terça-feira, 26 de agosto de 2014

ALUNOS DO 5º ANO APRESENTAM SEMINÁRIO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO.

 
          A 22 de agosto de 1846 a palavra Folclore foi lançada na Inglaterra pelo arqueólogo Wilhiam J. Thomas, que mandou uma carta à revista “ The Atheneum”, de Londres, com a finalidade de pedir apoio para um levantamento de dados sobre usos, tradições, lendas e baladas regionais daquele país. Como a carta foi publicada a 22 de agosto, convencionou-se ser este o Dia Mundial doo Folclore. Folk = povo e Lore= conhecimento, saber.
        Para sistematizar os conhecimentos sobre o Folclore Brasileiro, a professora Mônica Fernandes e a coordenadora Josilene Quidute levaram para os alunos do 5º ano uma proposta de trabalho de pesquisa para ser apresentado num seminário na sala de aula no dia 25 de agosto. A intenção foi que os próprios alunos, conhecedores do tema, dialogassem sobre as diversas definições de FOLCLORE.
ü  Conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, provérbios, supertições, brinquedos, jogos, poesias, artesanato, contos, enfim é o estudo da mentalidade popular.
ü  Ciência que cuida das tradições, usos e costumes dos povos.
ü  Saber do povo. Nasce e se desenvolve no meio do povo.
ü  Caracteriza os costumes de cada terra. É transmitido de pai para filho, oralmente ou por ensinamentos práticos, chegando a ser definido como a história não escrita de um povo.
A turma fez um trabalho em grupos. Cada grupo fez uma pesquisa sobre um tema e apresentou utilizando vários recursos como: cartazes, slides, textos, lembrancinhas. Também enriqueceram o seminário com distribuição de comidas típicas, chás, apresentação de danças e a apresentação de poeta de cordel.