terça-feira, 26 de agosto de 2014

Prática inovadora em Biologia.


        


             Ensinar Biologia no Ensino Médio não é uma tarefa difícil. Ao contrário, pode ser simples e a chave está na mão do professor, aproveitando aquilo que já é natural nos alunos: o desejo de conhecer, de agir, de dialogar, de interagir, de experimentar e também de teorizar.
       A professora Danúbia utilizou em suas aulas de Biologia estratégias diversificadas para trabalhar sobre o reino animália nas turmas do 2º ano do Ensino Médio. Para romper com o método tradicional de memorização apenas de informações, a professora familiarizou os jovens com a pesquisa, destacando o prazer e a utilidade da descoberta.
         O objetivo foi compartilhar saberes adquiridos sobre as principais características dos animais vertebrados e invertebrados, conhecendo a sua anatomia, identificando órgãos e funções através de aulas práticas.
          Na avaliação da professora, os estudantes corresponderam as expectativas, demonstrando que são pesquisadores, são curiosos, criativos e se envolvem nas atividades quando são desafiados a mostrar o que aprenderam.