sexta-feira, 20 de maio de 2016

PROJETO LITERARTE EM SUA 11ª EDIÇÃO


         Muita leitura, interação, descontração, reflexão, ação e aprendizagem nesta semana dedicada à leitura na Escola Tomé Francisco. De forma interdisciplinar, o Projeto Literarte avança a cada ano, integrando as Linguagens e Códigos, as Ciências Humanas, Matemática e Ciências da natureza.

Durante o projeto a escola muda sua organização, passando a funcionar em salas temáticas organizadas de acordo com as disciplinas e temas contemplados. Para destacar a temática, cada sala é ambientada de acordo com  a temática e os alunos trocam de ambiente a cada dia da semana.


   Fundamentado no estudo das escolas literárias o Projeto Literarte parte da premissa de que o aluno precisa apoderar-se do conhecimento que é patrimônio cultural, assim como ver a Literatura como fruição, prazer, dando-lhe a importância que merece no currículo.


As seguintes oficinas compões o projeto este ano:
*      Classicismo: a cultura da beleza;
*      Romantismo no Brasil do ontem, do hoje, do interior e da cidade;
*      Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro: Inspiração X Inovação;
*      Sempre há uma incógnita a desvendar (Matemática);
*      Drogas: Prazer instantâneo, prejuízo para toda a vida (Ciências da Natureza);
*      Escola Tomé Francisco: Palco de muitas Histórias (Ciências Humanas);
*      A Corte Portuguesa no Brasil: influências na Cultura, nas Artes e na Literatura;
*      As Guerras Mundiais e os Movimentos políticos-ideológicos: Facismo, Nazismo e Comunismo;
*      O Teatro Renascentista: William Shakespeare.

Durante as oficinas os alunos tiveram a oportunidade de ler, produzir, refletir sobre a realidade do passado e do presente histórico do país, posicionar-se criticamente, desenvolver a criatividade, aprimorando a aprendizagem de forma integrada.
As oficinas continuam e os alunos já se preparam para a culminância, onde serão expostos os trabalhos, socializadas as aprendizagens, através das múltiplas linguagens, especialmente teatro e dança, com data definida para o dia 07 de junho.