segunda-feira, 17 de março de 2014

FAMÍLIA NA ESCOLA: PAIS DO 1º AO 5º ANO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESCOLA TOMÉ.




      Na sexta-feira, 14 de março, direção, coordenação e professoras das turmas do ensino Fundamental I, receberam os pais das crianças do 1º ao 5º ano para participarem da reunião inicial do ano letivo de 2014 que teve como objetivos:
ü  Discutir com os pais questões rotineiras da educação familiar, questionando se os filhos estão sendo preparados para a vida e para o futuro profissional;
ü  Apresentar as ações do Projeto Político Pedagógico, agendadas para o primeiro bimestre;
ü  Avaliar o ano letivo de 2013 e discutir estratégias diferenciadas para o ano de 2014;
ü  Compartilhar com os pais o resultado da avaliação diagnóstica apresentando os avanços e entraves para o processo ensino aprendizagem a partir das observações realizadas no mês de fevereiro.
          O gestor Ivan recepcionou os pais na quadra e tratou de assuntos gerais, como: as regras da instituição, farda, reforço escolar, ampliação da jornada dos alunos, a importância da comunicação da família com a escola. Na ocasião, informou ainda sobre a construção do almoxarifado ( aplicação do dinheiro do prêmio Gestão escolar), a construção calçamento em frente da escola pelo prefeito de Quixaba e o ótimo resultado que a instituição obteve no Pacto pela Educação no Ensino Médio. A coordenadora Josilene falou sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso.
       No segundo momento, os pais se dirigiram para sala do seu filho para participarem de uma reflexão com as professoras. A dinâmica “Sinalizando minha Participação” promoveu um debate sobre a importância da lição de casa, das regras de convivência, dos limites, do papel do professor, enfim, das relações de convivência entre escola/família e comunidade. Houve a entrega da devolutiva com os resultados das avaliações diagnósticas e aquelas conversas específicas e individuais com alguns dos pais dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento e socialização.
       “A freqüência foi excelente, os poucos que faltaram receberão um comunicado para uma segunda chamada. Outros, ainda, uma visita da coordenação e professoras”. Esse foi o depoimento da coordenadora Josilene que zela pela participação efetiva da família no processo de aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental.







COMEMOROU-SE NA TOMÉ FRANCISCO A DATA MAGNA DE PERNAMBUCO



      Foi muito gratificante o interesse demonstrado pelos alunos no Seminário comemorativo da Darta Magna de Pernambuco ocorrido na última quarta-feira, dia 13 de março. O evento, que deveria ter acontecido no dia 06 de março foi adiado devido aos feriados de carnaval.
      A Data Magna do Estado de Pernambuco – 6 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817 –, foi estabelecida por iniciativa da Assembléia Legislativa de Pernambuco por intermédio da Lei nº 13.386, no dia 24 de dezembro de 2007. O Projeto de Lei, de autoria da deputada Terezinha Nunes, tem como objetivo evocar e homenagear os heróis da Revolução, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado.
      Neste evento, muito apreciado pelos alunos, houve a apresentação de uma coreografia com a música Leão do Norte, pelas alunas do 8ºAno A, a professora de História Socorro Francisco fez uma breve explanação sobre o que foi a Revolução Pernambucana de 1817, houve a exibição de um vídeo sobre o assunto, os alunos do 3º Médio B apresentaram um seminário sobre a Data Magna de Pernambuco, com a exibição de slides e para encerrar foi apresentada a dança do frevo pelos alunos do 8º Ano B.
      A participação dos alunos foi muito importante, pois além de prestarem bastante atenção ao tema tratado eles ainda responderam a várias perguntas que foram colocadas demonstrando que aprenderam mesmo o assunto.





domingo, 16 de março de 2014

ESTUDANTES DA TOMÉ PARTICIPAM DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.




           O Projeto Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens. Este é um Projeto do Ministério da Educação para estimular a ampliação da jornada dos alunos nos espaços escolares.
          A Escola Tomé Francisco da silva fez a adesão ao Projeto Mais Educação para atender 120 estudantes do ensino Fundamental. As oficinas contempladas foram: Brinquedoteca, Letramento, futsal e dança. As atividades no contra turno iniciaram em fevereiro. Os frutos estão sendo colhidos com a melhoria do ensino aprendizagem e, a participação democrática das crianças e adolescentes nas oficinas de esporte e recreação. O objetivo da escola também é resgatar as danças do Projeto Sabedoria Popular, como: o frevo, o caboclinho, o xaxado, maracatu e as quadrilhas. Alguns figurinos já fazem parte do acervo da instituição, a exemplo do caboclinho, da sobrinha do frevo, do maracatu e do xaxado.
        O Projeto Mais Educação oferta os recursos para pagar os monitores, como também para material de custeio e capital. Com esse recurso, a escola fez a aquisição de uma máquina fotográfica profissional, 02 impressoras, 03 aparelhos de som, jogos, ternos e material didático para ser utilizado nas oficinas.
      “Na escola o Mais Educação tem motivado os estudantes a participarem de atividades diferenciadas e diversificadas, estamos oferecendo as condições necessárias para que a ampliação da jornada seja um sucesso”. Palavras de Ivan.


terça-feira, 11 de março de 2014

PREVENÇÃO - Por que é importante vacinar sua filha contra o HPV

Campanha de vacinação pública tem como foco meninas de 9 a 11 anos, mas vacinação é importante para outras faixas etárias e também para os meninos


10/03/2014 17:36 
Educar
Foto:
Os pais devem estar atentos e se informar se suas filhas receberam a vacina a que têm direito, verificando quando a campanha será realizada na escola e se a adolescente recebeu a dose prevista
A batalha em massa contra o HPV começou. Antes disponível apenas na rede particular, a vacina contra o vírus que está associado ao surgimento do câncer do colo de útero (e em outras regiões genitais) agora é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em postos de saúde e em campanhas de vacinação que irão percorrer escolas públicas e privadas. O esforço inicial realizado este ano terá como foco meninas entre 11 e 13 anos; em 2015 a faixa etária será entre os 9 e 11 anos; e a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos, com a vacina fazendo parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde.
Por ser uma doença transmitida por contato sexual, muitos pais reagem inicialmente mal à ideia de ver meninas de apenas 9 anos sendo vacinadas, como se isso as credenciassem para iniciar a vida sexual. Uma bobagem muito perigosa, segundo afirma a pediatra Isabella Ballalai, Presidente da Comissão de Revisão de Calendários e Consensos da SBIm (Associação Brasileira de Imunizações). "Ninguém inicia sua vida sexual só porque tomou uma vacina. Os pais precisam lembrar dos motivos que levaram eles próprios a iniciarem suas vidas sexuais, que é a descoberta da sexualidade, uma coisa absolutamente natural", afirma. Deixar de dar a vacina como forma de garantir um "adiamento" do início da vida sexual é expor a filha a uma doença seríssima. Além do que, não faz nenhum sentido. "Basta dizer que poucos dias depois do nascimento o bebê tem de ser vacinado contra Hepatite, uma doença transmitida sexualmente e pelo compartilhamento de seringas usadas para se injetar drogas. Algum pai não vacina seu filho contra a Hepatite só porque imagina que ele não irá consumir drogas ou deixa para vacinar quando adulto, já que ele não iniciará sua vida sexual tão cedo? É preciso vacinar porque o vírus da Hepatite circula entre nós, seus efeitos são terríveis e temos uma forma de prevenir esta doença. Simples assim".
Além de ficar longe deste preconceito tolo, os pais devem estar atentos e se informar se suas filhas receberam a vacina a que têm direito, verificando quando a campanha será realizada na escola, confirmando que a adolescente recebeu a dose prevista. Caso contrário, o melhor é levar ao posto de saúde mais próximo e garantir a imunização. Como, na rede pública, o intervalo entre as três doses é alto (a segunda seis meses depois da primeira e a terceira só depois de cinco anos) é preciso também ficar de olho para que não se perca o prazo recomendado para os reforços.
A pediatra Isabella Ballalai explica as principais dúvidas sobre o HPV e a vacina contra este vírus. Acompanhe: 

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/importante-vacinar-sua-filha-hpv-776347.shtmlutm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar



sexta-feira, 7 de março de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO NA LUTA CONTRA O BULLYING


 
 
Com o tema: Bullying – vamos enfrentar com amor, a escola Tomé Francisco começa o ano letivo assumindo o papel social de conscientizar seus alunos quanto a um problema que vem afetando crianças, adolescentes e preocupando famílias e educadores: o bullyng.
Apelidar, sacanear, aterrorizar, chutar, discriminar, excluir, roubar, ameaçar, isolar, humilhar são apenas algumas das manifestações desse mal que existe desde que as escolas existem. Mas apenas há pouco mais de três décadas é que vem sendo estudado pelos especialistas e constatado que pode trazer consequências desastrosas para as pessoas.

O tema vem sendo trabalhado nos seminários de Ensino Religioso que acontecem semanalmente na escola, contemplando conteúdos religiosos ecumênicos e temas transversais. Cada semana uma turma do Ensino Fundamental é atendida pelas  professoras Juliette Henrique e Kênia Giséli e coordenação da diretora adjunta Rosineide  Alves.

O tema bullyng foi contemplado logo no 1º seminário do ano, pois as relações interpessoais estão sendo iniciadas no grupo de alunos e a reflexão sobre a importância do respeito e da cultura de paz nessas relações é necessária e pertinente. Durante os seminários, os alunos assistiram e debateram vídeos, estudaram as principais formas de bullyng e suas implicações nas relações aluno/aluno, aluno/professor e professor/aluno. Os debates foram enriquecidos  com o uso do material disponibilizado pela DC Divulgação Cultural: “Bullying, o que é isso?”.  Na parte prática do encontro, confeccionaram cartazes de conscientização para expor na escola. O seminário também foi bastante animado com músicas sobre o tema que foi tão bem-vindo que os alunos do 9º ano sugeriram realizar um projeto na escola, envolvendo todos os alunos. Acatando a sugestão, o trabalho terá continuidade e haverá outro seminário, além de pesquisa de campo, onde os alunos farão entrevistas entre adolescentes e crianças para levantar dados até que ponto o bullying está afetando a vida deles e também para saber o que eles conhecem sobre o assunto, pois é muito comum chamar de bullying algo que às vezes não é.
O próximo seminário contemplará o tema: Tráfico Humano,  que está em debate nacional com a Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB durante a Quaresma. A quaresma também será vivenciada com gestos concretos, como visita aos doentes.
Os seminários de Ensino Religioso na escola Tomé  Francisco tem oportunizado discussões sobre valores, numa sociedade onde eles estão mudando a cada dia e até deixando de existir. É obrigação da escola como instituição de educação preservar valores importantes para o ser humano.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Prefeitura de Quixaba inicia calçamento em frente à escola Tomé Francisco.

      Chuva. Essa foi uma das preces dos nordestinos nos últimos meses. A seca é uma preocupação que mexe com a maioria das pessoas. Quando finalmente a chuva apareceu, na Escola Tomé Francisco um problema, a tempo esquecido, voltou a preocupar o gestor Ivan e sua equipe. Quando chove, a água transforma-se em lama em frente da instituição dificultando a circulação diária de cerca de 900 pessoas, incluindo alunos e funcionários. Manter a limpeza neste cenário, também é crucial.
     O problema foi relatado ao prefeito de Quixaba, José Pereira Nunes pelo gestor Ivan, sugerindo um nivelamento com as máquinas no terreno com o intuito de minimizar o efeito da chuva. Zé Pretinho apresentou uma solução ainda melhor e anunciou o calçamento imediato para evitar os transtornos causados aos estudantes e funcionários da Escola Tomé Francisco.

    “Para minha surpresa, a obra foi iniciada antes mesmo do que eu esperava, a atitude do prefeito mostra o seu compromisso e o reconhecimento pela educação de qualidade aqui ofertada”, disse Ivan, gestor da instituição.






quarta-feira, 5 de março de 2014

CRIANÇAS DA TOMÉ FESTEJAM O CARNAVAL



Frevo samba e axé, marchinhas e até funk. A mistura dos ritmos trouxe alegria e descontração aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na manhã dessa sexta-feira, 28 de fevereiro. Fantasiados de passistas, caretas e diversos personagens infantis, as crianças desfilaram pela quadrada escola.
           As crianças dançaram, brincaram e cantaram por mais de duas horas. A descontração dos presentes foi acompanhada pelo gestor Ivan, a coordenadora Josilene e as professoras das turmas. Alguns pais também marcaram presença para compartilhar com os filhos a alegria dessa festa.
A programação permitiu espumas, spray colorido, papel picado e o desfile das turmas para escolher os finalistas do carnaval 2014. O título foi para a foliã, Iasmim, estudante do 4º ano da professora Girlene, fantasia de frevo. Pela animação e desenvoltura, o careta Vinícius do 5º ano da professora Mônica representou muito bem os meninos na competição.
“O que me encanta é assistir a alegria das crianças nessa comemoração, elas se entregam sem medo de ser feliz”, disse Josilene, considerando a participação das crianças um sucesso.

     


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TOMÉ FRANCISCO É DESTAQUE NA AVALIAÇÃO DO PACTO PELA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.

                         O Pacto pela Educação é uma política do governo de Pernambuco voltada para a qualidade da educação para todos e com equidade, com foco na melhoria do ensino, da aprendizagem dos estudantes e dos ambientes pedagógicos, ampliando o acesso à educação contribuindo para avanços educacionais em nosso estado.
                            O pacto faz um monitoramento bimestral do desempenho dos estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino médio, coletando e analisando dados em relação a participação nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, desempenho, alunos abaixo da média, faltas dos professores, presença dos pais nas reuniões, alunos abaixo da média, cumprimento dos conteúdos previstos, cumprimento do calendário escolar.
                           A Escola Tomé Francisco também vem se destacando nesta avaliação. Em 2013, como escola regular, conseguiu uma excelente classificação no ranking das escolas públicas estaduais de Pernambuco. Entre a rede de ensino estadual, conquistou o 6º lugar e na regional, GRE do Sertão do Alto Pajeu, alcançou o 1º lugar, considerando, sobretudo o crescimento no desempenho dos alunos.

                      “Que em 2014, o compromisso da equipe da Tomé, professores, coordenadores, técnicas educacionais, bibliotecárias e demais funcionários continue fazendo com que nossos alunos aprendem muito mais”. Disse o gestor Ivan, parabenizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.