do evento foi promover a aproximação dos costumes populares junto às crianças, as quais se sentirem sujeitos atuantes da cultura local. Uma manhã de muita diversão e resgate de costumes.


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PAULO DUTRA E INTEGRANTES DE SUA EQUIPE VISITAM A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.

                      Na manhã de quinta-feira, 10/09, Secretário Executivo da Secretaria de Educação Profissional Paulo Dutra, acompanhado por duas integrantes de sua equipe Josefa Rita e Maria Medeiros visitaram a escola Tomé Francisco da Silva para conhecerem o ambiente onde o trabalho de qualidade frutifica diariamente. Ano a ano esta instituição tem se destacado no cenário educacional de Pernambuco devido os resultados mensurados nas avaliações externas, o que desperta interesse dos profissionais de educação em verificar em lócus o clima organizacional.
           O gestor Ivan, a educadora de apoio Josilene Quidute recepcionaram os visitantes, apresentaram as pessoas, os espaços, as salas de aula e conversaram bastante sobre os projetos e ações desenvolvidas na instituição em prol da elevação de suas metas. Para Paulo Dutra, o clima organizacional já demonstra que a Tomé é uma escola viva “a sensação é que somos abraçados pelos braços pedagógicos de  tudo que testemunhamos logo que entramos nessa escola”, disse ele.



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

III PALESTRA DA PATRULHA COMUNITÁRIA DO 23º BPM SOBRE DROGAS NA TOMÉ.

                A Patrulha Comunitária da 1ª Companhia do 23º BPM, coordenada pelo Capitão Vieira e composta pelo Sargento Miguel e a Soldado Anita, ministrou a III  palestra sobre droga na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, na quarta-feira, 09/09 das 13 às  15 horas. Dessa vez o público alvo foi cerca de 110 alunos do 3º ano do Ensino Médio, os quais ficaram atentos e participaram ativamente da apresentação, usando uma linguagem clara e descontraída o Sargento Miguel e a Soldado Anita esporam o tema abordando os aspectos gerais das drogas e suas consequências para o usuário, o traficante, a família, a escola e a sociedade como um todo, bem como, da responsabilidade de cada cidadão em preservar a segurança pública.  E especificamente, trataram sobre o álcool, tabaco, maconha, inalantes, cocaína, crack, êxtase e esteroides anabolizantes. A Patrulha Comunitária ministrará a próxima palestra no dia 14 de outubro, na ocasião da Feira do Conhecimento do Ensino Médio e atenderá os estudantes do 2º ano, com tema drogas.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ivan participa de reunião de orientação sobre o Saeb na SEE/ PE em Recife.

                O Saeb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Realizada bianualmente pelo INEP/MEC. Essa avaliação é composta pela Prova Brasil e pela parte amostral. A Edição de 2015 está prevista para ocorrer no período de 03 a 13 de novembro. As escolas que participam da parte amostral não recebem resultado individual, mas colaboram na composição do resultado do seu estado e de sua região. No ano de 2015, a Escola Tomé Francisco da Silva foi sorteada para participar dessa avaliação. Serão avaliadas as turmas do 5º ano, 9º ano e 3º ano do Ensino Médio.
            Na sexta-feira, 04/09, o gestor Ivan se deslocou até Recife para participar de uma reunião de orientação da preparação da aplicação dessa avaliação, bem como da sua importância. O momento contou com a equipe do SEPLAG, a secretária executiva Ana Selva, o gerente Paulo Dutra, o secretário executivo de Planejamento e Coordenação Severino, a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú Cecília Patriota e os demais gestores das escolas que serão avaliadas.
          Na ocasião, o gestor da Escola Tomé Francisco reafirmou o compromisso de mobilizar os estudantes para participarem da avaliação, bem como compartilhou ações que já estão sendo executadas com esse fim.





VEM AÍ: CULMINÂNCIA DO PROJETO SABEDORIA POPULAR – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


04 Estudantes da Tomé aprovados para a etapa 4 do Programa Jovens Embaixadores 2016.

                 Os Jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva que sonham em conhecer os Estados Unidos, foram aprovados para a etapa 4 do Programa Jovens Embaixadores edição 2016. João Elias Barbosa Alexandre, João Marçal Medeiros de Sousa, Luanna Nunes Lins Albuquerque, Valéria Cândido Leite farão o exame escrito no dia 11 de setembro, às 14 horas, na GRE do Sertão do Sertão do Alto Pajeú.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores:
                  A iniciativa, promovida pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com as secretarias estaduais de educação e a Associação Brasil América (ABA) selecionará estudantes que atendam aos critérios estabelecidos pelo concurso, como ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser aluno do ensino médio na rede pública, entre outros. Os vencedores vão representar o Brasil nos Estados Unidos, durante três semanas em janeiro de 2016, conhecendo a capital Wasington DC e outras localidades do país. 

               Nos EUA, os brasileiros aprovados participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais e participarão de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a primeira semana em Washington, o grupo será dividido em subgrupos e cada um deles viajará para um estado diferente nos Estados Unidos, onde serão hospedados por uma família americana, assistirão aulas com jovens da sua idade, e protagonizarão atividades sociais/culturais na comunidade, realizando apresentações sobre o Brasil.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BOA EXPERIÊNCIA.

Palestra com a Polícia Militar de PE, oficina de Educação Física e Exposição de trabalhos marcaram a I Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental 

Na última quarta-feira (02/09), aconteceu na Escola Tomé Francisco a I Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental, organizada pelos professores e alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental que estudam no período da manhã. O evento foi coordenado pela gestão e equipe pedagógica da escola, com o apoio dos funcionários da secretaria, biblioteca e auxiliares.
Em sala de aula foram desenvolvidas sequências didáticas, incluindo as disciplinas do currículo com os seguintes temas:
HISTÓRIA: a História das Coisas
GEOGRAFIA: Diversidade Regional do Brasil
CIÊNCIAS: As Coisas não Acontecem por Acaso
LÍNGUA PORTUGUESA: O mundo do Cyberbullying
MATEMÁTICA: O impacto da Matemática Financeira na Vida dos Brasileiros
INGLÊS: Estrangeirismos ingleses que vieram para ficar
EDUCAÇÃO FÍSICA: Cultura do corpo e autoestima
O evento teve início às 8 horas da manhã, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a entoação do Hino Nacional em homenagem à Semana da Pátria.
Como participação especial, contamos com  a participação da Patrulha Comunitária nas pessoas  do Sargento Miguel e da Soldada Anita, que proferiram uma palestra sobre Drogas para 148 alunos dos 7º e dos 8º anos. O sargento Miguel abordou o tema: “Drogas? Eu digo Não”, destacando as consequências do uso de drogas como álcool, cocaína, maconha, anabolizantes, esteroides, cola de sapateiro, entre outras. Enfatizou os efeitos maléficos das drogas para o usuário, a família, a escola e a sociedade em geral, inclusive os trágicos acidentes de carro e moto que ocorrem em consequência do uso do álcool.
Os alunos do 6º ano participaram de uma oficina sobre “Cultura do Corpo e autoestima”, organizada pelo monitor do Programa “Mais Educação”, Danilo Maia e o professor de Educação Fisica, Gleydson Medeiros.
Todas estas atividades aconteceram, enquanto os últimos detalhes da feira eram organizados na quadra da escola. Às 10 horas teve início a exposição dos trabalhos, em stands que mostraram as produções dos alunos, de forma interativa com os visitantes. Os alunos previamente preparados.
Algumas atividades interativas foram realizadas em cada stand, como o da disciplina de Inglês que realizou alguns sorteios de cestas de produtos de acordo com o tema estudado (Estrangeirismos que vieram para ficar). A disciplina de Matemática organizou uma campanha de cestas básicas para doação às famílias carentes. A oficina de Língua Portuguesa lançou a campanha “Não pratique Cyberbullying”, o stand de Geografia propôs atividades relativas ao tema “Diversidade Regional do Brasil” e o stand  de Ciências realizou experimentos que explicam os “porquês” das coisas que existem na natureza.
Confira nas imagens os melhores momentos da I Feira do Conhecimento do Ensino fundamental!
Agradecemos a todos que contribuíram para a realização do evento, em especial ao Sargento Miguel e à Soldada Anita.
PARABÉNS, alunos e professores pelo empenho e colaboração!