quinta-feira, 19 de maio de 2016

PROJETO O PRAZER DE LER: 16 ANOS DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

Literatura para aprender: as obras literárias trazem mais envolvimento do aluno com a construção do conhecimento.
Há quem define a literatura como uma aventura pelo universo da leitura ou, ainda, como as asas da imaginação. Mas, mais que isso, ela permite recorrer à ficção e à poesia para interpretar e dar significado à vida e ao mundo. Tamanho é seu potencial nas mãos do leitor que a Escola Tomé Francisco da Silva está vivenciando mais uma vez, o projeto de leitura: O Prazer de ler, como ferramenta para atingir os objetivos de ensino-aprendizagem.
O sucesso desse projeto deve-se ao bom planejamento das oficinas, pois em conjunto, professores e coordenação definem ações que potencializam o trabalho em torno da leitura.  A cada ano, os temas tornam-se cada vez mais interessantes e diversificados, alinhados às intenções pedagógicas do professor, ao conteúdo programático e ao interesse dos alunos. Também foram abordados assuntos em destaque na sociedade, como a economia de energia, proporcionado um espaço de debate sobre problemas do dia-a-dia.
No Ensino Fundamenta I (3º ao 5º ano) as crianças ampliaram os seus gostos pela leitura com as oficinas:
Ø  No 3º ano, a professora Adriana Medeiros trabalhou com o tema: A leitura serve para quê?
Ø  No 4º ano, as professoras Silene Carlos e Cassandra Lopes, visitaram o mundo da “Leitura verbal e não verbal: saber ler imagens é saber ler o mundo”.
Ø  No 5º ano, com a oficina “Poetas na Escola: embalados na poesia do lugar onde vivo”, a professora Mônica Fernandes introduziu o trabalho da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
No Ensino Fundamental II, considerou-se a riqueza do trabalho interdisciplinar. A dinâmica adotada foi a de realizar uma oficina, no horário integral, em cada turma do 6º ao 9º ano, integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Matemática e ciências. O projeto O Prazer de Ler tem como base os conceitos de educação propostos pela UNESCO, que abarcam competências para além do aprendizado de conteúdo: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A leitura proporciona tudo isso.
         As turmas do 6º ao 9º ano, na semana de 16 a 20 de maio, vivenciaram o prazer de ler, circulando pelas oficinas. Em Língua Portuguesa, os professores iniciaram o trabalho com a Olimpíada, com os gêneros: poema, memórias e crônicas. Em Matemática, a ideia é ensinar por compreensão, pois se os alunos conseguem atribuir significado ao que estão estudando, não vão apenas repetir mecanicamente os procedimentos estudados. História e Geografia ofereceu aos alunos o envolvimento com a história da escola, além de trabalhar conceitos específicos das disciplinas, o objetivo é desenvolver também a relação de pertencimento. Em Arte, a oficina teve como objetivo ampliar as possibilidades de expressão dos alunos por meio de som e do movimento, permitindo-lhes que compreendam melhor a arte da dança e da música; reconhecendo que vivemos num mundo cercado de sons e movimentos, que se combinam numa infinidade de formas e nos permitem comunicar ideias, expressar sentimentos, além de divertir e distrair. Em Ciências, com o tema “Energia para toda vida”, os alunos participam do debate sobre a importância de economizar energia.
Os alunos estão vivenciando as oficinas com envolvimento e o empenho, produzindo excelentes trabalhos. Assim, a Escola Tomé Francisco da Silva acredita que ao potencializar o uso da leitura na escola, amplia o olhar para as histórias e para o mundo.